9 lugares para manter papel e lápis ao alcance

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

fazendoacontecer-com-gtd

Seria ótimo se pudéssemos escolher os locais e horários para termos nossas idéias brilhantes ou triviais, importantes ou ordinárias.

Mas, infelizmente, não é assim que nossa mente funciona. Temos ideias nos momentos mais inesperados e nos locais mais improváveis, de forma completamente aleatória.

Esta realidade vai de encontro à primeira etapa do processo de gestão do fluxo de atividades do GTD, Coletar, segundo a qual, devemos ter uma forma confiável para guardar 100% das coisas que consideramos incompletas em nosso mundo.

Pensando nisso, o Stepcase Lifehacker, um dos blogs de referência no assunto, publicou um artigo com os 9 lugares que se deve manter papel e caneta (ou qualquer que seja sua ferramenta de coleta) sempre disponíveis. Claro que esses locais variam de pessoa para pessoa, mas estes servem como ponto de partida para qualquer um.

No banheiro

papel-e-lapisPor motivos óbvios, passamos bastante tempo no banheiro. Às vezes, mesmo quando estamos fazendo algo que não requer o mínimo de trabalho cerebral, podemos ter grandes ideias. O banheiro pode parecer um lugar inusitado para fazermos anotações, mas a verdade é que não é tão raro que boas ideias surjam lá. Um pequeno espaço em uma das gavetas para guardar o papel e o lápis é discreto e ninguém vai lhe chamar de louco.

No carro

Enquanto você está preso no trânsito — e todos que moram em grandes cidades estão sujeitos a isso — pode fazer um pouco de brainstorming. Uma placa, um outdoor, uma frase numa camiseta de um pedestre ou pára-choque de carro e isso se tornar uma ótima alternativa para o problema que ainda estava sem solução. O papel e lápis podem ficar no porta-luvas, sempre ao alcance.

No chuveiro

O chuveiro é o local onde cantamos e colocamos nosso lado artístico e criativo para fora. O lugar perfeito para ideias brilhantes e inesperadas. Para funcionar, uma alternativa é envolver uma folha de papel com papel contact e mantê-la junto com um marcador para CD em algum local próximo.

Na cama

Quando deitamos na cama, depois de um dia cansativo, fechamos o olho e relaxamos. É natural que nosso cérebro faça uma revisão dos fatos ocorridos durante o dia, reuniões, conversas, problemas e neste processo as idéias fluem. Se não anotamos naquele momento, no dia seguinte lembramos que tivemos uma ótima ideia, mas é difícil saber qual foi. O criado-mudo parece ser o lugar mais óbvio para guardar nossa ferramenta de coleta, mas até embaixo da cama funciona.

No telefone

Este é um local extremamente necessário e talvez o mais comum de todos os listados aqui. Enquanto estamos ao telefone, precisamos anotar recados, outros números de telefone, tarefas e tantas outras coisas. Um bloco de anotações e uma caneta são essenciais.

Na TV

A televisão, neste caso, funciona como o exemplo do carro acima, porém em miniatura. Vemos imagens estranhas, opiniões de outras pessoas sobre os mais diversos assuntos, músicas e sons desconhecidos. Isto tudo pode servir de fonte de inspiração para nossa mente.

Na cozinha

A cozinha é um caso semelhante ao do banheiro. Normalmente fazemos tarefas que não requerem muita atenção do nosso cérebro, o que abre espaço para pensarmos sobre outras coisas. É um bom lugar para termos ideias para brainstorm e mapas mentais.

Na mochila ou bolsa

Podemos estar andando pela calçada, em um shopping center, no elevador ou tantos outros lugares que passamos diariamente, normalmente estamos com uma mochila, bolsa, pasta ou alguma coisa equivalente. Vale a pena deixar papel e caneta disponíveis.

Na entrada de casa

Imagine uma situação em que você teve uma ótima idéia no caminho para casa, mas não teve tempo de anotá-la. Se esperar para escrever depois que entrar, corre o risco de se distrair com a televisão, esposa, filhos, cachorro ou a correspondência que encontrar. Mantenha papel e lápis o mais próximo possível da entrada da casa e anote assim que entrar.

Eu acrescentaria a estes alguma forma de anotação no computador. Pode ser um bloco de notas e caneta sobre a mesa, um arquivo simples do editor de textos ou um programa próprio, como o Remember the Milk ou Evernote. O importante é que seja prático e realmente utilizado.

Esse vários locais podem parecer um tanto inusitados (e exagerados), mas é necessário adaptá-los à sua realidade. Você pode precisar de mais ou menos, o importante é que sempre esteja preparado para capturar 100% das ideias que tiver.

9 Places to Always Keep Pen and Paper Handy [via Stepcase Lifehacker]

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários5 Comentários

  1. Fernando Lima

    Olá,

    Seu post foi destacado na home do BlogBlogs.

    Para vê-lo acesse http://blogblogs.com.br/

    Abraços
    Fernando Lima
    BlogBlogs

  2. Salvadoreando

    GTD na veia isso. ;-)

    Muito legal o post. Indicação merecida!

  3. FazendoAcontecer.net recebe destaque no BlogBlogs no primeiro mês de vida | FazendoAcontecer.net

    […] fechar com chave de ouro, recebemos a notícia de que o artigo de hoje, 9 lugares para manter papel e lápis ao alcance, foi selecionado para destaque na página principal do BlogBlogs.com.br. Nosso obrigado à equipe […]

  4. PH

    Tá , bom texto.Mas tudo pode ser solucionado com um celular ;D .Eu sempre gravo as minhas idéias com notas de voz ! “D vai a dica …

  5. Vitor Gonçalves

    Muito bom, tenho em quase todos os lugares que você indicou e também mantenho sempre uma no bolso da camisa.

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / 9 lugares para manter papel e lápis ao alcance