Mude rapidamente de janela configurando seu mouse como Alt+Tab

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

como-fazeracontecerSeja mais eficaz ao usar o computador mudando a janela ativa com apenas um giro da roda do mouse. É isso que o leitor do Lifehacker Zarek sugere, configurando seu mouse para funcionar como Alt+Tab.

Para tornar seu mouse em uma ferramenta ultra-rápida de troca de janelas, use o programa AutoHotKey — infelizmente disponível apenas para Windows — e algumas linhas de código no seu script. A roda do seu mouse se transformará no mais rápido Alt+Tab que você já viu.

Se usado em conjunto com o Caps Lock com funções personalizadas, com um pouco de prática, você será muito mais rápido ao realizar tarefas corriqueiras no computador.

Para mouses com 4 ou 5 botões

Se o seu mouse possui mais do que os dois botões básicos e a roda do mouse, você pode associar a função de Alt+Tab a um deles. Se este for seu caso, adicione o código abaixo ao script do AutoHotKey, ou crie um novo, caso ainda não tenha nenhum.

XButton2 & WheelDown::AltTab
XButton2 & WheelUp::ShiftAltTab

Para usar o quarto botão, troque XButton2 por XButton1.

Após isso, segure o botão configurado e gire a roda do mouse para baixo ou para cima para alternar janelas no Windows.

Para mouses básicos com 3 botões

Caso seu mouse seja mais simples, contando apenas com os botões esquerdo, direito e a roda do mouse — que também é um botão — há uma alternativa.

Você pode configurar o próprio botão da roda do mouse para ativar a função Alt+Tab. Apesar de não ser tão fácil quanto com botões adicionais, com um pouco de prática também é possível ganhar tempo.

~MButton & WheelDown::AltTab
~MButton & WheelUp::ShiftAltTab

Atalho de teclado X Mouse

mouse-roda-wheel

Este pode parecer mais um episódio da discussão entre a rapidez dos atalhos de teclado e a facilidade do uso do mouse. Porém, é justamente o contrário.

Com estas dicas, principalmente se usadas em conjunto com outras de atalhos de teclado, você une o melhor dos dois mundos. Quando suas mãos estiverem sobre o teclado — digitando, por exemplo — use os atalhos. Se estiver segurando o mouse, não perca tempo mudando para o teclado nem procurando por ícones. Faça bom uso do mouse.

Você tem alguma outra ideia para ganhar tempo no computador com atalhos, mouse ou scripts do AutoHotKey? Ou ainda, sabe como configurar recursos semelhantes no Linux ou Mac? Compartilhe seu conhecimento.

Activate alt-tab switching with just your mouse [via Lifehacker]

Imagem de rodrigo senna.

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / Mude rapidamente de janela configurando seu mouse como Alt+Tab