Melhore sua velocidade de digitação com cursos online gratuitos

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

como-fazeracontecerVelocidade e precisão com digitação são dois dos principais indicadores de produtividade ao se usar um computador. Como o próprio David Allen fala no livro A Arte de Fazer Acontecer ao comentar sobre habilidade ao digitar e a regra de dois minutos (tradução livre): […] se você está em um ambiente com grande quantidade de emails, aumentará imensamente sua produtividade se aperfeiçoar sua velocidade de digitação e usar atalhos de teclado […].

Claro que a datilografia, por si só, não garante resultado, nem que metas serão alcançados e problemas resolvidos. No entanto, sem dúvida alguma, reduz o tempo necessário para alcançar estes objetivos e é um bom fator diferenciador, principalmente para quem trabalha frequentemente com computadores e internet.

digitacao-rapida-teclado

Além da produtividade, outros fatores importantes — e que tem feito muita gente procurar cursos de digitação — são as exigências feitas em concursos para funcionário público e a procura por empregos ou reposicionamento no mercado de trabalho, principalmente em tempos de crise.

Pensando nisso, procurei cursos online (ou seja, programas que requerem instalação ficaram de fora) gratuitos que estivessem disponíveis em português. Sinceramente, não achei nenhum deles perfeito, mas selecionei os dois que mais me agradaram. Relato aqui o que encontrei de positivo e negativo em cada um e deixo nas suas mãos a escolha para usar o que mais lhe convém.

TypingWeb

interface-clara-typingweb

Com a interface mais elaborada entre os aplicativos testados, versão pessoal gratuita e empresarial e educacional pagas, o TypingWeb é, disparado, a melhor alternativa testada.

Pontos positivos

Interface clara, eficiente e bonita. Como já disse, a aparência do TypingWeb o faz sobressair em relação aos demais. Mesclando imagens, textos claros e animações na medida certa, o resultado é uma ótima experiência do usuário.

variedade-idiomas-typingwebVariedade de idiomas. Possui versões em 10 idiomas diferentes, incluindo inglês, italiano, alemão, espanhol, francês e, claro, o nosso português — apesar do site exibir a bandeira de Portugal ao selecionar nosso idioma, não encontrei nenhuma palavra escrita na forma lusitana, o que me faz crer que o português tupiniquim foi usado.

Variedade de teclados. Assim como os idiomas, vários layouts de teclado diferentes podem ser treinados.

niveis-diferentes-especializadosDiferentes níveis e cursos especializados. O curso gratuito é dividido em três níveis — Iniciante, Intermediário e Avançado — e mais três direcionados — Especializados, contendo teclado Dvorak e trechos de livros; Notícias/Manchetes, com textos de sites deste ramos; e o excelente Suas Teclas Problemáticas, com conteúdo voltado para melhorar sua performance com teclas que o sistema identificou, pelos demais cursos, que você tem problemas.

Avaliação de desempenho. O site ainda conta com avaliação de nível, permitindo verificar sua evolução, incluindo um Hall da Fama com ranking dos usuários. Também fornece uma análise estatística completa que pode ser comparada com as médias por país, idade e sexo.

Extras – jogos e temas. Para completar os recursos, ainda possui jogos de digitação para praticar se divertindo e vários temas para personalizar a aparência.

Pontos negativos

O ponto negativo do TypingWeb fica por conta do conteúdo dos cursos ser quase totalmente em inglês. Para o nível Iniciante, isto não influi muito, já que esta etapa possui apenas treinos com teclas independentes.

Já no Intermediário e Avançado, dá para sentir falta do português. As dicas e aulas estão todas na nossa língua, porém, o texto que deve ser digitado não foi traduzido.

Não é um problema tão sério, já que não é imprescindível entender o que se digita, mas pode afastar alguns usuários.

asdf

asdf-interface-curso-digitacao

O único aplicativo nativo do Brasil, é simples e direto ao ponto. Contudo, deixa a desejar em alguns quesitos, como layouts de teclado e níveis de cursos.

Interface razoável. A aparência o asdf não é tão exuberante quanto a do TypingWeb, mas também não chega a atrapalhar a aprendizagem. Possui algumas animações, também sem exageros e algumas aparências de teclado diferentes — o que não achei ter grande utilidade.

Feito no Brasil, para brasileiros. Único entre os avaliados aqui que possui todo o conteúdo em pt_br. Tanto o teclado, texto das aulas e conteúdo a ser digitado estão no português do Brasil.

Acessibilidade. Todo o material didático pode ser lido por uma voz feminina que lembra os menus de telemarketing. É um ótimo diferencial para pessoas com dificuldades visuais.

Extras – Excel e Matemática. Além de digitação, o sistema ainda oferece cursos básicos de Excel e Matemática, o que pode ser útil para alguns.

Pontos negativos

Apenas um layout de teclado. Se seu teclado não é segue o padrão da ABNT, esqueça o asdf. Este é o único layout disponível.

Apenas um curso com um nível. As aulas estão divididas em 12 etapas que aumentam gradativamente de dificuldade. Não existem treinamentos direcionados nem divisões por dificuldade.

Praticamente sem feedback. Os únicos indicadores de desempenho são Toques/Minuto e número de erros. E são pontuais, não são armazenados e é difícil verificar evolução.

Outros aplicativos online testados

Analisei alguns outros sites, mas não recomendo nenhum deles. Ainda assim, segue a lista para quem quiser verificar pessoalmente.

Digicurso – Por mais que um site funcione bem, se ele nos faz pensar que estamos na década de 90 usando o Internet Explorer 5.0, já é motivo de repulsa. É um site lusitano e não encontrei nenhum ponto positivo nele além de ser em português, ainda que de Portugal.

Peter’s Online Typing Course – Apenas em inglês. Interface ruim.

Type Online – Apenas em inglês. Interface muito ruim.

Alison – Apenas em inglês. Possui outros cursos.

ADCB Dvorak Typing Course – Apenas em inglês. Apenas teclado Dvorak.

Typeracer – Apenas em inglês. permite integração com redes sociais (Orkut, Facebook, etc.).

FreeTypingGame – Apenas em inglês. Possui jogos. Interface ruim.

Learn2Type – Apenas em inglês. Interface razoável.

Na minha opinião, o TypingWeb e o asdf serão suficientes para qualquer um. Se você quer produtividade no computador ou amentar suas chances de aprovação em concursos públicos, estes sites são ótimas alternativas.

Você conhece algum outro curso online que não foi citado aqui? Já usou algum dos citados? O que achou? Compartilhe sua experiência!

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários1 Comentário

  1. anonimo

    pessimo!

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / Melhore sua velocidade de digitação com cursos online gratuitos