Ganhe tempo no Firefox buscando com palavras-chave de pesquisa

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

como-fazeracontecerO Firefox é um programa fantástico. Uso ele diariamente (e por muitas horas) há alguns anos. Apesar de reconhecer a importância dos outros navegadores, principalmente Google Chrome e Opera, o Firefox ainda é, na minha opinião, imbatível. Mesmo as funções que ele não traz de fábrica podem ser adicionadas com complementos, além das muitas outras que apenas nele são possíveis.

publiquei uma artigo com alguns poucos, mas extremamente úteis, atalhos de teclado para Firefox. Como o objetivo do uso de atalhos é ganhar tempo, resolvi complementar este tema, não com mais atalhos, mas com outra dica: palavras-chave de pesquisa. Parece pouco, mas vocês verão que acaba economizando um bom tempo, principalmente depois que pegamos a prática e incorporamos estas técnicas ao nosso dia-a-dia.

Palavras-chave de pesquisa (ou pesquisas rápidas):

Palavras-chave de pesquisa são termos customizados que podem ser digitados na barra de endereço para facilitar a pesquisa em algum site. Por exemplo, suponha que você quer fazer uma busca pela expressão fazendo acontecer no Google. Não é necessário digitar todo o endereço www.google.com.br e depois o termo da busca quando a página carregar. Você pode simplesmente digitar google fazendo acontecer diretamente na barra de endereço.

Isso funciona porque o Firefox possui algumas palavras-chave de pesquisa pré-configuradas. Entre elas estão google — que, como já vimos, faz uma busca no site do Google — e wp, que usa a Wikipedia.

A verdadeira utilidade das palavras-chave de pesquisa está na possibilidade de criar buscas customizadas em qualquer site que você queira, desde que possua um campo de busca. Para ver como fazer isto, utilizarei o próprio blog FazendoAcontecer.net:

  1. Vá até o site que pretende criar uma palavra-chave de pesquisa e clique com o botão direito sobre o campo de busca da página;
  2. No menu que aparece, clique sobre Criar palavra-chave da pesquisa…;criar-palavra-chave
  3. Preencha os campos da janela que aparece de acordo com sua vontade. Nome é apenas como a busca será chamada (ela será armazenada como um Favorito) e Palavra-chave é o termo que deverá ser digitado na barra de endereço sempre que esta pesquisa customizada for utilizada. No campo Criar em, escolha em que pasta esta busca deverá ficar armazenada (mais uma vez, elas são armazenadas como Favoritos e, inclusive, é possível exportá-las e importá-las como qualquer outro Favorito do Firefox);janela-config
  4. Pronto! Basta digitar fa palavra-pesquisada na barra de endereço e a tecla Enter para usar nossa busca personalizada recém criada;busca
  5. A página buscada será exibida já com os resultados da pesquisa customizada.resultado-busca

Juntando tudo: atalho + pesquisa rápida

Agora, você já deve estar pensando na melhor parte: unir o atalho para selecionar a barra de endereço e a busca rápida com palavra-chave. Relembrando, o atalho que move o cursor para a barra de endereço é Ctrl+L (Cmd+L no Mac). Vamos ao passo-a-passo:

  1. Pressione Ctrl+L;
  2. Digite a palavra-chave da busca rápida e o termo a ser pesquisadofa gmail (como no exemplo).

Busca no Google com apenas 3 teclas

Quem quer levar a sério o negócio de economizar tempo e digitações do teclado, um dica adicional é fazer uma busca rápida para o Google utilizando como palavra-chave apena a letra g (ao invés do google que já vem pré-configurado). Assim, qualquer busca se resume a Ctrl+L g palavra-pesquisada. 3 teclas e uma palavra!

Compare o tempo que leva para fazer isto com o necessário para clicar na barra de endereço com o mouse, passar a mão para o teclado, digitar www.google.com.br, esperar a página carregar e digitar a palavra a ser pesquisada. Agora multiplique isso por 10 vezes em um dia, 30 dias no mês, 12 meses no ano… O resultado dessa conta é que sobra mais tempo para as coisas realmente boas da vida. ;-)

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários1 Comentário

  1. 10 atalhos e 2 dicas do Firefox para uma navegação prática | FazendoAcontecer.net

    […] O Firefox também não deixa a desejar neste ponto e vários atalhos de teclado já vêm configurados de fábrica, além de algumas outras funções personalizáveis. […]

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / Ganhe tempo no Firefox buscando com palavras-chave de pesquisa