Privacidade online – Como desabilitar Location-Aware no Firefox

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

privacidade-online-trava-cadeadoManter privacidade online é uma das maiores preocupações de usuários da internet. Algumas maneiras são bem óbvias: usar boas senhas em sites e redes wireless e manter o computador livre de vírus e malwares.

Porém, o próprio avanço da tecnologia pode trazer alguns riscos. É o caso das informações pessoais divulgadas abertamente em redes sociais. Cabe a você decidir quanta exposição dispõe-se a oferecer.

Este também o caso de um novo recurso do navegador Mozilla Firefox 3.5. A tecnologia Location-Aware de geo-posicionamento (geolocation), presente no aplicativo, permite que o browser saiba onde o usuário está fisicamente.

Exemplo de uso de geolocation

O site 3liz.org possui uma demonstração de uso de navegação location-aware. Se quiser testar, precisa usar o navegador Firefox 3.5 (ou outro que possua a tecnologia). Lembre-se de aceitar compartilhar informações de localização.

menu-compartilhar-localizacao-firefox

Fiz o teste em casa (Salvador, Bahia). Minha localização apareceu um pouco deslocada, porém dentro da faixa de erro indicada de 18.000m. A localização sugerida foi a apontada pelo ícone vermelho. A real está indicada pela seta.

posicao-geolocation

As aplicações práticas desta novidade são bem interessantes. Ferramentas de busca poderão oferecer resultados mais relevantes, e mapas online mostrarão todas as pizzarias nas vizinhanças de sua casa facilmente. Por outro lado, a questão da privacidade na internet também é trazida e algumas pessoas podem achar que é informação demais sendo revelada.

Ainda que os sites precisam da aprovação do usuário antes de ter acesso à localização do visitante, se você quer continuar oculto, veja como pode desabilitar a função de geo-posicionamento no Firefox 3.5.

Editando about:config

As configurações do Firefox são feitas digitando about:config na barra de endereço. Se esta é a primeira vez que você as edita, é exibido um aviso informando sobre os riscos de modificar as configurações avançadas. Clique no botão dizendo que será cuidadoso. E seja.

about-config

No campo Localizar, digite geo.enabled. Clique com o botão direito sobre a linha da propriedade geo.enabled e selecione Inverter valor.

about-config-inverter-valor

Reinicie o navegador e pronto, sua localização já está protegida e os sites não poderão saber onde você está.

Para quem já liberou o acesso a alguns sites e deseja voltar atrás

1. Vá para o site que você liberou acesso à sua localização.

compartilhar-localizacao

2. Enquanto estiver na página, clique no menu em Ferramentas › Propriedades da página e selecione a guia Permissões. Desmarque a opção Perguntar e selecione Bloquear.
3. O sistema de geo-posicionamento cria um número aleatório de identificação. Para apagá-lo, vá em Ferramentas › Limpar histórico recente… Mude o período para Tudo, clique em Detalhes e certifique-se que Cookies esteja marcado (se não quiser apagar ou outros itens do histórico, deixe-os desmarcados).

Assim, seu navegador está completamente limpo de informações de localização, mesmo que você já tenha permitido acesso a outros sites anteriormente.

Você acha que liberar este tipo de informações pessoal pode ser prejudicial para a privacidade online? Ou acredita que ela traz mais benefícios, como o de resultados de pesquisa mais relevantes?

Deactivate Location-Aware browsing in Firefox 3.5 [via the How-To Geek]

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / Privacidade online – Como desabilitar Location-Aware no Firefox