Salvando sites para ler mais tarde

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

lendoMuitas vezes nos deparamos com páginas e artigos interessantes na internet, mas não temos tempo ou não podemos (leia-se estamos no trabalho e o chefe está por perto) naquele exato momento. Pode ser alguma notícia que vimos na página principal do Uol e em 10 minutos poderá ter desaparecido. Ou uma das notícias do seu agregador de feeds, mas você quer marcar todas as outras como lidas e aquela específica vai acabar sendo marcada também.

Cada um de nós tem um solução diferente para este problema. Colocar a página nos favoritos, o que pode deixá-los bagunçados, caso você esqueça de apagar depois ou mandar um email para você mesmo, deixando sua caixa de entrada desorganizada e não ser nada prático.

Existe, porém, uma solução muito mais elegante e robusta para este problema: Read it Later, ou Leia mais Tarde. É um complemento para o Firefox (se você ainda usa Internet Explorer, está na hora de mudar seus conceitos) que permite que você salve qualquer página da internet para ler depois. Uma lista vai sendo criada com todas as páginas que você marcou e, quando tiver tempo disponível, basta checá-la e ler seus sites marcados tranquilamente.

Instalando o Read it Later

readitlater-instalar

Para instalar o Read it Later, basta seguir o procedimento de instalação padrão de qualquer extensão do Firefox: No menu do navegador, em Ferramentas – Complementos, ir na aba Adicionar, buscar por Read it Later e clicar em Adicionar ao Firefox. Outra alternativa é através da página de complementos do Firefox ou direto no site do projeto e baixá-lo por lá. Como sempre que se instala novos complementos, é necessário reiniciar o Firefox.

Marcando para ler mais tarde

Há várias formas diferentes de incluir sites na sua lista:

checkmark-enderecoMarcando a página atual: Com o Read it Later instalado, você verá um checkmark do lado direito da barra de endereço. Sempre que encontrar um site interessante e quiser salvá-lo para ler mais tarde, basta clicar neste checkmark. Ele ficará vermelho, indicando que a página está marcada.

checkmark-statusMarcando links da página atual: Quando você quiser marcar links que estão em um página, outra opção é clicar no checkmark no lado direito da barra de status (canto inferior direiro da janela – tecla de atalho ALT+M). Em seguida, basta clicar em cada um dos link que quer salvar. Quando terminar, clique novamente no ícone (ou ALT+M mais uma vez).

Lendo mais tarde

readitlaterOutra adição do Read it Later é um ícone do progama (um livro com um marcador de página amarelo) colocado à direita da barra de endereço. Quando tiver tempo sobrando (ou seu chefe não estiver por perto), basta clicar nele que as páginas serão exibidas na ordem que foram marcadas. Caso não queira passar os sites da lista na sequência, também é possível clicar na seta para baixo à direita do ícone que uma lista com todos os sites marcados é mostrada e pode-se clicar em qualquer um deles para acessá-los diretamente. Esta mesma seta dá acesso à tela de opções e de leitura offline, comentadas abaixo.

readitlater-lista

Para retirar uma página da lista, deve-se clicar novamente no checkmark da barra de endereço, que voltará a ficar branco, ou através da tecla de atalho ALT+W.

Sincronizado entre computadores

Com o Read it Later você pode acessar todos os sites marcados de qualquer lugar. Digamos que você use um computador no trabalho rodando Windows, use um Macbook para os momentos que está viajando e um desktop rodando Linux em casa. Desde que todos estes computadores tenham o Firefox com o Read it Later instalado, sua lista estará sempre sincronizada e disponível para quando tiver tempo.

readitlater-opcoes

Para isso, vá em Opções do Read it Later – RSS/Sincronização, marque a caixa Ligue a sincronização, Eu tenho outros computadores que quero sincronizar com minha lista, marque Eu estou sincronizando pela primeira vez e, por fim, em Avançar. Você será levado para a tela de criação de conta no site oficial do projeto. Depois de criada a conta, volte para Opções do Read it Later – RSS/Sincronização e coloque o nome de usuário e senha da conta criada. Basta usar a mesma conta em todos os computadores que sua lista será sempre sincronizada automaticamente.

Lendo offline

É, os recursos não acabam. Pois com este complemento também é possível ler as páginas marcadas quando não se tem acesso à internet. Imagine que você gosta de ler suas notícias no ônibus ou metrô, no caminho para o trabalho ou para casa, enquanto espera o médico no consultório, ou no aeroporto, enquanto aguarda a chamada para o seu vôo.

readitlater-leroffline

Ao ativar a opção de leitura offline, o Read it Later faz o download de todas as páginas marcadas para o seu computador. Assim, será possível colocar a leitura em dia mesmo que não se tenha internet no momento. Para isto, claro, o modo offline deve ser ativado enquanto se tem acesso à internet.

readitlater-offline

Outra alternativa é marcar a opção No futuro, faça qualquer página salva disponível offline automaticamente após clicar em Ler Offline, ou direto em Opções do Read it Later – Modo Offline. Marcando esta opção, sempre que uma nova página for salva, ela será disponibilizada offline automaticamente.

Integração com o Google Reader

Esta é uma dica extra para quem usa o Google Reader. Você também pode usar o Read it Later para salvar notícias dentro do próprio Google Reader. Assim, mesmo que você marque um determinada notícia como lida, ainda será possível encontrá-la facilmente na lista do Read it Later.

readitlater-greader

Note que, após instalação do complemento, aparece um checkmark também em cada título de notícias no Google Reader. Para marcá-las, basta clicar neste checkmark, da mesma forma que na barra de endereço. A diferença aqui é que, o site da notícia será marcado, e não o site atual, o Google Reader.

Um complemento indispensável

O Read it Later é uma ótima extensão para o Firefox. Indispensável tanto par leitores compulsivos, com muitas feeds no Google Reader, quando para leitores casuais, que só costumam ler algums notícias nos grandes portais ou jornais online. Além das funcionalidades principais discutidas aqui, tem várias outras opções de configuração, como ordenamento customizado da lista, geração de feed e aparência. Vale a pena gastar algum tempo dando uma olhada na tela de opções. A extensão está totalmente traduzida para o português do Brasil, o que facilita bastante para nós.

Ficha técnica:
Nome: Read it Later
O quê é: Complemento para Firefox
Para que serve: Salvar lista de páginas para ler mais tarde
Preço: Grátis
Disponível em português: Sim
Compatibilidade: Qualquer sistema com Firefox

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários4 Comentários

  1. Roberto Raimondo

    Otimo !!!

  2. 10 bookmarklets para aumentar sua produtividade na internet | FazendoAcontecer.net

    […] Need to Read This – Semelhante ao Read It Later, salva sites para ler mais tarde. É necessário criar uma conta na página […]

  3. Sil

    Me ajudem não consigo baixar, sou suoer leiga e uso o feedreader, queria colocar esse pra ler offline pq nunca tenho internet. Vcs acham melhor eu mudar pro google redrs? uso internet explorer

  4. Samuraika

    Olá :)

    Este é sem dúvida, um dos melhores add-ons para o Firefox! (Instalando……………………)

    Ahm e parabéns pelo blog!!!!!

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / Salvando sites para ler mais tarde