Construa um softbox caseiro

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

kiwi-peqTodo fotógrafo amador que se preze tem vontade de fazer aquelas fotografias de azeitona caindo num copo com água cristalina ou cerveja com a espuma derramando num copo suado, com um fundo completamente branco e um belo reflexo por baixo.

É justamente para isso que serve um softbox (em inglês). São equipamentos relativamente caros, normalmente usados em estúdio, para fotografias still. Porém, o Digital Photography School mostrou como fazer um softbox apenas com materiais disponíveis em casa e que dão um ótimo resultado.

Montagem

Na verdade, não se pode chamar de montagem, mas sim, posicionamento. As peças não são presas umas às outras, apenas dispostas na posição adequada.

Para a base, parede esquerda e fundo, foram utilizadas 3 pranchas para corte de alimentos de plástico branco (quanto menos usada, melhor, para que os arranhões feitos durante o uso não apareçam tanto, mas nada que um Photoshop não resolva).

Para a parede direita, que ficará do lado oposto ao do flash, um pedaço grande de plástico transparente incolor para dar um pouco de luz de enchimento.

Para criar o reflexo abaixo do objeto a ser fotografado, deve ser colocada a tampa de uma caixa de CD ou qualquer outra coisa transparente, incolor e plana que se tenha disponível.

O resultado está na foto abaixo:

softbox

O flash foi colocado à esquerda e disparado através de um refletor sem o fundo, para servir como difusor. Vários outros materiais podem ser usados — um lençol branco, por exemplo — e darão conta do recado.

Resultado

Você deve estar achando que o resultado nunca ficará bom. Pois está enganado.

Veja como ficou a foto do kiwi caindo num copo d’água, depois de um pouco de Photoshop para corrigir as imperfeições do fundo.

kiwi

DIY Soft Box – Use What’s Around You [via Digital Photography School]

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários3 Comentários

  1. nadia Cruz

    Maravilha!!!!!!
    Arte e improviso, genialidade a vista!
    Parabens!

  2. Saulo Pantoja

    achei muito interessante a matéria
    fotografia é isso criatividade, ver oque os outros não veem

  3. Luiz Montenegro

    Boas fotos. Também fiz um mini estúdio TABAJARA e obtive resultados muito bons. Veja em : http://luizmontenegro.blogspot.com/2011/08/tentativas-erros-e-acertos-com-still.html

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / Construa um softbox caseiro