Como testar sites em vários navegadores de uma só vez

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

browsershots-logoUm dos fatores importantes que todo desenvolvedor web persegue ao construir uma nova página na internet é garantir a interoperabilidade entre os diferentes navegadores e sistemas operacionais existentes.

Seguir os padrões da W3C e ser aprovado no teste de validação, não significa que a página será exibida conforme o esperado em todos os sistemas e, menos ainda, em todos os browsers.

Isto acontece porque os próprios navegadores não seguem todos os padrões determinados — o que fica particularmente evidente com o Internet Explorer 6. Isto pode deixar a tarefa de criar websites um verdadeiro tormento.

A solução é testar a página em cada um dos navegadores e sistemas operacionais relevantes para o público esperado daquele projeto. Se você espera que a maior parte dos visitantes usem Linux, garanta que os navegadores deste SO funcionem bem.

Porém, para sites genéricos, com público variado, o ideal é testar em todos os SOs e browsers, o que fica quase impraticável. Para resolver este problema de uma forma bem simples, o site BrowserShots permite testar qualquer página simultaneamente em mais de 90 navegadores diferentes (considerando todos tipos, versões e sistemas). São várias versões de browsers e em 4 sistemas operacionas: Linux, Windows, Mac OS e BSD.

browsershots-1

Basta digitar o endereço que se deseja verificar e selecionar os navegadores a serem testados. O sistema enviará uma solicitação para computadores distribuídos pela internet para entrarem no site informado e enviarem uma screenshot do resultado, respeitando uma fila. Por isso, pode-se levar alguns minutos, a depender da quantidade de versões solicitadas.

browsershots-resultado

À medida que as figuras forem sendo recebidas, elas são exibidas na tela de resultado e também podem ser baixadas através de um link para download.

O BrowserShots é um projeto gratuito e de código aberto que conta com uma versão traduzida (basta alterar o idioma na parte superior esquerda).

browsershots-2
browsershots-3
browsershots-4

Além disso, também é possível selecionar mais algumas opções personalizadas para o teste, como resolução da tela, qualidade da cor, versões do Javascript, e Flash e suporte a Java.

O BrowserShots é a forma mais simples e prática que conheço para se testar páginas de internet em várias plataformas distintas. Recomendo a todos os webdevelopers e webdesigners.

Assim, sobra mais tempo para as coisas realmente boas da vida.

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários2 Comentários

  1. Fernando Lima

    Olá!

    Seu post foi destacado na home do BlogBlogs :)

    Para vê-lo acesse http://blogblogs.com.br/

    Abraços
    Fernando Lima
    BlogBlogs

  2. O melhor da semana 31/05 a 06/06 « QualidadeBR

    […] Como testar sites em vários navegadores de uma só vez – Rafael Perrone (fazendoacontecer.net); […]

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / Como testar sites em vários navegadores de uma só vez