[Lembranças que o Google não apagou] Simplicidade da internet de antigamente

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

lembrancas-que-o-google-nao-apagou-transA internet mudou muito. Desde 1996, quando o acesso do público se difundiu de verdade na país, usamos diferentes navegadores e serviços de busca. Também passamos conexões discadas e, infelizmente, infecções por vários vírus de computador.

Podemos dizer que a tecnologia evoluiu. HTML, CSS, Javascript, Ajax, TCP/IP, PHP, tipos de conexões, internet móvel, cada um deles contribuiu com uma parcela das modificações que percebemos. Os resultados para o usuário são páginas mais bonitas e fáceis de navegar, conteúdo dinâmico, aplicativos online, compatilhamento de arquivos, fartura de vídeos, músicas e animações.

Acima de tudo, hoje há várias formas diferentes para se fazer a mesma coisa. Assim, o quê, como e onde são itens opcionais da internet e ficam a gosto do freguês.

Mas o que isso tudo tem a ver com as Lembranças que o Google não apagou? Explico.

internet-html-antigo-papiro

Para a grande maioria das pessoas, esta mudança é benéfica. A experiência do usuário é mais rica e pode-se fazer quase tudo pela rede. Porém, algumas semana atrás, perguntei a um amigo o que lhe fazia falta na internet de hoje. A resposta veio rápida e direta: “A simplicidade de antigamente. Havia apenas conteúdo estático, com poucas cores, raras imagens e fotografias e vídeos praticamente inexistiam. Para tudo isso, usávamos um único navegador.

Achei que era um pouco de exagero. Como alguém pode sentir falta disso depois de tanta evolução? Resolvi fazer algumas buscas e tentar encontrar algum ponto de vista semelhante. Siceramente, não encontrei nada muito além desta charge.

Mas também me deparei com este vídeo bem interessante. Foi publicado no Download Squad com o título This is what the web looked like in 1994 (Como era a aparência da web em 1994, em inglês) — via Blogoscoped. Se deleitem e reparem na cor de fundo quase universal, semelhante a um leitor de RSS atual. Dá pra ter uma boa ideia de como tudo se parecia.

Agora, uma pergunta. Algum de vocês sente esta mesma saudade da internet de antigamente e sua falta de recursos e opções?

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários3 Comentários

  1. Dmitry

    Apesar de achar que as coisas eram mesmo mais simples, eu sou muito feliz pela revolução digital pela qual a Internet está passando. O excesso de informação pode levar a pessoa a um lugar indesejado, mas também pode apresentar todas as infinitas possibilidades profetizadas no vídeo acima.

  2. [Lembranças que o Google não apago] Modem | FazendoAcontecer.net

    […] Outra inovação dos Smartmodems é que eles permitiam fazer e receber chamadas. Antes deles, os modems acoplados acusticamente faziam apenas uma das coisas e era muito caros. Isto foi fundamental para a disseminação de BBS e, posteriormente, a internet. […]

  3. carla

    muito bom me ajudou muito este site
    como evolui a internet em?
    rsrsrsrs…

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / [Lembranças que o Google não apagou] Simplicidade da internet de antigamente