Compartilhar arquivos de forma rápida, segura e sem limites

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

conexao-diretaExistem muitos sites, como o 4shared, MegaUpload e RapidShare oferecendo serviços de compartilhamento de arquivos gratuito. Porém, todos eles possuem 2 pontos negativos em comum: 1. tamanho de arquivo limitado; e 2. o arquivo fica armazenado no servidor da empresa.

Isso pode gerar alguns problemas. Se quiser compartilhar um arquivo maior do que o limite, antes precisará compactá-lo dividindo em arquivos menores usando o 7-Zip, por exemplo.

Talvez ainda mais crítico seja a questão da privacidade. Se seus arquivos estiverem disponíveis em servidores desprotegidos, outras pessoas poderão ter acesso a eles.

Compartilhamento navegador-para-navegador

filesovesmiles

O FilesOverMiles resolve estes dois problemas de um vez. Em vez de armazenar os arquivos compartilhados em seus servidores, o site disponibiliza um link que, ao ser aberto no computador de destino, inicia a transferência diretamente entre os dois computadores. Como o próprio site diz, compartilhamento de arquivos navegador-para-navegador.

link-para-download

Para usá-lo, os passos são semelhantes ao de qualquer outro sistema. A diferença e que, após indicar o arquivo a ser transferido, nenhum upload é feito e o site apresenta o link para download.

Além disso, o sistema não impõe o tamanho máximo para os arquivos — contudo, há um porém, veja abaixo.

Limitações

Apesar do serviço não limitar o tamanho dos arquivos disponibilizados, na prática, isto fica atrelado ao tamanho da memória RAM dos computadores envolvidos na transação. Como tudo funciona sobre plataforma Adobe Flash, o arquivo deve ser menor que a memória RAM disponível no computador de origem e metade da RAM do de destino.

Outro fator importante é que é necessário deixar o browser aberto na máquina que está enviando o arquivo. Assim que ele é fechado, o arquivo fica indisponível — porém, do ponto de vista da privacidade, isto é ótimo.

É uma forma interessante de ganhar tempo na internet com segurança e privacidade. Você conhece outra?

FilesOverMiles Shares Files Browser-to-Browser without Limits (Sort of) [via Lifehacker]

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários2 Comentários

  1. Érico

    dimais, muito interessante, só fico com um pé atraz ainda para usar o serviço por questão de segurança mesmo, se for usar arquivos importantes, mas para coisas simples já ajuda muito

  2. Rafael Perrone

    Érico, eu acho que é justamente o contrário. Com o FilesOverMiles, só as pessoas que você der o link para download têm acesso ao seu arquivo. Assim, é mais seguro que usar MegaUpload e outros sites do gênero.

    Além disso, e eu realmente não mencionei no artigo, toda a transferência é criptografada usando AES de 128-bit, o que a deixa muito difícil de ser interceptada.

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / Compartilhar arquivos de forma rápida, segura e sem limites