As melhores alternativas para criar mapas mentais e brainstorm

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

fazendoacontecer-com-gtdQuais são as melhores alternativas para criar mapas mentais? Antes disso, qual a importância dos mapas mentais? Dos usos complexos — brainstorming, mapeamentos de projetos, planos de ação e fluxogramas — aos mais triviais, como gerenciamento de nosso dia-a-dia e conquistas pessoais, eles são aplicados com vários objetivos. Na hora de desenvolvê-los, criatividade é importante, mas a escolha de boas ferramentas faz a diferença.

Os mapas mentais, ou mind maps, em inglês, são usados há bastante tempo em tarefas relacionadas à gestão da informação e gestão estratégica de empresas. Devido à sua simplicidade e facilidade de uso, este modelo foi adotado de braços abertos pela comunidade digital.

Ele encaixa perfeitamente ao mapeamento e planejamento de sites e blogs, desenvolvimento de softwares, acompanhamento de bugs, planejamento de layouts e funcionalidades de programas. Com o GTD não seria diferente. Mapas mentais são ótimas alternativas para a fase Coletar, principalmente quando aplicada no planejamento de projetos.

Por este motivo, não faltam programas e aplicativos online para criar mapas mentais. Alguns têm apenas os recursos mais básicos e ganham em simplicidade, outros possuem recursos mais avançados, como compartilhamento e criação de mapas por email, mas são também mais complexos. Há alternativas pagas, mas as gratuitas não deixam nada a desejar. Vamos conhecer algumas delas.

Freemind

FreeMind-mapa-mental-mind-map

O ponto forte do Freemind é que ele é feito inteiramente em Java. Isso permite usá-lo em praticamente qualquer sistema operacional. No Windows, Mac OS X e Linux, o Freemind tem a mesma cara e o usuário, a mesma experiência. Outra vantagem deste programa é o fato de ser open source. Hospedado no Sourceforge.net, econta com uma wiki bastante completa, tem amplo suporte para atalhos de teclado e é altamente customizado. Exporta os mapas em vários formatos, tais como HTML, PDF e PNG. O ponto fraco é que a interface e ícones disponíveis, apesar de customizáveis, não são tão bonitos.

XMind

xmind-mapas-mentais-mind-maps

Outro excelente aplicativo open source, o XMind tem acabamento da interface levemente mais rebuscada que o Freemind. Também é capaz de exportar os mapas criados para diversos formatos de arquivo. Ainda oferece possibilidade de compartilhamento e desenvolvimento colaborativo gratuitamente através do site XMind.net. Além da versão gratuita, há um licença paga que custa 49 dólares por ano. Com ela, é possível criar apresentações, gráficos de Gantt e compartilhamento privado. Para fãs de GTD, tem um módulo específico para os seguidores da metodologia. De quebra, ainda cria diagramas espinhas de peixe (diagramas de Ishikawa) e importa arquivos do Freemind e MindManager. Roda nos três principais sistemas operacionais: Windows, Mac e Linux.

MindMeister

mindmeister-mind-map-gtd

Esta é a opção para os fanáticos por web2.0 e não querem instalar nada no próprio computador. O MindMeister é um aplicativo totalmente online. A interface e os recursos são extremamente simples, o que é um ponto forte deste sistema. Exporta mapas em PDF, JPG, PNG, GIF. A versão paga ainda exporta para Freemind e MindManager e permite edição offline. Sua maior vantagem é a grande capacidade para desenvolvimento colaborativo. Também permite definir ações, criar prazos e alarmes. Tem um ótimo recurso que cria mapas automaticamente via email.

MindManager

O MindManager é para quem quer levar mapas mentais a sério. Custa 349 dólares. É caro, mas empresas podem recuperar o investimento rapidamente se for bem utilizado. Tem interface semelhante à do Microsoft Office 2007, integração com bancos de dados Access e MySQL, ferramenta de busca poderosa que ajuda a encontrar palavras-chave em grandes mapas. Vem com uma série de templates e, além de exportar para formatos comuns (PDF, JPG, PNG, GIF) também cria apresentações em Flash. Quem quiser experimentar, no site você consegue uma versão de testes válida por 30 dias. Está disponível para Windows e Mac OS X.

Papel e caneta

mapa-mental-papel-caneta-mind-map

Por último, mas não menos importante, papel e caneta é um excelente alternativa para criar mapas mentais. Os puristas pregam que esta é a melhor forma para fazer brainstorming e não é à tôa. Para muita gente, esta é a única forma de deixar a mente fluir livremente, com o máximo de criatividade, sem se preocupar com conhecimentos técnicos, cliques de mouse, interface, teclado e tudo mais associado a computadores. Deve ser levado em consideração sempre. Disponível nos bolsos, mochilas e gavetas de pessoas prevenidas.

Como vocês podem ver, as alternativas são muitas e servem a todos os gostos. Fica a cargo do usuário escolher aquela que mais se adapta. Como sugestão, o que funciona muito bem para mim é começar rabiscando ideias com papel e caneta, sem se preocupar muito com dependências e relações entre os tópicos. Assim nossa mente atinge o máximo em criatividade.

Depois de traçar as linhas gerais, se o projeto/ideia/problema/site/blog/tarefa for realmente importante, transfira tudo para um programa. Nele você poderá visualizar melhor o que idealizou e complementar, fechando com os ajustes finais. Se estiver trabalhando em time, aproveite para compartilhar.

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários5 Comentários

  1. Novidade nos Melhores programas – Mapas mentais (mind maps) | FazendoAcontecer.net

    […] o artigo de ontem, As melhores alternativas para criar mapas mentais e brainstorm, e selecionei aqueles que se adequam às diretrizes na nossa lista de Melhores […]

  2. Julio Cesar Mulatinho

    Está acontecendo algum problema com o feed do FazendoAcontecer: este é o último artigo que aparece no GoogleReader. Pensei que o endereço do feed havia mudado, então cancelei a assinatura e assinei de novo, mas o problema persiste.

  3. Rafael Perrone

    Julio Cesar,

    muito obrigado por avisar. Apesar de eu ser um dos assinantes do blog (justamente para verificar se o feed está funcionando normalmente), não percebi que tinha parado no dia 22.

    Tomei um susto quando li sua mensagem, mas me ajudou imensamente!

    O problema agora parece estar resolvido (pelo menos está funcionando para mim). Por favor, confirme que o feed está de volta na ativa.

    Grande abraço,
    Rafael Perrone

  4. Faça listas de tarefas eficazes para um GTD produtivo | FazendoAcontecer.net

    […] que você faça um bom brainstorming ou mapa mental do seu projeto, identifique todas as suas próximas ações e siga a estrutura sugerida, ainda […]

  5. designdfn

    Agradeço por mostrar as allternativa para os mind maps!!

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / As melhores alternativas para criar mapas mentais e brainstorm