Mais produtividade no Firefox: atalhos de teclado e 2 dicas rápidas

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

engrenagemTalvez a maior vantagem do Firefox sobre os demais navegadores seja a grande variedade de recursos que podem ser acrescentados a ele com os complementos desenvolvidos pela comunidade. Além de muitas funcionalidades que só podem ser encontradas neste browser, isto também permite que ele seja personalizado ao seu uso, de acordo com suas necessidades.

Porém, muitas vezes, o segredo da produtividade está justamente na simplicidade, na capacidade de remover tudo o que não é necessário no momento, deixando apenas o verdadeiramente útil. É assim com o 5S, uma das ferramentas usadas na Manufatura Enxuta da Toyota, no GTD de David Allen e que está resumido na frase “quando mais é menos”.

O Firefox também não deixa a desejar neste ponto e vários atalhos de teclado já vêm configurados de fábrica, além de algumas outras funções personalizáveis.

Então, para dar sequência a este artigo, seguem mais alguns atalhos legais:

Abas

Abrir nova aba: Ctrl+T (Cmd+T)
Abrir atalho em nova aba: Ctrl+botão esquerdo do mouse (Cmd+botão esquerdo do mouse)
Fechar aba: Ctrl+W (Cmd+W)
Reabrir última aba fechada: Ctrl+Shift+T (Cmd+Shift+T)
Alternar para aba de [0 a 9]: Ctrl+[0…9] (Cmd+[0…9])

Navegação

Ativar modo de cursor de teclado: F7
Nova janela: Ctrl+N (Cmd+N)
Completar endereço .net: Shift+Enter (Shift+Return) — digite fazendoacontecer na barra de endereço e depois teste esse atalho
Completar endereço .org: Ctrl+Shift+Enter (Cmd+Shift+Return)
Completar endereço .com: Ctrl+Enter (Cmd+Return)

2 dicas simples, mas bem legais

Com o tempo, preenchemos tantos formulários em páginas na internet, cadastros, termos de busca, emails e tantos outros em vários sites diferentes. Tanta coisa fica guardada que uma função que deveria ajudar (a memorização de palavras usadas) acaba atrapalhando. Nestes casos, pode-se simplesmente apagar tudo que o Firefox tem guardado em Ferramentas › Limpar dados pessoais › Dados memorizados. Porém, esta alternativa não é tão prática, pois limpa tudo que está salvo.

buscaCaso se queira apagar uma palavra específica, tente o seguinte: deixe o termo selecionado e aperte Shift+Del (Shift+Delete).

Por fim, quando estamos em uma página muito longa e marcador da barra de rolagem fica tão pequeno que é difícil rolar usando a rodinha do mouse. Nestes casos, tente rolar a página apertando Shift enquanto gira a roda do mouse. Você verá que a página passa mais lentamente e de forma controlável.

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários2 Comentários

  1. Como selecionar texto usando atalhos de teclado com produtividade | FazendoAcontecer.net

    […] vimos aqui alguns atalhos de teclado para ganhar tempo no Firefox e outras dicas de produtividade ao digitar. Também falamos de atalhos de teclado para Google Talk. Agora será a vez dos atalhos para […]

  2. Controle como o Firefox e Chrome abrem links | FazendoAcontecer.net

    […] FazendoAcontecer.net já mostrou dicas para ganhar tempo e produtividade no Firefox usando atalhos de teclado. Também já falamos sobre atalhos para selecionar textos em […]

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / Mais produtividade no Firefox: atalhos de teclado e 2 dicas rápidas