5 melhores programas para remover malware e spyware

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

sophos-spywareComo vejo com frequência nos computadores por aí, malwares (onde estão incluídos os Spywares, Keyloggers, Trojans, Rootkits, Browser Hijackers, Tracking Cookies) de todos os tipos são um problema endêmico. Sejam máquinas antigas rodando Windows XP ou novas com Vista, desktop ou laptop, pessoais ou corporativos, é difícil ver um PC que não tenha pelo menos um deles escondido no porão. Nestes casos, há duas soluções possíveis: trocar para Mac ou Linux (onde este mal não existe) ou instalar um removedor de spywares e rezar para que ele consiga eliminar os que estiverem na sua máquina — já que, em muitos casos, a remoção tem que ser manual.

Vírus x Malware – qual a diferença?

Diferentemente de vírus, que normalmente procuram destruir informações, spywares geralmente roubam informações sigilosas, como senhas de banco e números de cartões de crédito, apresentam propagandas em janelas pop-ups e transformam os computadores em zumbis da internet. Ou seja, podem ser muito mais danosos para sua vida.

Neste domingo, o site Lifehacker.com publicou o resultado da série Hive Five da semana passada, que perguntava aos seus leitores quais os melhores programas para limpar malware de seus PCs. Achei este artigo muito apropriado para nós, já que  boa parte dos PCs que vejo têm apenas antivírus instalado, sem nenhum software específico para spyware/malware.

Vamos à lista das 5 melhores ferramentas de remoção de spyware, de acordo com os leitores do site:

1. Spybot Search and Destroy (Freeware)

spybot

Este é um clássico do ramo, já presente no mercado há bastante tempo. Possui um recurso interessante que remove apenas o código malicioso que pode ter vindo embutido em algum outro programa (muitos spywares chegam aos computadores associados a outros programas legítimos), mantendo o software original funcionando. Compatível com todas as versões do Windows, inclusive Windows 95 e disponível em português de Portugal.

2. SUPERAntiSpyware ($30)

supera

Possui uma versão paga com todas as funcionalidades e outra gratuita, porém bastante limitada. Na alternativa grátis, não há possibilidade de agendamento de busca e remoção, verificação em tempo real e na inicialização do sistema. Na opção paga, estes recursos estão todos disponíveis. Há um grupo trabalhando na tradução para o português brasileiro.

3. ComboFix (Freeware)

combofix

Este é daqueles direto-ao-assunto-e-sem-firulas. A aparência é espartana (apenas essa tela estilo DOS que se vê na figura). Para usá-lo, deve-se baixar o arquivo, executá-lo e ele fará a busca automaticamente (em mais de 40 estágios). Não existe tela de configuração ou opções. No final da busca, é gerado um relatório detalhando o que foi encontrado, o que foi removido e o que não foi possível remover. Para os casos onde a remoção automática não foi possível, informações chave sobre os malwares são fornecidas para que se procure ajuda na internet para remoção manual. Com versão em português, é um ótima opção para quem procura uma solução simples e direta e sem precisar instalar nada no computador.

4. Malwarebytes’ Anti-Malware ($25)

malwarebytes

Outra programa com versões pagas e gratuitas disponíveis em português. A principal diferença neste caso é que a paga possui um buscador em tempo real. Para quem não precisa de scanner em tempo real, é uma ótima opção. Ainda traz outro aplicativo chamado FileASSASSIN, que consegue apagar arquivos bloqueados pelo Windows -  coisa que normalmente acontece com os spyware.

5. HijackThis (Freeware)

hijackthis

Este é outro clássico do mercado. É o menos automatizado de todos e capaz de destruir o sistema operacional se usado incorretamente. Portanto, use se souber o que está fazendo — e o fazendoacontecer.net não se responsabilza por isso. O HijackThis faz uma análise profunda do sistema e apresenta todos os resultados – sejam eles spyware ou não – num relatório. É necessário saber distinguir o que é spyware e o que é normal do sistema ou programas idôneos. Por este motivo, é recomendado apenas para usuários avançados ou que estejam dispostos a enviar o relatório para algum fórum especializado no assunto, como o Linha Defensiva, para encontrar ajuda de especialistas. Não está disponível em português.

Proteção contra Malware – não fique sem ela!

Perigosa como a internet está hoje, com muitos casos de roubo de senhas de banco, números de cartão de crédito e outras informações pessoais, não dá para ficar sem proteção contra malware. Estes são todos ótimos programas e qualquer um deles fará um bom serviço, desde que utilizado corretamente. Se você usa Windows, qualquer que seja a versão, escolha um deles e faça bom uso.

Imagem de sophos_germany.

Five Best Malware Removal Tools [via Lifehacker.com]

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários9 Comentários

  1. Mariana

    Excelente artigo! PARABÉNS!
    Obrigada pela dica.

  2. Roberto Raimondo

    Otimo todos artigos !!!

  3. marcio

    Muito Bom.., pois achava que outros que tinha que eram bons…

  4. Rafael Perrone

    Márcio,

    vírus novos surgem todos os dias, assim como as ferramentas de remoção de malware.

    Estas listadas têm apresentado bons resultados, mas o resultado varia bastante.

    Acredito que o ideal é usar mais de uma para manter-se menos inseguro (pois manter-se seguro é quase impossível).
    :-]

  5. robson

    gostei das informações…….gostaria de saber se é possivel utilizar mais de um programa de verificação de virus no PC………..

  6. Sara gonalves

    exelante texto!!!
    continuem com o vosso trabalho

  7. Bruno Alves

    senhor rafael perrone, desde já fique já sabendo que dois desses programas ou 2 antivirus num computador fazem-no ficar lento, pense assim:
    -o computador está a mandar aos dois antivirus fazer as duas coisas, iria acontecer que o os antivirus não iriam responder, por estarem a fazer a mesma coisa, muito menos remover o antivirus por estarem confundidos. Tenha mais atenção!

  8. Rafael Perrone

    Senhor Bruno Alves, muito obrigado por procurar oferecer informações confiáveis aos leitores do FazendoAcontecer.net.

    Note que este artigo é sobre programas contra spyware, e não antiviruas – inclusive um dos trechos do artigo trata especificamente de esclarecer as diferenças entre os dois. Talvez o senhor não tenha lido todo o texto.

    Além disso, ainda vale ressaltar os seguintes pontos:

    1. Os computadores só ficarão mais lentos (mesmo que seja com antivirus) se a opção para verificação em tempo real estiver habilitada. Neste caso, não é necessário que estejam dois programas habilitados para que o computador fique mais devagar. Apenas uma já é suficiente.

    2. Esses programa, mais uma vez, não são antivirus, mas sim anti-spyware. Como você poderá ver na página oficial de cada um deles, boa parte nem tem a opção para habilitar buscas em tempo real. No entanto, alguns deles têm essa opção.

    3. Apenas instalar os programa sem habilitar verificação em tempo real não altera em nada o desempenho do computador. Isso também vale para antivirus.

    4. Em nenhum momento do artigo eu sugiro que sejam instalados mais de um dos programas em um mesmo computador. Eu apenas afirmo que estes são os 5 melhores, de acordo com o site Lifehacker.com

    5. Apesar do item 4, eu recomendaria que fossem instalados mais de um deles para qualquer pessoa, desde que não instalasse a opção de verificação em tempo real de mais de um.

    Mais um vez, obrigado por enriquecer o FazendoAcontecer.net.

  9. Gabriel

    Recomendo o Spybot – Search & Destroy pq ele e gratuito
    2 lugar ofereço o malwarebytes mas ele e pago!

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / 5 melhores programas para remover malware e spyware