Como formatar e imprimir sites usando PrintWhatYouLike

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

como-fazeracontecerQuantas vezes você encontrou um artigo legal em um blog, ou um texto interessante que quis guardar à moda antiga, numa folha de papel — talvez para mostrar para sua avó — ou um site com uma ótima explicação sobre as entrelinhas do SEO e do Pagerank que você não teve tempo para ler no computador e queria ler no ônibus ou metro. Talvez você simplesmente não goste de ler textos longos no computador.

Nesses e em muitos outros casos, a solução ideal é imprimir a página da internet. Porém, esta tarefa não é tão fácil de ser realizada.

Claro, simplesmente clicar no botão Imprimir do navegador irá colocar o site em um papel, mas ele será impresso da forma que aparece na tela: com imagens, propagandas, cores e formatação de texto. Isto gasta muita tinta desnecessariamente, pode deixar o texto confuso e a leitura difícil.

Outra alternativa seria copiar e colar a página inteira em um editor de textos, como o BrOffice.org ou Word, e formatar a impressão lá. Porém, este método não é nada produtivo, pois costuma ser trabalhoso, e o resultado nem sempre é satisfatório.

logo-pwylPara resolver de uma vez por todas este problema o bookmarklet PrintWhatYouLike foi desenvolvido, se auto-intitulando a impressora da web amiga do meio-ambiente.

Bookmarklets são pequenos programas em Javascript que podem ser armazenados sob a forma de favoritos de navegadores. Portanto, são compatíveis com qualquer browser (Internet Explorer, Firefox, Evolution, Konqueror, Chrome) e independem do sistema operacional usado.

Para mostrar como o PrintWhatYouLike funciona, usarei como exemplo um artigo do FazendoAcontecer.net. Sugiro que você acompanhe fazendo o mesmo no seu computador. Veja o resultado que teremos ao fim deste passo-a-passo:

original

1. Salvando o PrintWhatYouLike

Como disse antes, bookmarklets não são instaladas, mas sim armazenadas como favoritos. Portanto, para salvá-la, simplesmente arraste o atalho abaixo para a sua barra de favoritos.

PrintWhatYouLike

Se ela não estiver sendo exibida, vá em ExibirMostrar barra de favoritos (ou algo semelhante, pois isto varia a cada navegador).

2. Iniciando a formatação

printwhatyoulike-1

Para começar a preparar a página para impressão, vá até o site escolhido (no nosso exemplo, foi o artigo Como escrever melhor com GTD), e clique sobre o recém criado favorito.

barra-de-ferramentas

Já se vê que boa parte das imagens de fundo desaparecem e a página já fica com aspecto mais printer-friendly. Para ajudar com os ajustes, uma barra é exibida à esquerda da página com as ferramentas que serão necessárias.

3. Formatação automática

auto-formatA primeira opção de ajuste disponível é o Auto Format, através do botão Do It For Me!. Ao clicar nele, a página será formatada automaticamente e, de acordo com o próprio programa, às vezes funciona bem, outras nem tanto.

fileSugiro que teste primeiro este botão, caso funcione bem, restarão poucas mudanças a serem feitas. Caso não funcione, basta clicar no botão Undo, no grupo Files.

No nosso exemplo, o Do It For Me! não funciona tão bem. Ele retira o título, todas as imagens e a barra lateral, porém o texto principal perde boa parte da formatação, dificultando a leitura. Portanto, clique em Undo para voltar ao início.

4. Selecionando o que vai e o que fica

Já que não usaremos o ajuste automático, precisamos selecionar manualmente o que permanecerá na página e o que queremos retirar.

selectionPara tanto, use a caixa Selection, que possui os seguintes botões:

  • Isolate – Isola a região selecionada, excluindo todas as outras;
  • Remove – Remove a região selecionada;
  • Fit To Width – Ajusta a região selecionada para ocupar toda a largura da página;
  • Resize – Permite que a região selecionada seja redimensionada, da mesma forma que figuras são redimensionadas em programas de edição.

Para selecionar uma determinada região da página, mova o mouse sobre ela. Você verá uma borda vermelha em torno da região selecionada. Para travar a seleção a uma determinada região, clique sobre ela e um fundo amarelo será exibido neste setor.

selecionando-regiao

No exemplo, selecione a região que engloba o texto principal, o anúncio do Google AdWords e a mensagem de boas vindas do blog. Para isto, coloque o cursor do mouse logo acima do título do artigo.

Em seguida, clique em Isolate para retirar todo o resto da página.

selecionando-regiao-2

Depois selecione o anúncio e a mensagem de boas vindas e clique em Remove para retirá-las. Procure selecionar ambas as regiões de uma só vez, clicando em algum ponto entre elas.

selecionando-regiao-3

Por fim, selecione toda a região do texto restante e clique em Fit To Width. Agora, o texto está ocupando toda a região da página mantendo a formatação original, títulos, listas e figuras.

Porém, ao rolar para o fim da página, verá que os comentários, links relacionados, tags e categorias ainda estão lá. Remova-os clicando sobre cada uma deles e usando o botão Remove até que reste apenas o texto principal.

selectCaso erre e exclua mais do que o necessário, basta usar o botão Undo e tentar novamente. Para ajudar na tarefa de seleção, há 3 botões na caixa Select: More, que seleciona a região um nível acima da atual; Less, seleciona um nível abaixo; e Clear, limpa a seleção.

5. Formatando texto, fundo e imagens

pagePor fim, é possível fazer alguns ajustes na formatação do texto, aumentando o tamanho e o tipo da fonte. Caso deseje, use os botões + e e o menu Font Type.

Caso ainda haja alguma imagem de fundo, clique no botão Remove Background para retirá-las de uma vez.

As imagens podem ser removidas uma a uma com o botão Remove, porém, caso queira limpá-las todas com um único clique, use o botão Remove Images.

6. Imprimindo

fileNa caixa File, o primeiro botão disponível é o Print, que trará a janela de impressão padrão do seu navegador.

Extras

Como de costume, seguem algumas dicas de brinde:

Atalhos de teclado

atalhosOs fãs de atalhos de teclado não foram deixados de lado. Os principais comandos para seleção estão acessíveis rapidamente. Para exibir o menu a qualquer momento, clique com o botão direito (Ctrl-Click no Mac) em qualquer região da página para exibir um pop-up com os atalhos disponíveis.

Nova página, adicionar página e Salvar como

extrasPara concluir os recursos, também é possível alterar a página a ser formatada dentro do próprio PrintWhatYouLike clicando sobre New Page e digitando a URL desejada.

Melhor do que isso, é possível adicionar uma página ao fim da que se está editando, permitindo ajustar várias páginas à mesma impressão. Assim, fica fácil imprimir artigos que estão divididos em várias páginas com endereços diferentes.

Por fim, caso não se queira imprimir o resultado final, também é possível salvá-lo em PDF ou HTML clicando no menu Save As.

Particularmente, não conheço uma solução melhor para imprimir páginas da internet, que tenha tantos recursos e que seja tão fácil de usar. Uso este programa frequentemente, seja para imprimir sem gastar muita tinta, seja para salvar em PDF um versão mais legível e limpa dos artigos para armazenar, para ler mais tarde sem um computador ou enviar por email.

No fim, sobra mais tempo para as coisas realmente boas da vida.

O que você achou do PrintWhatYouLike? Conhece alguma outra ferramenta semelhante? Compartilhe conosco!

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários2 Comentários

  1. 10 bookmarklets para aumentar sua produtividade na internet | FazendoAcontecer.net

    […] alteração da aparência, download de vídeos em páginas como Youtube e Vimeo, tradução e formatação e impressão e tantos outros […]

  2. Mario Jose

    Quando clico no programa, nos favoritos, a pagina retorna a pagina inicial do site. Ex.:tentei imprimir um boleto, mas, ao clicar no print o boleto desaparece e volta a pagina inicial do site do qual solicitei o boleto.agradeço qualquer luz

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / Como formatar e imprimir sites usando PrintWhatYouLike