Faça do Gmail a sua central de emails, parte 3: Várias caixas de entrada

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

como-fazeracontecerA nossa coluna Como fazer acontecer, que vai ao ar todas as quintas mostrando em detalhes como otimizar sua vida com o computador, já apresentou, com os artigos Faça do Gmail a sua central de emails, parte 1 e Faça do Gmail a sua central de emails, parte 2: Filtros, como podemos receber todos os nossos emails de diferentes contas em um único endereço com o Gmail por meio de acesso POP, ao mesmo tempo que os mantemos organizados automaticamente com o uso de Filtros.

Para fechar a série e centralizar definitivamente nosso correio eletrônico, podemos fazer ainda um último passo para customizar a visualização de toda essa correspondência. Nossa ferramenta para isso será o complemento Várias caixas de entrada, disponível no Gmail Labs.

Gmail Labs – aumentando o poder do seu Gmail

No dia 30 de março de 2009, o Google finalmente tornou disponível todos os excelentes recursos do Gmail Labs em todas as línguas suportadas pelo serviço. Antes disponíveis apenas em inglês, a notícia foi recebida e amplamente divulgada com euforia nos 4 cantos do mundo, já que, de acordo com o próprio Google, a maioria dos usuários do Gmail encontra-se fora dos E.U.A.

O Gmail Labs fornece diversos recursos novos, normalmente em caráter de testes, mas totalmente funcionais, potencializando o seu Gmail e tornando melhor o que já era muito bom. Funciona como uma espécie de incubadora de novas idéias, sejam elas sugeridas pela comunidade e posta em prática por algum funcionário ou mesmo um idéia própria de alguém que trabalha por lá.

Muitos destes testes acabam se tornando recursos oficiais do Gmail e posteriormente saem do Labs, tornando-se padrão do serviço. Alguns destes recursos adicionais disponíveis é um gerenciados de tarefas, disponibilidade offline dos emails, links rápidos e o Old Snakey (aquele joguinho de celular que um cobra vai comendo uns quadradinhos e crescendo).

Multiple Inboxes – Várias caixas de entrada em um só Gmail

Um destes recursos adicionais do Gmail Labs é o Várias caixas de entrada (Multiple Inboxes, em inglês), um excelente idéia que organiza o Gmail de tal forma que temos a impressão que estamos vendo várias caixas de entrada diferentes em uma mesma conta (na mesma tela). Isto é perfeito para organizar e manter em dia nossa caixa de entrada.

Podemos criar caixas de entrada específicas para um determinado assunto ou grupo de discussão que participamos ou até redirecionar todos as nossas contas de email para a mesma conta do Gmail e ainda assim enxegar todos separadamente dentro da mesma página. A figura abaixo mostra o resultado final deste recurso (clique para ampliar). Na primeira coluna à esquerda, está a conta principal do Gmail. Na coluna da direta há uma caixa de entrada para cada conta adicionada.

varias-caixas-de-entrada

Mãos à obra – Habilitando o Gmail Labs

Primeiro, é necessário que o Labs esteja habilitado. Para isso, entre na sua conta do Gmail (se você ainda não tem um, não perca tempo e crie uma, garanto que é o melhor email que você poderá ter) e clique em Configurações, no canto superior direito e depois na aba Labs.

config-labs

Procure o item Várias caixas de entrada, marque a opção Ativar e clique em Salvar alterações no fim da página.

varias-caixas-de-entrada1

Crie filtros para arquivar emails das caixas adicionais

Provavelmente, você não quer que os emails apareçam tanto nas caixas adicionais quanto na caixa de entrada principal. Para evitar que isto aconteça, tudo que é preciso fazer é criar um filtro, como já vimos no artigo Faça do Gmail a sua central de emails, parte 2: Filtros, para arquivar todos os emails que serão exibidos nos inboxes adicionais.

Por exemplo, se você quiser criar uma caixa de entrada que exiba todos os emails recebidos de um grupo de discussão, crie um filtro que arquive automaticamente estes emails, sem que ele passem pelo inbox.

Configurando suas caixas de entrada

Agora que o Labs Várias caixas de entrada está ativo, você perceberá que a página de configurações do Google mostra uma nova aba específica para este item.configAo clicar sobre ela, poderemos configurar como nossos diferentes inboxes funcionarão.

config-varias-caixas

É possível criar até 5 caixas de entrada adicionais, além da caixa de entrada principal, que você já tem. No campo Consulta de pesquisa, escreva a regra que determina quais emails deve ser exibidos em cada caixa de entrada.

Suponha que você criou um filtro para aplicar o marcador trabalho a todos os emails recebido do domínio @suaempresa.com.br. Para que estes email sejam exibidos numa caixa de entrada extra, digite label:trabalho no campo Consulta de pesquisa. Você pode usar qualquer um dos operadores de busca do Gmail. Os mais comuns são:

  • from: para especificar o remetente;
  • to: para especificar o destinatário;
  • subject: especifica o assunto;
  • label: seleciona mensagens com um marcador específico.

O campo Título do painel cria um nome para cada um dos painéis (caixas de entrada adicionais), porém é opicional.

No campo Tamanho máximo da página, digite o número de mensagens que deve ser exibida em cada uma das caixas de entrada.

Em Posicionamento de outros painéis, você pode determinar onde os inboxes adicionais devem aparecer: à direita, acima ou abaixo da caixa de entrada padrão.

Para finalizar, clique em Salvar alterações e você já poderá ver sua tela do Gmail dividida em seções separando os seus emails de acordo com as regras que determinou.

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários2 Comentários

  1. Como importar contatos e mensagens de outros emails para o Gmail com o novo recurso do Google | FazendoAcontecer.net

    […] muito mais fácil e os passos para fazer do Gmail sua central de emails, com o uso de filtros e Várias caixas de entrada, continuam […]

  2. Caixa de entrada vazia - produtividade com email em dia | FazendoAcontecer.net

    […] dicas com uma função do Gmail que já foi discutida aqui no FazendoAcontecer.net. O Gmail Labs Várias caixas de entrada é uma ótima alternativa para implementar as 3 pastas, já que as mensagens em cada uma das […]

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / Faça do Gmail a sua central de emails, parte 3: Várias caixas de entrada