O Diagrama do Conceito Básico do GTD

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

fazendoacontecer-com-gtdO GTD é uma metodologia prática — no sentido mãos-à-obra — por natureza. A Arte de Fazer Acontecer está repleto de exemplos reais e David Allen incentiva a todo momento que se coloque a mão na massa, literalmente.

Talvez por este motivo, e já que o processo completo de aplicação da metodologia não é tão trivial, é comum encontrar fluxogramas de seu funcionamento. É uma forma visual de representar as cinco etapas: Coletar, Processar, Organizar, Revisar e Executar.

Para quem procura entender a aplicação da metodologia, estas representações gráficas funcionam muito bem, e o recurso foi muito explorada no próprio livro.

Três bons exemplos podem ser encontrados no FatorW, no Flickr e no Scribd (workflow em inglês, mas bem detalhado).

No entanto, nunca encontrei nada que facilitasse a visualização do conceito básico da metodologia — tire tudo da sua cabeça. Não que isto seja algo difícil de ser compreendido. Mas, muitas vezes, é mais fácil memorizar algo vendo um desenho ou gráfico do que simplesmente lendo a teoria.

Assim, resolvi cobrir esta lacuna. Preparei um Diagrama do Conceito Básico do GTD.

A analogia cérebro—computador

David Allen faz uma analogia muito interessante em seu livro. Segundo ele, nossa memória de período curto funciona como a memória RAM de um computador, guardando tudo que está incompleto, desorganizado e sem decisão. Já a mente consciente seria como um monitor, que só consegue se concentrar em duas ou três coisas por vez, no máximo.

À medida que a memória RAM enche ele fica lento. Quando nossa cabeça é ocupada por coisas soltas não conseguimos nos dedicar inteiramente a uma determinada tarefa.

O autor pára aí, mas eu vou um passo mais além na analogia. Para liberar a RAM e deixar mais espaço para trabalho, é necessário armazenar estar informações em algum lugar. Na computação, isto é feito passando estes dados para o disco rígido (HD). No Getting Things Done, preechemos todas as nossas listas, arquivamos material de referência, delegamos ações.

diagrama-conceito-gtd

Desta forma, nosso cérebro fica com mais espaço livre e capaz de focalizar totalmente em um único item. Além disso, ele sabe que tudo que é importante está guardado no seu HD — as listas — e não precisa ficar se lembrando a todo momento. Este é o estado de mente como água (mind like water, em inglês) mencionado no livro.

Sei que esta ideia é fácil de ser internalizada e este diagrama pode parecer muito simples. Mas as grandes conquistas surgem de soluções simples.

Para completar, achei que ele ficou bem legal e que valia a pena publicá-lo.
:-]

Share

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários3 Comentários

  1. Extensa lista de recursos e informações sobre GTD | FazendoAcontecer.net

    […] O diagrama do conceito básico do GTD […]

  2. Rudolfh Bantim

    Fantástico diagrama, principalmente para pessoas da área de TI.

  3. Camile Carvalho

    Adorei o diagrama! Um jeito fácil e simples de explicar. Utilizo o GTD e sempre obtenho bons resultados. Também aplico os Mapas Mentais na minha vida =)

    Parabéns pelo blog, passo por aqui sempre.

    Abraços,
    Camile Carvalho

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / O Diagrama do Conceito Básico do GTD