Uma alternativa simples, mas eficiente, pra o GTD

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

fazendoacontecer-com-gtdO GTD tem se mostrado uma alternativa altamente eficaz para a maioria das pessoas que o experimentam. Mesmo assim, e alinhado com o que foi abordado nos 3 requisitos para uma vida produtiva, o que realmente importa é que se use um método consistente e que se sinta confortável e seguro com a alternativa adotada.

Uma das queixas comuns em relação ao Getting Things Done é que sua implementação total é um tanto complexa e exige o gerenciamento de várias listas com especial atenção à etapa de Revisão. Isto acaba sendo um empecilho para muita gente que não se dá bem com este tipo de abordagem e acaba optando por metodologias mais simples.

Uma opção é o método criado por Stephen R. Covey, autor do livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. No capítulo 3 deste livro, Primeiro o mais importante, ele apresenta os 4 quadrantes para o gerenciamento de atividades. Por esse sistema, classifica-se as tarefas em 4 grupos de prioridades:

quadrantes-7-habitos

UIUrgente e Importante: São as necessidades da crise, regidas pela pressão. É o quadrante do Inevitável. Os resultados de trabalhos neste quadrante são estresse, esgotamento e sensação de apagar incêndios.
NUINão Urgente e Importante: É o quadrante da Qualidade, ligado ao planejamento, desenvolvimento e identificação de oportunidades. Tem como resultados o equilíbrio, visão e perspectiva.
UNIUrgente e Não Importante: Composto por interrupções, telefonemas, correspondências e demais atividades triviais. Resulta em foco no curto prazo e é conhecido como quadrante da Decepção.
NUNINão Urgente e Não Importante: Geralmente são tarefas agradáveis, mas que não trazem benefícios verdadeiros, como navegar pela internet, fofoca e alguns emails. Costuma demostrar irresponsabilidade e resultar em baixo rendimento e até demissões. Chamado de quadrante do Desperdício.

Atividades urgentes requerem nossa atenção imediata e costumam ser impostas a nós. Já as importantes estão relacionadas aos resultados, contribuindo para alguma missão, valor ou meta prioritária.

Viver no quadrante UI significa pular de crise em crise, com uma vida estressada e sem grandes resultados de longo prazo. Neste caso, é comum alternar períodos entre o quadrante UI e NUNI para um pouco de relaxamento e prazer, o que acaba intensificando o sentimento do momento crítico.

Pessoas eficientes passam a maior parte do tempo no quadrante NUI, minimizando o UI e UNI, bem como evitando o NUNI. Isto garante bons resultados futuros, alinhados com as principais metas pessoais e profissionais.

Esta metodologia é mais simples de ser aplicada — compare com este fluxograma do GTD — e pode trazer benefícios com menos esforço e, talvez, mais rapidamente.

Para conhecer mais sugiro, além da leitura do livro, a resenha disponível no Scribd.

Sei que esta coluna semanal, Fazendo Acontecer com GTD, deveria trazer informações sobre a metodologia de David Allen. Mesmo assim, achei interessante apresentar esta alternativa (que eu conheci apenas recentemente) que também parece viável, apesar de eu nunca ter testado pessoalmente.

Se você já a experimentou, deixe suas impressões nos comentários.

Not a GTD Disciple? Don’t Worry About It [via Web Worker Daily]

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários7 Comentários

  1. Produtividade pessoal com GTD | Produzindo.net

    […] Não somos iguais, portanto o que funciona para um, não necessariamente será bom para outro. A simplicidade dos quatro quadrantes de Stephen Covey pode ser boa para alguns, mas a abrangência do GTD é interessante para […]

  2. 3 alternativas para o GTD — 7 Hábitos, Deixe para amanhã e Zen To Done | FazendoAcontecer.net

    […] tempo atrás, falei um pouco sobre os 4 quadrantes para gerenciamento de atividades de Stephen Covey. Como na semana passada fiz uma enorme compilação de referências sobre GTD na […]

  3. Da Cruz

    pertinente e interessante

  4. Aderlan

    Legal não tinha esta forma vou adquirir em meu relatório a partir de agora kkkkk muito bom mesmo…

  5. Renato

    Gostei, começando a fazer uso.

  6. 017 – Desiree Santos: criando robôs e militando pelas mulheres negras no mercado de tecnologia |

    […] eletrônicos (dicas do site da Desiree) Site do Matehacker Grupo de Arduino do RJ Sobre a Matriz de Prioridades: Importante x Urgente Site da Loiane Groner Site do Raphael de Almeida Grupo Mulheres na Tecnologia […]

  7. Jhow

    Gostei vou aplica-lo diariamente

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / Uma alternativa simples, mas eficiente, pra o GTD