[Lembranças que o Google não apagou] |MSN Windows Microsoft| |Live| Messenger

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

lembrancas-que-o-google-nao-apagou-transO ICQ foi pioneiro no ramo das mensagens instantâneas pela internet. Antes dele, conversar pela internet se resumia a salas de bate-papo. Porém, logo depois veio a Microsoft e dominou o mercado — pelo menos o brasileiro — com suas práticas monopolistas muita dedicação e competência, através de sua série de produtos Messenger — MSN Messenger, Windows Messenger, Windows Live Messenger e Microsoft Messenger, para o Mac.

É comum ouvir pessoas se referindo a todos os comunicadores instantâneos da Microsoft simplesmente por Messenger ou MSN. No entanto, a empresa já lançou várias versões diferentes, com alguns nomes igualmente distintos que costumam mudar junto com o lançamento de um novo sistema operacional.

Vamos relembrar — e entender — um pouco da história destes programas que até hoje predominam entre os brasileiros.

MSN e MSN Messenger Service

logo-msnMSN é a sigla para Microsoft Network, um produto criado pela empresa em 1995 e lançado junto com o “revolucionário” sistema operacional Windows 95. Originalmente, era apenas um provedor de internet dial-up (discada) e de conteúdo.

Só em 1999, mais precisamente no dia 22 de julho, foi lançado o MSN Messenger Service 1.0, juntamente com o Internet Explorer 5.0. Criado para competir com o AOL Instant Messenger (AIM), que dominava o mercado norte-americano, MSN Messenger Service era tanto o serviço que suportava a comunicação quanto o programa que se conectava a este serviço.

Ele contava apenas com recursos básicos, como mensagens de texto e listas de contatos simples. Além disso, foi a única versão que se conectava também à rede da AIM. Como a AOL criava continuamente métodos para bloquear o acesso da Microsoft, ela acabou desistindo da iniciativa e nenhum outra versão voltou a contar com este recurso.

Em 16 de novembro do mesmo ano, a versão 2.0 foi lançada, incluindo um banner publicitário e a possibilidade de customizar a tela de conversa e era uma opção de instalação do Windows Me.

A 3.0 vem em 29 de maio de 2000 permitindo troca de arquivos entres PCs e conversas PC-telefone através da Net2Phone, um dos primeiros provedores de VoIP do mundo.

MSN Messenger e Windows Messenger

Com o lançamento do Windows XP, foi liberada, porém separadamente, a versão 4.6, em 23 de outrubro de 2001. Permitia agrupar contatos, conversas de voz e uma interface inteiramente redesenhada. Outra mudança fundamental foi a troca do nome para MSN Messenger, enquanto o serviço passou a ser chamado de .NET Messenger Service, que foi mantido desde então.

windows_messenger_xp_iconContudo, o MSN Messenger rodava apenas nas versões 95, 98, Me, NT 4.0 e 2000, pois, juntamente com o Windows XP, foi distribuído o Windows Messenger, que nada mais era que uma versão simplificada do MSN Messenger. Nesta época, as duas versões não conviviam juntas no mesmo sistema operacional.

windowsmessenger51

Isso mudou em 24 de outubro de 2002 com o MSN Messenger 5.0, primeiro da família que podia ser instalado em conjunto com o Windows Messenger no XP. Ele também incluía suporte a UPnP e um plug-in para Windows Media Player.

O Windows Messenger ficou famoso por seu método extremamente obscuro de desinstalação, pois não era possível removê-lo pelo Painel de Controle. Era necessário executar o comando RunDll32 advpack.dll,LaunchINFSection%windir%\INF\msmsgs.in f,BLC.Remove

No ano seguinte chega a versão 6.0, no dia 17 de julho. Trazia profundas mudanças e elementos customizáveis, como emoticons, avatars e temas de fundo.

A versão 7.0 vem em 7 de abril de 2005 suportando winks e vendendo imagens animadas, emoticons e temas. Outra novidade foi o suporte a reconhecimento de escrita manual.

No dia 23 de agosto deste ano, foi atualizado para 7.5 com pequenas mudanças.

Windows Live Messenger

Ao lançar a versão 8.0, o comunicador também foi renomeado para Windows Live Messenger, que foi lançado oficialmente em 19 de junho de 2006 — 6 meses depois do primeiro beta, em 13 de dezembro de 2005.

As principais mudanças foram conversação offline, opção de cores para o tema, pop-up de detalhes ao mover o mouse sobre os contatos e mudança do sistema de autenticação de Microsoft Passport Network para Windows Live ID.windows_live_messenger_81

A versão 8.1 veio em 29 de janeiro de 2007 permitindo conversas com usuários da rede Yahoo, além de algumas mudanças visuais. No dia 6 de novembro de 2007 chega a versão 8.5 — depois do primeiro beta lançado em 27 de maio deste ano — com algumas mudanças visuais e integração com a família Windows Live.

Já se vê uma evolução muito boa na aparência do programa, porém, muitos reclamam que sentem falta da simplicidade do Windows Messenger, que já estava praticamente abandonado.

windows-live-messenger-2009-iconEm 17 de setembro de 2008 tem início o programa beta oficial para a versão Windows Live Messenger 2009, que era conhecida como versão 9, porém foi alterada para 14 para ficar igual à família Office.

Suas principais novidades são possibilidade de se logar em vários computadores simultaneamente, proteção contra spam, customizações por contato e adequação da interface ao Windows Vista.

windows-live-messenger-2009

A versão final do Windows Live Messenger 2009 foi lançada em 7 de janeiro de 2009.

Ufa!

logopidginParticularmente, não uso mais os comunicadores da Microsoft, apesar de continuar me conectando a sua rede através de outros softwares multi-protocolos, como Digsby, Pidgin e Adium. Mesmo assim, reconheço a importância histórica do |MSN Windows Microsoft| |Live| Messenger, principalmente para os brasileiros, uma vez que este ainda é o mensageiro mais utilizado no país.logo-adium

Porém, hoje existem muitos protocolos diferentes e é muito mais produtivo ter um programa único que se comunique com todos eles. Por exemplo, no Brasil, as redes Yahoo, Google Talk e Orkut são bastante usadas.

Facebook, Twitter e MySpace, apesar de não serem comunicadores na origem, possuem um embutido em seus serviços e têm crescido bastante no nosso país.

Você usa o Windows Live Messenger ou algum outro comunicador? Se respondeu a primeira opção, faça o teste de um destes que indiquei e diga o que achou.

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários1 Comentário

  1. Vanessa

    Cheguei aqui através do google.

    É uma pena que o irc não tenha sido citado, porque ele é o grande pioneiro no termo de msgs instantâneas. E vive até hoje. A rede Freenode composta por programadores é uma das mais ativas.

    Por não ter citado o irc, e o assunto apenas girar em torno do icq, e msn, não cheguei a ler todo o artigo.

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / [Lembranças que o Google não apagou] |MSN Windows Microsoft| |Live| Messenger