LockHunter para desbloquear e apagar arquivos

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

como-fazeracontecer-500

É comum tentar excluir, mover ou renomear algum arquivo ou pasta no Windows e receber as chatíssimas mensagens como: “Não é possível excluir o arquivo: acesso negado“; “Houve violação de compartilhamento“; “O arquivo de origem ou destino pode estar em uso“; “O arquivo está em uso por outro programa ou usuário“; “Certifique-se de que o disco não está cheio ou protegido contra gravação e que o arquivo não está em uso“; “Não é possível ler o arquivo ou disco de origem.”

Uma das saídas nestes casos é descobrir qual programa está usando o arquivo, fechá-lo e tentar excluí-lo novamente. Porém, nem sempre isto é possível. Às vezes não é nada fácil encontrar o programa que está travando o arquivo. Outras, o programa é algo obscuro, como spyware, malware, vírus e outros aplicativos camuflados.

Estes casos requerem uma solução mais robusta. É justamente para isso que serve o LockHunter. Após instalado, ele fica disponível através do menu do botão direito. Basta clicar sobre o arquivo que quer excluir e depois em What is locking this file/folder.

lockjunter-0

O programa será aberto listando todos os programas e processos que estão travando o arquivo e impedindo que seja apagado.

lockhunter-1

A lista contém o nome do programa e o endereço do arquivo no disco. Na parte inferior, há três botões:

  • Unlock It! – esta opção desbloqueia o arquivo, permitindo que você faça o que quiser com o arquivo (exclua, renomeie, mova);
  • Delete It! – se sua intenção é mesmo apagar o aquivo, este botão faz todo o trabalho de desbloquear e apagar para você, economizando seu tempo;
  • Other… – o terceiro botão oferece duas opções. Uma: Close Locking Processes, que fecha todos os processos que estão travando o arquivo ou pasta. Outra: Delete Locking Processes from Disk, que apaga os processos do disco (use apenas se tiver certeza do que está fazendo).

Também é possível destravar, fechar e excluir apenas um processo específico da lista clicando com o botão direito sobre ele.

lockhunter-2

O LockHunter é uma ótima opção para destravar aquivos e pastas bloqueados. O que o diferencia de seu concorrente mais conhecido, o Unlocker, é que ele funciona tanto em versões 32bit quanto 64bit do Windows — o Unlocker ainda não suporta Windows 64bit.

Vocês conhecem alguma outra alternativa para destravar arquivos? Como fazem para se livrar destas mensagens mais do que chatas do Windows?

LockHunter [via ghacks.net]

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários2 Comentários

  1. Como remover USB pen drive rapidamente | FazendoAcontecer.net

    […] Para quem quer trabalha com muitos dispositivos USB, HDs externos e pen drives e quer ganhar tempo e produtividade, vale a pena testá-lo. Quem também quer uma solução para excluir arquivos bloqueados no Windows, conheça o LockHunter, que desbloqueia e apaga arquivos travados. […]

  2. flavio

    Cara, valeu. Tinha um arquivo q tava me enchendo.
    Quebrou uma tora

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / LockHunter para desbloquear e apagar arquivos