[Pergunta do leitor] Como configurar senha no D-Link DIR-300

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

dir-300Este artigo foi escrito em resposta à pergunta do leitor Bruno. Caso você também tenha uma dúvida que queira enviar para o FazendoAcontecer.net, use nosso formulário para contato.

Olá, tenho um roteador wireless D-Link 300. […] Nâo tem senha, como antes da configuração do roteador pelo pessoal técnico do provedor, quando era reconhecido o meu notebook apenas. Há algum meio de colocar senha para o wireless? Tentei via cd de instalação mas não tive sucesso. Grato, Bruno.

Caro Bruno, o debate sobre a legalidade de usar a internet do vizinho ainda está longe de ser concluído.

Ao mesmo tempo que há uma tendência em acreditar que usar redes protegidas por senhas adquiridas com métodos obscuros e programas específicos — mas prontamente disponíveis em sites especializados, também é comum ouvir a seguinte frase:

Se está na minha casa, é meu.

Se estiver aberto e sem senha então…

Portanto, nunca deixe sua rede sem fio desprotegida pois usar o acesso à internet que você está pagando é o mínimo que podem fazer. Se invadirem seu computador, roubarem dados pessoais ou apagarem arquivos importante, aí é que será problema de verdade.

Vamos à configuração da senha da sua rede wireless com o D-Link DIR-300 (estou assumindo que o D-Link 300 que você se refere é o DIR-300):

Como você diz que já está usando a internet normalmente, considero que o roteador já está configurado para acesso e devidamente conectado aos computadores, tanto desktops (com cabos de rede) quanto notebooks (sem fio).

1. Acessando a página de configuração do roteador

pagina-configuracao

Para configurações avançadas de roteadores, o assistente do CD não resolve. Estes ajustes são feitos, normalmente, através de uma interface web. No caso do DIR-300, para acessar esta página de configuração, abra o seu navegador (Internet Explorer, Firefox ou qualquer outro que você use) e digite o endereço 192.168.0.1 na barra de endereço.

Você pode usar tanto o desktop (via cabo), quanto o notebook (via wireless). Porém, com o desktop fica mais simples, pois a conexão não será perdida após a criação da senha.

2. Digite o nome de usuário e a senha

Será exigida uma senha para acessar a página. Esta não é a senha da rede sem fio, mas sim da página de configuração.

senha-username

A senha padrão de fábrica é:
User Name: admin
Password: [deixe em branco]

3. Vá para a página de configuração da rede wireless

Nesta página de configuração é possível alterar todos os parâmetros do seu roteador, como configuração de acesso do provedor e abrir portas para eMule e Torrent, não apenas aqueles ligados à rede sem fio.

wireless-setup

Para as configuração específicas do wireless, clique em Setup na barra superior e depois em Wireless Setup na barra lateral. Por fim, clique no botão Manual Wireless Connection Setup.

4. Escolha o tipo de segurança e a senha

Para redes domésticas, 3 protocolos predominam:

WEP – Primeiro protocolo de segurança de redes sem fio criado. Pode ser facilmente quebrado em segundos. Portanto, fique longe dele.

WPA – Evolução do WAP. Era tido como seguro até 2008, quando foi descoberta uma forma de quebrá-lo. Apesar de mais seguro que WAP, também deve ser evitado.

WPA2 – Atualmente, é o modo mais seguro para redes domésticas e praticamente impossível de ser quebrado, caso uma senha forte seja usada (veja dicas abaixo). O incoveniente dele é que só foi implementado no Windows XP SP3. Então, caso você queira conectar algum computador com o Windows XP SP2 ou anterior, instale a atualização que dá suporte a este recurso. Sempre que possível, escolha este modo de segurança.

configurando-seguranca

Continuando com a configuração, em Security Mode escolha a opção Enable WPA/WPA2 Wireless Security (Enhanced) e no campo Network Key, digite a senha entre 8 e 64 caracteres.

A senha escolhida é fundamental para definir o nível de segurança da sua rede, independentemente do protocolo escolhido (claro, WPA2 sempre será mais seguro que WPA, que, por sua vez é mais seguro que WEP). Este artigo da Microsoft explica alguns fatores que determinam o grau de segurança de uma senha. Os pontos mais importantes são:

  • Nunce use menos de 8 caracteres. Recomendável pelo menos 14;
  • Mescle números, letras maiúsculas, minúsculas e símbolos (vale qualquer caracter ASCII);
  • Evite senha fáceis de serem deduzidas, como datas comemorativas, iniciais do nome, abreviações do nome, nomes de filhos e parentes, etc. Senhas aleatórias são muito mais seguras.

Por fim, clique no botão Save Settings.

5. Acesse a rede sem fio usando a nova senha

Caso você tenha feito a configuração usando um laptop via rede sem fio, ao salvar a senha, a conexão será perdida e será necessário fornecer esta senha para poder entrar na rede novamente.

Se você usou o desktop com conexão a cabo, basta procurar a rede com o notebook e também digitar a nova senha de acesso.

Bruno, espero ter lhe ajudado com estas dicas para manter sua conexão sem fio segura (ninguém invada seu computador) e privada (ninguém roube o acesso que você está pagando).

Caso ainda reste alguma dúvida, fique à vontade para perguntar através dos comentários.

Muito obrigado pela sua participação.

As imagens deste artigo foram retiradas do guia WPA/WPA2 do DIR-300 do site da D-Link.

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários61 Comentários

  1. Wedson Mello

    Oi, tenho um roteador da SIROCO ( Evo-W301AR) Mais queria fazer um tipo de configuração diferente.
    Ex: eu uso ele normal com senha e com cabo, mais eu queria deixa-lo mais seguro, criando uma senha pra Criptografar a conexão com um nome de Usuário e Senha.
    Tipo: Aquelas conexão que fazem os provedor,
    exemplo@exemplo.com
    Que fica o atalho na área de Trabalho. Mais queri fazer isso pra que todos os computadores que conecte a minha rede Wireles, além de Usar a senha que eu coloquei no Wifi, usar essa outra Criptografia…

    Aguardo Ajuda.

    Atenciosamente: Wedson Melo

  2. Ricardo

    Esse cara morreu ? Pq ñ mais responde as perguntas ?

  3. Bia

    Rafael Bom Dia! Amei os seus esclarecimentos.

  4. RICK

    COMO FAÇO PARA ALTERAR MINHA SENHA NO D-LINK 300, UMA VEZ QUE NÃO LEMBRO A SENHA REGISTRADA

  5. carlos illas

    meu querido,vc nao faz ideia da ajuda que vc me deu com este artigo ,mostrado de forma clara e de facil execução… vc esta de parabens..
    muito obrigado mesmo…..vc e demais…valew mesmo….

  6. saimon

    muito bom bem explicado… obrigado

  7. fernanda

    Não estou conseguindo acessar a página da dlink com o login admin e a senha em branco. Diz que o login ou senha estão incorretos.

  8. Thais.

    Olá! Bem, eu não estou conseguindo mudar a senha do meu d-link dir-600, ele até entra, mas, quando entra no site pra colocar a senha ele não entra! Eu sigo todos os passos que é deixar a senha em branco, mas não tá entrando! Tô desesperada

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / [Pergunta do leitor] Como configurar senha no D-Link DIR-300