Proteja sua privacidade em downloads BitTorrent e burle o traffic shaping

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

luneta-antiga-espiao-espionagemO tema de privacidade na internet foi iniciado na semana passada com o artigo Tor: proxy anônimo para acessar site bloqueado. Outro ponto importante nesta área é a privacidade durante downloads, especialmente na rede BitTorrent, que frequentemente é alvo de processos de associações anti-pirataria. O que podemos fazer para evitar que nossas informações pessoais sejam descobertas e acabar com traffic shaping do provedor?

Claro que os principais preocupados com a privacidade durante downloads são aqueles que estão baixando material com direitos autorais protegidos. Apesar da onda de processos ainda não ter chegado com força no Brasil, está mais do que na hora dos brasileiros se preocuparem com isto.

Porém, a questão da privacidade online é muito mais abrangente. Se você não tomar nenhuma medida para proteger suas informações, qualquer um pode ter acesso a seus hábitos na internet. Os sites que você navega, os downloads que faz, programas que usa, cidade onde mora, IP, e tantas outras informações que nem todo mundo está disposto a compartilhar, tudo isto estará livremente disponível.

Portanto, mesmo que você use a rede BitTorrent apenas para baixar conteúdo legal, vale a pena conhecer algumas formas de se proteger.

1. Tor e outros proxies anônimos

Na semana passada, mostrei como instalar e configurar o Tor. Apesar de funcionar muito bem, este sistema — assim como outros proxies anônimos — costuma deixar a conexão mais lenta. Assim, apesar de ser uma ótima alternativa para privacidade de navegação e acesso a sites e serviços bloqueados, não são tão eficazes para downloads.

Para casos de traffic shaping, o resultado é o mesmo. Apesar da rede Tor enganar o provedor de acesso que bloqueia downloads BitTorrent e eMule, a velocidade dos downloads continua baixa porque o próprio proxy tem a velocidade reduzida.

Filtros de IP – IP Filtering

As associações de proteção de direitos autorais encontram pessoas que baixam conteúdo ilegal se disfarçando de usuários comuns que também estão fazendo os mesmo downloads. Elas verificam os IPs de quem está baixando aquele filme ou música proibidos e descobre quem são estas pessoas solicitando informações aos provedores de internet.

Sendo assim, uma forma de evitar que elas lhe encontrem é impedir que as associações se conectem a você enquanto faz o download. Ou seja, você bloqueia elas antes. Existem programas específicos para esta tarefa, são chamados de filtros de IP (IP Filtering).

peerguardian-2O mais famoso software deste tipo é o PeerGuardian 2. Com versões disponíveis para Windows e Mac OS X, o programa é gratuito e pode ser baixado no site do desenvolvedor, Phoenix Labs.

Para usuários do Linux, o IPlist e o MoBlock são boas opções. Este último pode ler arquivos de lista de IPs do próprio PeerGuardian.

Estes programas costumam ser fáceis de usar, bastando abri-los antes de iniciar seu download BitTorrent.

A vantagem deste tipo de aplicativo em relação ao proxy anônimo e o Tor é que ele não reduz a velocidade de conexão e download. Por outro lado, não costuma ser tão seguro também.

Proxy pago

Tecnicamente, esta é a melhor opção. Financeiramente, a pior — a menos que você não use nada, seja processado e condenado a pagar um bela quantia em multa. Por 6,95 dólares por mês, o BTGuard oferece um proxy ilimitado sediado no Canadá, um dos países com leis de proteção à privacidade mais rígidas do mundo.

Com o BTGuard, as velocidades de download quase não são reduzidas, você burla o traffic shaping do seu provedor de acesso e garante que suas informações não serão descobertas por ninguém — nem mesmo seu provedor de acesso terá como saber os downloads BitTorrent que fez. Cabe a você avaliar se a mensalidade de quase 7 dólares vale a pena.

Para finalizar, vale lembrar que nenhum método de proteção de privacidade é 100% seguro. Use-os com moderação e dê preferência a downloads legais. Veja, por exemplo, nossa dica de 41 sites para baixar músicas grátis. Outras opções para torrents legais são o LegalTorrents.com e o YouTorrent.com.

Quais são seus métodos para manter sua privacidade com downloads BitTorrent?

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários2 Comentários

  1. A melhor proteção contra email spam: anti spam captcha | FazendoAcontecer.net

    […] privacidade na internet, que começou com Tor: proxy anônimo para acessar site bloqueado e também Proteja sua privacidade em downloads BitTorrent e burle o traffic shaping, vou compartilhar a melhor alternativa que conheci recentemente para proteger seu email que está […]

  2. Fernanda

    Estou querendo criar um torrent, porém, como posso estar divulgando um material com direitos autorais, gostaria de saber como faço para manter minha privacidade.
    O PG2 também é recomendado para aqueles que criam o torrent?
    Obrigada, Fernanda

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / Proteja sua privacidade em downloads BitTorrent e burle o traffic shaping