Tor: proxy anônimo para acessar site bloqueado

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

como-fazeracontecerSites bloqueados viraram praxe nas empresas. É comum encontrar Orkut, Facebook, MSN, Google Talk (e outros messengers), GMail, Hotmail, tudo bloqueado. O Youtube então, nem se fala. É um dos sites mais bloqueados. Os novos Twitter e Facebook não ficam de fora. Para contornar esta situação, navegar usando proxy anônimo é a melhor solução — e o Tor Project veio para nos salvar.

Os motivos destes bloqueios são óbvios: Um. Quanto maior o volume de dados consumido, mais caro é o acesso à internet; Dois. Os funcionários devem usar a (cara) internet das empresas apenas por motivos ligados ao seu trabalho (e não pessoais); Três. Se os funcionários estão acessando estes sites, não estão trabalhando. Analisando desta forma, não resta dúvidas: as empresas devem manter estes sites bloqueados.

anonimo-mascara-escondido-v-vendeta

Do ponto de vista do funcionário, entram outras questões: Uma. Há dias que sobra algum tempo e, afinal de contas, ninguém trabalha 100% de seu tempo — ler o email pessoal não significa, necessariamente, baixa produtividade; Outra. Estudo australiano sugere que navegar por lazer no trabalho pode elevar a produtividade.

Por fim, ainda existe outro motivo para qualquer pessoa usar um proxy anônimo. Por ser anônimo, o proxy impede que você seja identificado pelo mundo exterior, ou seja, mantém sua privacidade na internet. Claro, para isso, alguns cuidados devem ser tomados.

Vamos conhecer uma excelente opção para navegar anonimamente (e acessar sites bloqueados) na internet: Tor.

O que é Tor

tor-project-logo-vidaliaTor é a sigla para The Onion Router (ou O Roteador de Cebola). De acordo com o site oficial, é uma rede de túneis virtuais que aumenta a segurança e a privacidade na internet. Ele é usado por pessoas comuns, empresas, jornalistas, ONGs e até pela Marinha americana para não deixar seus rastros de navegação durante investigações.

O sistema Tor consegue esta façanha protegendo contra uma forma comum de vigilância online — a análise de dados.

Como o Tor funciona

A ideia básica por trás do Tor é bem simples. Ele separa os pacotes de dados entre vários servidores diferentes. Seguindo um caminho aleatório de tráfego, nenhum observador consegue determinar a origem e o destino de cada pacote. É semelhante a alguém percorrendo um caminho sinuoso em uma trilha e apagando seus rastros — outras pessoas não conseguirão segui-la.

Para saber mais detalhes do funcionamento do sistema Tor, veja o resumo, inclusive com diagramas, no sites oficial torproject.org.

Limitações do Tor

O Tor não resolve todos os problemas de anonimato. Ele protege apenas o transporte de dados. Ou seja, se você fornecer informações pessoais em forums, estas informações poderão ser vistas.

Assim, se seu objetivo é permanecer anônimo, certifique-se que entendeu como o Tor funciona, leu a lista de alertas e seguiu as instruções específicas para seu sistema operacional.

Por fim, lembre-se que nenhum sistema de anonimidade atual é perfeito. Se há muita coisa em jogo, é melhor não arriscar.

Como instalar e usar o Tor de forma segura

Chega de explicações e alertas. Vejamos como podemos usar o Tor para acessar sites bloqueados e navegar anônimo.

  • mozilla-firefox-logoInstale o Firefox. Se você não tem uma versão do Firefox instalada, instale. Teoricamente, o Tor pode ser usado com qualquer navegador, porém alguns complementos do Firefox simplificam (e garantem) várias etapas. Melhor não arriscar;
  • pacote-tor-logoInstale o pacote Tor. A forma mais fácil e garantida de instalar o Tor é usando o pacote. Ele traz o Tor, o Vidalia (uma interface gráfica para o Tor), o Privoxy (uma filtro de proxy web) e o Torbutton (um complemento para Firefox), todos pré-configurados para funcionarem juntos. Vá até a página de download e escolha a versão estável de acordo com seu sistema operacional. Obs.: Não existe pacote para Linux. Neste sistema, é necessário instalar cada programa separadamente e configurá-los manualmente. Veja as instruções;
  • torbutton-desabilitadoConfigure o navegador. Depois de instalar o pacote, é preciso configurar seu navegador. Caso você esteja usando o Firefox, como recomendado, basta reiniciá-lo (a configuração, neste caso, é automática). Verá o ícone do Torbutton no canto inferior direito da janela do navegador — escrito Tor desabilitado em vermelho. Clique sobre ele e mudará para Tor habilitado em verde;
  • verificar-tor

  • Certifique-se de estar na rede Tor. Vá até este site. Ele deduzirá, em função do seu IP, se está na rede Tor ou não;

Seguindo estes passos, você será capaz de navegar em qualquer site bloqueado no seu trabalho. Também estará usando a melhor tecnologia em anonimato da internet — as chances de garantir sua privacidade são altíssimas.

Para usar Tor com outros programas que não o navegador — MSN e Google Talk, por exemplo — configure cada um deles para conectar-se usando proxy HTTP com o Privoxy (ou seja, localhost na porta 8118). Para usuários do Windows, na página de download há uma versão do pacote que já vem com o excelente comunicador instantâneo Pidgin pré-configurado.

Última recomendações

Não posso reforçar mais: informe-se sobre o sistema, entenda como ele funciona e leia as páginas indicadas acima. Isto é muito importante! É óbvio, mas também não entre em sites pornográficos no trabalho, pois certamente será demitido — o Tor deixa sua navegação anônima, mas não deixa seu chefe cego.

Agora diga: Como você faz para acessar sites bloqueados no trabalho ou manter-se anônimo enquanto navega na internet?

Imagem de JacobDavis.

Share

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários23 Comentários

  1. Warguest

    Q blz. Mais um para o mozilla. A minha duvida é a seguinte: Ele evita o traffic shapping que algumas operadoras incluem? A Velox mesmo tem essa safadeza. Mesmo que vc tenha a conexao de de 1mb (teoricamente 116kbps de down), no decorrer do down direto a conexao reduz a velocidade a media de 20kbps. E ainda dizem que nao estao limitando o usuario… Ele evita isso tb?

  2. Neto

    Cara, tudo isto seria ótimo se as empresas também não bloqueassem os downloads de arquivos. Enfim poderia ser uma mão na roda, mas não é.

  3. Régis Hasperoy

    Muito bom. A gente que trabalha com administração de redes e está na outra ponta (bloqueando usuários) agradece a dica.

  4. Rafael Perrone

    @Warguest, nunca tentei usar o Tor para este fim (até porque nunca percebi nenhuma restrição na minha conexão), mas é bem possível que funcione.

    Faça um teste você mesmo e depois conte pra gente como foi.

    @Neto, leva os arquivos num pendrive. Melhor ainda, leva o Firefox Portable e o Tor Portable de portableapps.com. =]

    @Régis, essa é a eterna briga de gato e rato entre criadores de vírus x criadores de antivírus, desenvolvedoras de software x crackers, provedores de internet x downloaders compulsivos… O bom do Tor é que (e essa é a principal função para a qual foi desenvolvido) é manter a privacidade online. O negócio é que, de quebra, ele permite entrar em sites bloqueados… =]

  5. FReNeTiC

    ótima dica!
    Desconhecia o TOR.
    Geralmente pra fulerar eu uso o ULTRASURF.
    Muito bom.

  6. Proteja sua privacidade em downloads BitTorrent e burle o traffic shaping | FazendoAcontecer.net

    […] tema de privacidade na internet foi iniciado na semana passada com o artigo Tor: proxy anônimo para acessar site bloqueado. Outro ponto importante nesta área é a privacidade durante downloads, especialmente na rede […]

  7. A melhor proteção contra email spam: anti spam captcha | FazendoAcontecer.net

    […] para dar continuidade a nossa série de artigos sobre privacidade na internet, que começou com Tor: proxy anônimo para acessar site bloqueado e também Proteja sua privacidade em downloads BitTorrent e burle o traffic shaping, vou […]

  8. Leila

    Muuuuito bom!!!
    Funciona mesmo!! Antes o site estava completamente bloqueado!! Tive receios de instalar!! Fiz um backup de todos arquivos e mandei bala!! FUNCIONOU!!!
    obrigada

  9. Veg

    Quando uma rede só funciona via um determinado proxy que bloqueia outros sites usem um programa chamado UltraSurf. Ele abre um internet explorer que burla proteções de proxy.

  10. Márcio Arnaldo Borges

    Apesar de ser lenta, essa mecânica é muito boa!

    Para quem tem acesso ao próprio servidor externo (de preferência com IP fixo), o tunelamento via SSH é melhor ainda!

    Caros administradores, não chiem! Considerem o “workaround” como um novo desafio!

  11. Eder

    Minha empresa usa o programa CACIC, o simples fato de fazer a instalação do TOR irá gerar um log no sistema!?!
    ou até mesmo assim que eu acessar o fire fox com o TOR habilitado deve gerar log para a rede…??!
    é isso mesmo!?
    Obrigado!

  12. Paulo Vasconcelos

    Sempre usei o Tor e não tenho nada a reclamar desta maravilha de programa. Recomendo a todos que usem e abusem desta ferramenta, chega de censura!

  13. Paulo Vasconcelos

    O Tor é usado em países comunistas e/ou autoritários como China, Rússia, Irã e etc.
    Quem quiser a versão portable para colocar em pen drive, pode ir direto através desse link:
    http://portabletor.sourceforge.net/

  14. Paulo Vasconcelos

    E antes que me esqueça, quem quiser aumentar ainda mais a segurança…. é só desativar o java, javascript e cookies do navegador. O único incoveniente deste processo vai ser o uso do Tor em sites que necessitem senha e login.

  15. Navegue na internet mesmo sem Internet Explorer | FazendoAcontecer.net

    […] mostramos aqui no FazendoAcontecer.net como usar a rede Tor para acessar sites bloqueados no trabalho e também como acessar o Twitter no escritório sem que seu chefe perceba. No entanto, se você […]

  16. 128 séries de TV para assistir online grátis [Filmes e Vídeos] | FazendoAcontecer.net

    […] ou recorrer à pirataria. As restrições em sites como Hulu.com funcionam tão bem que nem mesmo o Tor — proxy anônimo que permite acessar a maior parte dos sites bloqueados — consegue passar a barreira […]

  17. tonyfraosouza

    O utrasurf abre o IE por padrão, mas qualquer navegador funciona. É só abri outro navegador e surfar. Infelizmente tem como saber se a pessoa está usando o tor ou o utrasurf e aqui na empresa onde trabalho um menina usou o ultrafurf que um cologa dela indicou e ele disse que não tinha perigo nenhum. Pois o Administrador que parece estava sempre ligado no log do sistema pegou ela no pulo e passou a denúncia a chefe dela. Bom, ela foi mandada embora….

  18. Loko

    Olá, cara aqui na Empresa nem no Site do TOR não quer entrar, o site e bloqueado…

    kkkkkkkkkk

  19. Tor: proxy anônimo para acessar site bloqueado

    […] Fonte Original […]

  20. Leonardo

    cara nao to conseguindo acessar o site , aparece , certificado de servidor invalido ,Você tentou acessar http://www.torproject.org, mas o servidor apresentou um certificado inválido,

  21. pensatore

    Boa tarde, baixei o programa para poder acessar os videos em direto do canal italiano Rai porque sao permitidos somente dentro do territorio italiano. Me aparece entao quando conecto o site: Microsoft Silverlight e tentando instalar obviamente vem a mensagem de que o programa jà està instalado. Tentamos instalar o flash player para ver se substituia e nao conseguimos fazer entrar. Alguèm tem algum ideia de como fazer ou mesmo outro programa? Abraço e obrigado.

  22. Kelvin

    Parabens aos desenvolvedores

  23. Sónia

    eu infelizmente no trabalho nao consigo navegar para outra paginas ate porque nem consigo fazer download é uma seca nao é por estar a ver outros sites ou jogos que nao faço o meu trabalho

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / Tor: proxy anônimo para acessar site bloqueado