Melhores fontes para acompanhar a gripe suína online

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

porcaLigue a televisão, entre num portal de notícias ou leia um jornal e só verá um assunto: gripe suína. Digamos que é o hype das notícias. Na internet e suas mídias sociais da Web2.0 não poderia ser diferente, fornecendo ótimas alternativas para quem quer informar-se quase que em tempo real sobre as últimas notícias e descobertas da epidemia.

Como tudo na internet, o volume de informações é estupidamente ENORME e, para facilitar a vida dos ansiosos por novidades, o fazendoacontecer.net preparou um guia com as principais fontes de notícias do tema. Os links aqui relacionados estão divididos em 3 grupos: Português, Inglês e Mapas. Visto que boa parte das informações estão disponíveis apenas em sites estrangeiros em inglês, resolvi adicionar a seção neste idioma.

Direto à lista

Português

  1. Wikipedia – Como sempre, a Wikipedia é uma excelente fonte de informação online, apesar de ainda não possuir muitas informações na versão em português.
  2. gnewsbrasil

  3. Google News Brasil – O Google News traz as últimas notícias dos principais jornais do país. Também é possível acompanhar através do agregador de notícias aqui. Quem quiser receber as novidades automaticamente por email, pode configurar um Alerta de Notícias no site.
  4. Twitter – Este é para quem é aventureiro e paciente, já que contém um oceano de mensagens sobre o assunto. Muitos deles sem adicionar nada importante, mas quem estiver disposto a procurar certamente encontrará muita coisa útil. Também pode ser acompanhado pelo feed.

Inglês

  1. WHO – World Health Organization é a principal fonte de informações sobre saúde e doenças do mundo. Muito bom e atualizado. Também disponível em espanhol.
  2. gnewstimeline

  3. Wikipedia – Gripe suína na Wikipedia em inglês. Está bem mais completa que a versão em português. Há outro artigo sobre o mesmo assunto aqui.
  4. Google News – Tudo que for publicado pelos principais jornais do mundo estará aqui. Também é possível usar Alerta de Notícias em inglês e RSS.
  5. Google News Timeline – Faça uma query com swine flu e veja as notícias na sequência de acontecimento dos fatos.
  6. The Guardian – O jornal britânico criou uma linha do tempo com as principais notícias sequenciadas.
  7. Flu Wiki – Wiki especializada em gripes, contém uma página específica para a gripe suína.
  8. Tweetmeme Outbreak -Este site traz os assuntos mais comentados do Twitter. Como influenza suína é o tema do momento, é de se esperar que tenha muita coisa lá. Aqui também fica mais fácil de encontrar informações relevantes do que através de uma busca simples no site.

Mapas

Os mapas são um ótimo modo de visualizar os locais de incidência de casos confirmados, suspeitas e mortes em todo o planeta.

helthmap

  1. HealthMap – Agrega informações de vários outros sites, como o WHO, PubMed, Google News e EuroSurveillance e as monta sobre os locais adequados. É uma referência em mapas sobre pandemias, permitindo visualizar também várias outras doenças, como dengue, meningite, cólera, raiva e gripe aviária. É possível filtrar por países específicos. Possui versão em espanhol.
  2. H1N1 Swine Flu – Utilizando o recurso My Map do Google Maps, já tem 90.000+ visualizações em apenas 6 dias.
  3. 2009 Swine Flu (H1N1) Outbreak Map – Outro que usa o My Maps, contém mais de 120.000 visitas em apenas 1 dia. Precisou limitar as atualizações a usuários autorizados devido a vandalismo.

Dica extra: Para os usuários do Twitter, outra opção é seguir o HealthMap e os usuários trackswine e stopswineflu, que prometem trazer as últimas notícias sobe a doença.

E haja porco…

Com essa fartura de fontes de informações, só fica desatualizado quem quiser. Para a maioria de nós, uma rápida consulta em qualquer portal ou jornal nacional será suficiente. Mas, mesmo nestes casos, vale a pena checar alguns dos sites indicados pelo menos uma vez. Os mapas são particularmente interessantes.

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários2 Comentários

  1. [Passando a régua na sexta] Dança das cadeiras Apple, Windows 7 RC | FazendoAcontecer.net

    […] Gripe suína – A gripe suína contagiou a internet (e o Twitter). Explodem formas mashups com informações atualizadas sobre a epidemia. [via FazendoAcontecer.net] […]

  2. jACIARA RIBEIRO

    caso de gripe suina no bairro de Cajazeiras cidade salvador

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / Melhores fontes para acompanhar a gripe suína online