Biblioteca Digital Mundial, a Alexandria da internet

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

biblioteca-alexandriaResultado de uma iniciativa da Unesco e da Biblioteca do Congresso dos EUA, foi lançada em abril a Biblioteca Digital Mundial, que pretende promover gratuitamente e em vários idiomas as principais produções culturais de cada país do planeta.

Atualmente, o projeto está disponível em sete idiomas, inclusive português, e  o Brasil é um dos membros-fundadores do projeto, por meio da Fundação Biblioteca Nacional (http://www.bn.br/bndigital/), detentora do maior acervo cultural do país.  Por conta disso, o Brasil é responsável pelo segundo maior acervo disponível, com 157 itens publicados dos 4000 que foram enviados pela Fundação.

O objetivo da iniciativa é se tornar a nova biblioteca de Alexandria e já conta com 1340 itens, como manuscritos japoneses do século 16, mapas antigos da América Latina e 11 filmes, incluindo um curta dos irmãos Lumière.

A próxima fase de ampliação da biblioteca terá a música como tema principal e a Fundação Biblioteca Nacional já preparou 100 arquivos MP3 dos 8000 que possui de diversos músicos nacionais, como Pixinguinha.

Image da Wikipedia Commons.

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / Biblioteca Digital Mundial, a Alexandria da internet