[Lembranças que o Google não apagou] Cadê?, Altavista e Yahoo!

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

lupa-tripeSei que o título parece estranho, pois tanto o Cadê?, o Altavista e, principalmente, o Yahoo! continuam na internet e funcionando. Porém, eles eram bem diferentes, tanto na aparência, quanto na tecnologia e importância, durante a década de 90 e início do milênio.

Nas origens da internet no Brasil, o Cadê? era uma das principais fontes de pesquisa de páginas nacionais. O Altavista foi uma das referências mundiais em buscas e o Yahoo! dominou o mercado mundial por um bom período.

Mas isso foi antes do Google chegar com o PageRank e dominar o mundo…

…das buscas.

Um pouco da história, tecnologia e evolução

Ainda antes do surgimento da World Wide Web, nasceu a primeira ferramenta de busca, chamada Archie. Criada em 1990 por um estudante da McGill University de Montrel, ela continha listas de diretórios de arquivos disponíveis em servidores FTP públicos.

Em 1993, foi criado o World Wide Web Wanderer, o primeiro web crawler — browser automatizado para indexação de websites, também conhecido por robô ou spider — porém seu propósito era apenas medir o tamanho da internet.

evolucao

A primeira ferramenta de busca que uniu os 3 elementos básicos dos motores de pesquisa (crawler, indexação e pesquisa) foi o JumpStation, criado em dezembro de 1993. No entanto, ele pesquisava apenas nos títulos das páginas.

Em 1994, o WebCrawler foi o primeiro a permitir buscas em qualquer parte do texto dos sites. A partir dele, vários outros surgiram, como o Magellan, Excite, Lycos, Altavista. O Yahoo!, também fundado em 1994, acabou dominando o mercado de buscas por muito tempo, apesar de ter iniciado como uma lista de diretórios de páginas, e não como uma ferramenta de busca propriamente dita.

O Cadê? foi o primeiro buscador brasileiro, criado em 1995 nos moldes do Yahoo!, ou seja, funcionava como um diretório de páginas que tinham que ser catalogadas manualmente.

Em 1997 surgiu o Google, que trouxe novos componentes à tecnologia dos motores de busca online. O mais importante deles, chamado PageRank, associa pesos à páginas da internet de acordo, principalmente, com a quantidade de links externos que apontam para ela, criando uma espécie de ranking da internet.

O trio Cadê?, Yahoo! e Altavista dominaram o mercado de buscas brasileiro até 1999, quando o Google começou a ganhar popularidade por aqui.

Cadê

antes…

cade-antigo

Como era um diretório, o Cadê listava as diferentes categorias de websites na página principal.

…e depois

cade-novo

Em 2002 foi adquirido pelo Yahoo! Brasil, passando a ser chamado de Yaho! Cadê?, que existe até hoje, apesar de ser muito pouco usado.

Altavista

antes…

altavista-antigo

O Altavista já foi uma das principais ferramentas de buscas do mundo e, inclusive, chegou a ser o provedor único de resultados de pesquisa para o próprio Yahoo!.

…e depois

altavista-novo

Originalmente criada por uma empresa chamada Digital, foi vendida em 1999 para a Compaq, que foi vendida para a Overture Services, Inc. em fevereiro de2003 e, por sua vez, foi adquirida pelo próprio Yahoo! em julho do mesmo ano.

Hoje em dia, está apenas na posição 1087 do Alexa.

Yahoo!

antes…

yahoo-antigo

Inicialmente era apenas um diretório que, como muitas outras ferramentas da época, se transformou também em um portal, como permanece até hoje. Atualmente, o Yahoo! é dono de dezenas de sites e serviços.

…e depois

yahoo-novo

Antes de criar sua própria tecnologia de busca completa (para deixar de ser um diretório) em 2004, o Yahoo! utilizou resultados do site Inktomi por volta de 2000. Depois disso, até 2004, fornecia buscas baseadas no próprio Google.

Apesar de não ser tão forte quanto já foi no segmento de buscas, o Yahoo! ainda é um monstro da internet quando considerados todos os serviços fornecidos, perdendo apenas para o Google no Alexa.

Para saber mais

  • Search Engine History – excelente site com a história das buscas na internet, de 1945 a 2007 (em inglês);
  • Wikipédia – Motor de busca (em português);
  • Wikipedia – Search engine (em inglês).

Imagem de trubluetitan.

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários6 Comentários

  1. Fernando Lima

    Olá!

    Só passando para dizer que seu post virou destaque na home do BlogBlogs :)

    Um grande abraço!

    Fernando Lima
    BlogBlogs
    http://blogblogs.com.br

  2. O BLOG DO SEU PC

    Parabéns pela postagem, muito boa, bem detalhada, com gravuras, que acrescentou muito ao tópico, gostei muito. Parabéns!

  3. Cleber

    Apesar de todo esse hype com o Google, ainda acho o Yahoo/Cadê o melhor, e é meu buscador padrão. E com o AltaVista é a mesma coisa!

  4. Entenda a guerra dos mecanismos de pesquisa da internet | FazendoAcontecer.net

    […] View já passou pela situação agora encarada por seus concorrentes, quando surgiu no fim da década de 90 e o Yahoo! e Altavista eram verdadeiros reis do setor. Nada parecia capaz de […]

  5. Use o Google para baixar MP3 e PDFs | FazendoAcontecer.net

    […] entanto, o líder absoluto desde o início da década continua sendo o Google. Este domínio pode ser atribuído a diversos fatores, como a criação de uma sistema de ranking […]

  6. [Lembranças que o Google não apagou] Simplicidade da internet de antigamente | FazendoAcontecer.net

    […] 1996, quando o acesso do público se difundiu de verdade na país, usamos diferentes navegadores e serviços de busca. Também passamos conexões discadas e, infelizmente, infecções por vários vírus de […]

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / [Lembranças que o Google não apagou] Cadê?, Altavista e Yahoo!