Mozilla Add-on Collections – mais produtividade com Complementos do Firefox

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

como-fazeracontecerA Mozilla atualizou sua página de complementos (add-ons) deixando o Firefox ainda mais poderoso do que o que já era. A partir de agora, ela conta com Collections — pacotes de complementos pré-arranjados. E, para facilitar o gerenciamento destes grupos, foi desenvolvida o Add-on Collector.

Uma das maiores vantagens, se não a maior, deste navegador sobre os concorrentes Google Chrome e Safari é a enorme quantidade de complementos disponíveis. Isto deixa o browser da raposa extremamente versátil e capaz de realizar praticamente qualquer tarefa.

O principal inconveniente, no entanto, é que sempre que se fazia uma nova instalação era necessário instalar todos os add-ons desejados. Ou seja, além de lembrar de todos os nomes de complementos a serem usados, você ainda tinha que procurar complemento por complemento e aguardar a instalação de um a um.

Agora você pode criar uma Collection personalizada (que requer o registro gratuito no site de Add-Ons onde ficará hospedada em um endereço como addons.mozilla.org/collection/fazendoacontecer.net e funcionará como um backup dos complementos que costuma usar. Sempre que fizer uma nova instalação, basta sincronizá-la com sua Collection e todos os seus add-ons, dicionários, temas e pacotes de idiomas costumeiros serão instalados automaticamente.

Outra alternativa é assinar alguma das inúmeras Collections temáticas criadas pela comunidade e disponibilizadas no site. Há algumas com itens específicos para redes sociais, viagens, referências e web development, por exemplo.

Vamos ver como fazer isso.

Instalando o Add-On Collector

complemento-add-on-collector

O Add-on Collector é um complemento criado com o único objetivo de gerenciar suas Collections. Após instalá-lo, uma nova aba chamada Assinaturas será exibida na sua janela de Complementos. Observe, também, que cada complemento agora exibe um botão Publicar para. Já veremos como ele funciona.

Conectando à sua conta do Mozilla Add-ons

add-on-collector-login

É necessário ter uma conta (gratuita) no site de Complementos. Na nova aba Assinaturas que aparece na janela de Complementos (Ferramentas – Complementos) digite o endereço de email de sua conta e a senha. Se ainda não tiver criado sua conta, clique em Eu não tenho uma conta de usuário.

Criando uma nova Collection

create-a-collection

Vá até o site oficial de Complementos da Mozilla, entre com sua conta e clique em Create a collection.

criar-collection

Dê um nome e crie uma breve descrição para ela. Marque a opção indicando se a Collection será publica ou privada.

collection-criada

Sua Collection já está criada.

Assinando sua Collection

adicionar-a-favoritos

Para assinar sua recém-criada Collection, clique no botão Add to Favorites.

Adicionando Complementos a sua Collection

adicionando-complemento-a-collection

Você pode fazer isto na tela de gerenciamento da Collection, na sua conta do Add-ons. Porém, é muito mais prático pela janela de Complementos do próprio Firefox. Ao clicar no novo botão Publicar para, selecione a Collection que deseja incluir este add-on. Também é possível criar uma nova Collection desta forma, clicando em Nova Coleção.

Repita esta etapa em todos os complementos que deseje.

assinaturas-collections

Ao verificar a aba Assinaturas novamente, verá que todas os complementos adicionar estão listados lá.

Assine quantas Collections quiser

Um grande ponto positivo deste recurso é a possibilidade de assinar tantas Collections quanto se queira. Basta ir na aba Assinaturas e clicar no + na parte inferior esquerda da janela. Para assinar a Collection do FazendoAcontecer.net, vá no endereço addons.mozilla.org/collection/fazendoacontecer.net.

Dicas

Como de costume, algumas dicas e observações.

  • Bugs. O sistema ainda tem alguns bugs. Algumas vezes não consegui logar e o nome da Coleção aparecia como um enorme endereço, e não com o nome customizado que lhe batizei;
  • Lentidão. Achei o processo de sincronização um pouco lento. Mesmo mudando o tempo de atualização nas preferências do Add-on Collector para 1 minuto, o sistema ainda demorava para exibir as mudanças;
  • Assine várias Collections. Esta é uma grande vantagem e da, inclusive, um fator social ao sistema;
  • Suporte a vários programas. Vários programas da Mozilla suportam Collections — Firefox, Sunbird, Thunderbird, SeaMonkey e Fennec — que devem ser criadas especificamente para cada um deles.

Confesso que fiquei bastante entusiasmado com o novo sistema. Há muito tempo eu desejava algo do gênero e minha alternativa até agora tinha sido manter uma lista no Googe Tasks com os nomes das extensões que eu costumava usar — eu sei, nada produtivo. Eu sempre pensava duas, três, quatro vezes antes de testar uma nova versão do Firefox.

Apesar de ver que ainda é necessário dar uma lapidada nas bordas, no geral, a dupla Collections/Add-on Collector já funciona razoavelmente bem e vai economizar muito tempo.

Só para lembrar, você ganha tempo com produtividade para aproveitar as coisas realmente boas da vida.

Se vocês criarem novas Collections e quiserem que eu as publique, é só postar o link pelos comentários que eu incluo aqui no artigo.

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / Mozilla Add-on Collections – mais produtividade com Complementos do Firefox