Google lança função para importação de outros emails para o Gmail

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

winged-migrationSó de pensar em trocar de email muita gente já fica com dor de cabeça. Por isso, mesmo com todas as vantagens que o Gmail oferece sobre a concorrência e da grande quantidade de verdadeiros defensores que possui, muitos relutam bastante tempo para fazer a migração.

Pensando nisso, o Google criou uma função para importação completa de outras contas de email para o Gmail. Este recurso já estava prometido há algum tempo e ficou mais evidente após uma parceria com a TrueSwitch, empresa especializada neste tipo de serviço.

Contatos e mensagens de 46 provedores de emails, entre eles concorrentes fortes como Yahoo, Hotmail, MSN e AOL, podem ser importados de forma muito simples e descomplicada para o Gmail. Além destes, qualquer outro email que possua acesso POP3 também pode ser importado pela ferramenta.

Claro que continua sendo possível receber mensagens de outras contas configurando acesso POP e importar contatos usando arquivos CSV. Porém, com a novidade fica muito mais fácil e os passos para fazer do Gmail sua central de emails, com o uso de filtros e Várias caixas de entrada, continuam valendo.

Inicialmente disponível apenas para as novas contas que forem criadas, a funcionalidade será acrescentada às já existentes gradativamente. Ainda não foi divulgada nenhuma previsão para inclusão no Google Apps.

email-migrar-conta-gmail

Ao criar uma nova conta, além do tradicional email de boas vindas e outro sobre acesso a partir de celulares, será encontrado na Caixa de entrada um terceiro falando sobre a função de migração de contas.

configuracoes-importar-email

Na tela de configuração, vê-se que a antiga aba Contas foi renomeada para Contas e importação e que o primeiro campo mostra um botão para iniciar o processo de migração.

importar-email-1

Ao clicar neste novo botão, uma nova janela é aberto solicitando o endereço que será importado.

importar-email-2

Em seguida, a senha deste email também é necessária.

importar-email-3

Depois que o acesso é verificado, pode-se escolher 4 opções para a importação:

  • importar contatos;
  • importar emails;
  • importar novas mensagens durante os próximos 30 dias (útil caso se deseje continuar usando o email antigo por esse período);
  • adicionar marcador a todas as mensagens importadas (para facilitar o rastreamento posterior destas mensagens).

importar-email-4

Se tudo tiver dado certo, será exibida uma mensagem de confirmação informando também que pode levar algumas horas — e até 2 dias — para que a importação esteja concluída. O processo pode ser acompanhado pela aba Contas e importação.

O Google realmente conseguiu deixar o processo de mudança de outras contas para o Gmail ridiculamente fácil e é bem provável que ganhe muitos novos usuários com isto. Mais um ponto para o grande G.

Imagem de Hjelle.

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários5 Comentários

  1. Leandro

    Olá. Sabe como definir o tempo para a consulta das mensagens?

    Obrigado

  2. Carmen

    Muito bom esse serviço ^^

  3. dudu

    ficou funcionando mas nao passa os outros emails que recebo no decorrer do tempo

  4. Lidiane

    Fiz meu gmail essa semana, mas não consegui importar por esse caminho. Quando coloco meu e-mail do hotmail ele avisa: “Não é possível importar esta conta porque hotmail.com não é um dos provedores de e-mail compatíveis”. Como faço agora? Imagino que seja algum erro, pois ante ele fala “Importe do Yahoo!, Hotmail, AOL ou de qualquer outro serviço de e-mail ou contas POP3.”

  5. carlos gomes

    Não consigo importar as mensagens da anterior caixa de correio do Google… como devo proceder? Ainda não entendi a forma.

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / Google lança função para importação de outros emails para o Gmail