Motivação pessoal – 10 dicas para se automotivar

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

fazendo-acontecer-na-vida-500

A partir desta semana, nossa coluna semanal Fazendo Acontecer com GTD será substituída por Fazendo Acontecer na vida. A nova coluna é mais abrangente, trazendo temas relacionados a produtividade, motivação e, claro, GTD e metodologias de produtividade pessoal.

Motivação pessoal é um grande diferencial no trabalho. Muitas vezes, o que separa um profissional bom de outro ruim (ou um excelente de um razoável) não é a universidade que frequentaram, nem as notas que tiveram, nem seu curriculum, mas sim a capacidade de se automotivar.

É evidente que as empresa percebem e sabem deste fato — não é segredo para ninguém. Procuram formas de manter seus funcionários sempre motivados, apresentando desafios adequados, dando incentivos salariais, benefícios, participação nos lucros e promoções. Porém — acontece nas melhores famílias — é comum chegar o dia que o profissional está desmotivado.

planta-mao-esperanca

Depois de esgotadas as alternativas normalmente usadas pelas empresas citadas anteriormente, se a desmotivação persiste, é hora de agir. É preciso encontrar uma espécie de força interior que nos traga de volta para o patamar usual de motivação. Não podemos deixar a esperança morrer.

Neste quesito, acredito que cada pessoa tem seu próprio arsenal para se motivar. Contudo, é interessante ver ideias novas que costumam funcionar com os outros. Assim, expandimos nossas opções para os momentos de crise.

Relacionei algumas dicas de motivação que já experimentei e tive bons resultados e outras que mantenho disponíveis para quando precisar.

Trace uma meta principal importante. Se você se sente em um beco sem saída, acorda todas as manhãs sem vontade de trabalhar, o que poderia acontecer para que esta realidade mudasse? Trace uma meta ao mesmo tempo realizável e que represente o retorno do seu prazer em trabalhar. Talvez abrir um negócio próprio, mudar de área de atuação, fazer uma nova graduação, ou seja, algo que faça seu coração bater e, exagerando um pouco, seus olhos encherem de lágrimas.

Trace metas parciais menores. É bem provável que sua meta principal não possa ser realizada imediatamente. Se pretende abrir um negócio, precisa fazer o plano de negócio; se deseja mudar de área de atuação, provavelmente fará algum curso na nova área. Determine metas menores que possam ser concretizadas a curto prazo. Isso lhe dará auto-confiança, recobrando um pouco da motivação.

recompensa-trofeu-vitoria-sucesso

Determine recompensas. Nada mais motivador que a sensação de sucesso. Se você consegue um bom resultado em algo que desejava, terá mais forças para buscar a próxima vitória. Determine recompensas pessoais para cada meta parcial atingida. O sentimento de sucesso será reforçado, motivando para novas conquistas.

Use o método do trabalho em tiros. Às vezes estamos numa situação tão extrema de desmotivação que não conseguimos sequer dar o primeiro passo. Ficamos parados (deitado no sofá e acordando meio dia?) e a inércia nos impede de sair desta situação. A técnica de trabalho em tiros é uma grande aliada nessas horas. Ela acaba de vez com a procrastinação em casos extremos.

Determine as próximas ações. Esta etapa do GTD também evita a procrastinação. Claro que não é o mesmo que aplicar a metodologia Getting Things Done por completo, mas em conjunto com o método de trabalho em tiros, facilita a saída da inércia. Determinar as próximas ações é como um guia de primeiros passos pessoais.

Encontre um parceiro. Encontre alguém que lhe motive. Pode ser um colega de trabalho com quem possa conversar ou alguém para desenvolver trabalhos em equipe. É como numa academia de ginástica. Ir sozinho é muito mais difícil do que ir com um amigo.

Converse com sua família. Apoio familiar em horas difíceis de qualquer natureza é crucial. Não seria diferente com motivação. Converse com sua esposa/esposo/pai/mãe/irmão/irmã, peça opinião, fale o que pensa. O sentimento de conforto dará tranquilidade para tomar medidas bem pensadas.

a-arte-da-felicidadeLeia um livro. Esta é uma dica bem ampla, devido à enorme variedade de tipos de livros. Mas é fato que os livros são aliados poderosos. Você pode buscar um livro mais técnico caso queira aprender algo novo; um romance caso queira abstrair; ou um livro de auto-ajuda para procurar mais dicas que lhe tirem desta situação. Meu conselho é: não seja cético. Eu, por exemplo, repudiava livros de auto-ajuda, até o dia que li A Arte da Felicidade, do Dalai Lama. Estava numa fase bem ruim. Apesar de não ser uma pessoa religiosa, li o livro, adorei e aprendi coisas novas. Por sinal, A Arte da Felicidade não é um livro sobre o budismo, mas sim sobre felicidade e bem estar pessoal. Recomendo.

Pratique um esporte. Eu podia dizer “faça terapia”, mas comigo um esporte funciona bem melhor. O resultado é imediato. Quando praticamos esporte, nos sentimos mais dispostos para tudo. Acordar, trabalhar, conversar, interagir e… praticar esportes. Se você é uma pessoa de terapia, também é uma boa opção.

Mude de emprego. O ideal é que não precisemos recorrer a métodos conscientes de motivação pessoal com frequência. Mas, como diz Steve Jobs, se você acorda todas as manhãs pensando que não fará naquele dia o que gostaria de fazer no último dia de sua vida, esta pode ser a melhor opção. Tenha cautela e evite decisões precipitadas. Se estiver determinado, saiba sair do emprego.

sucesso-vitoria-esperanca-motivacao-pordosol

Como disse, estas são as dicas que funcionam comigo e algumas que ainda não usei, mas acredito que funcionarão quando necessárias. Aqui não há nenhum embasamento científico, apenas minha opinião pessoal — mas acredito que um arsenal vasto contra a falta de motivação é muito importante.

Agora, para aumentar ainda mais estas ferramentas de motivação pessoal, quero saber as suas dicas para sair de períodos ruins e desmotivados e retornar aos níveis normais de motivação, tanto pessoal quanto profissional. Compartilhe nos comentários.

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários43 Comentários

  1. Como emagrecer e manter-se magro após perder peso | FazendoAcontecer.net

    [...] metas e determine recompensas. O conjunto metas/recompensas é um dos pilares da motivação pessoal. Não seria diferente com quem quer emagrecer. Estabeleça uma meta final (quantos quilos deseja [...]

  2. Leonardo

    Foi de grande valia para mim, recomendo!
    Att.

  3. Deiziane

    Gostei muito das dicas e recomendo a todos. Aqueles que passarem por desmotivação. que busque a Deus em primeiro lugar.

  4. Melqui

    muito bom, me pegou em um momento em precisava de um incentivo.Cheguei a ponte de ate desacreditar em familia amigos e etc.Pois e todos os obstaculos que me encontrava sempre me sentia sozinho.

  5. reinaldo soares

    É tudo que estava precisando uma motivação, uma qualidade melhor de vida, orientações assim vou enviar para frente, abracei a ideia

  6. enila larama

    desculpe, mas pra mim não acrescentou nenhuma novidade…a motivção pode ser considerada talvez um milagre no universo..mas obrigada pela sugestão de A arte da felicidade

  7. karina

    Deus em primeiro lugar, só ”ele” mesmo para nos motivar diante dos obstáculos da vida, mas, com certeza ler coisas boas também acrescentam e influênciam bastate. Muito bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. érik silvalino

    estou em um momento não muito bom e essa matéria me foi de grande valia ..
    muito obrigada ..
    e abraços a todos

  9. Nadine

    Buscar a felicidade só depende da gente e principalmente superar os medos é os pensamento negativos. Adorei essa dicas e realmente é verdade a motivação é algo que só depende de nós mesmos mas o que precisamos ter para nos manter bem motivados é a força de vontade Bjs!!!! Até a Próxima…

  10. GABRIEL

    muito lol mermo maluco

  11. cristina

    Adorei seu artigo,estou em ummomento de reformulações em minha vida, e crise gerada pelo trabalho na empresa, e as novas exigências , fiquei exteemamente desmotivada, então um artigo desse se torna valioso, e quanto a dica do livro, já li realmente é muito bom quando nos propormos a deixar de nos debater feito criança rebeldes e abrimos a cabeça para o que realmente tem valor verdadeiro e rico em nossa vida . parabéns!

  12. Carlos

    Existem muitas formas de uma pessoa se motivar, e muitas fontes para buscar motivação. Cada pessoa deve conhecer-se a si próprio e buscar essas fontes de motivação que lhe dão o alento para seguir em frente.

  13. M.Túlio

    Todos nós temos a capacidade de sermos felizes, somente temos que nos desapegar das coisas superficiais da vida e seguir em frente sem medo do que se possa acontecer…

  14. Motivação pessoal ‹ Site para Distribuidor Herbalife | Vw7

    [...] Fazendo Acontecer Gostou? Compartilhe agora este [...]

  15. Valério

    Primeiramente quando estamos passando por momentos nada agradaveis em nossa vida passamos a não acreditar em mais nada, tornado assim um ciclo vicioso de coloecionarmos fracassos.
    Tentamos reagir, mas na primeira queda voltamos a estaca zero, talvez esteja ai o problema na primeira QUEDA voltar levar aquela vida de insucesso.
    Qual seria a solução? Já que no mundo de hoje tudo exije respostas rapídas e precisas? Concordo em traçar metas menores, pois não como perdemos totalmente a confiança, temos que retomá-la novamente. Um passo de cada vez, e como aprender a andar novamente, e pensar sempre ” Se estou com esse problema, sou capaz de resolvê-lo”.
    Conversar com alguém também é muito importante, as vezes mentimos para as pessoas dizendo que estamos bem, mas no fundo ao deitarmos nos deparamos com a verdadeira realidade, e realmente caimos na real, e decepcionamos, por isso é importante temos alguém para conversar, mas também sei o quanto é difícil para algumas pessoas se abrir, então faça o seguinte, entre ne sites como esse e desabafa, deixe seu comentário, fale tudo que você esta sentido agora, solte tudo isso para fora e não tenha vergonha de dizer que a sua vida esta uma merda.
    Garanto ser ruim ficar com isso preso o resto da vida, se estamos vivos temos o direito de ser felizes, não é possível que isso não seja POSSÍVEL.
    Mude de vida, mude de ambiente, mude de leituras, mude de companhias, mude de atitutes, mude de lugar ( se for preciso ), mas tem que haver uma saída, tem que haver uma solução, tem que haver uma segunda chance.
    O que não pode acontecer é continuarmos vivendo esta vidinha dia após dia, não é facíl se disso mas o primeiro passo tem que ser dado, e hoje neste exato momento estou dando o meu primeiro em me desabafar nestas linhas.

  16. ANA KEZIA

    o máximo adorei!!!!!!!!!!!!!!!

  17. gpr.ppg.br

    muito legal seu blog.

  18. William Tavares

    Motivo para agir… motivo para viver… motivos???
    Somos feitos dos mesmos ingredientes, mas mentalmentes estamos em estágios bem diferentes. Ao ponto de vários olharem para um mesmo cenário e interpretarem realidades diferentes. Não vejo essa questão como certo ou errado, interpreto como construtivo ou destrutivo… Que nossas ações confirmem nossas palavras, e que elas reflitam nossos pessamentos, e que eles sejam direcionados para uma crenças próspera… em busca da perfeição… cujo nosso maior exemplo é DEUS (Gestor do Universo).

  19. Silas fares de albuquerque

    OI EU ADOREI SUAS DICAS

  20. luiz tiot

    Dicas valiosas!No momento da dificuldade fecho os olhos procuro por meu espirito motivado que fica escondido no meio dos problemas,me concentro resgato ele da lama de problebas e dou um banho de fé,confiaça e dedicação ai e so parteir pra luta

  21. Sandra

    Amei, vou usar estas dicas para emagrecer

  22. mari

    OLHA ADOREI AS DICAS, MAIS ESTOU DESMOTIVADA QUE NÃO CONSIGO SEGUIR NEM METADE DE UMA DELAS, NÃO SINTO VONTADE NEM DE LER. ENTREI NESSE SITE PORQUE PRECISO MESMO DE MOTIVAÇÃO MAIS TUDO QUE LEIO ESUQÇO, NÃO CONSIGO SEGUIR. ESTOU MUITO DESMOTIVADA MESMO.
    TENHO UMA FILHA LINDA, INTELIGENTE, TENHO MOTIVOS DE SOBRA PRA ESTAR DE BEM COM A VIDA, MAIS NÃO CONSIGO ERGUER A CABEÇA. TENHO BUSACADO MUITO A DEUS E É NELE QUE ESTOU ENCONTRANDO FORÇAS.
    ENGRAÇADO QUE PRA OUTROS EU DOU BONS CONSELHOS, TODOS SE SENTEM BEM EM FALAR COMIGO, MAIS COMIGO NÃO CONSIGO FAZER AS PAZES.
    QUE ME DESULPEM OS LEITORES MAIS EU PRECISAVA DESSE DESABAFO.

  23. Otavio

    Acredito ( por experiência própria) que meu bem estar, consiste em manter em equilibrio 5 pilares: 1º) Atividade física regular (mínimo 3x semana); 2º) Orar todos os dias; 3º) Manter atividade sexual (mínimo 3x semana; 4º) Fazer pelo menos uma atividade de lazer prazerosa por final de semana; 5º) Ter uma atividade intelectual (trabalho não conta), como por exemplo estudar ou ler um livro.
    Bom essas são as dicas que dão certo para mim, espero que ajude.
    Mari: Lí seu comentário e eu estava praticamente igual a você, não desista e nem tente fazer tudo de uma só vez, comece uma coisa de cada vez e não pare … força !!!

  24. Fernanda Suguino

    Acredito que a motivação pode ser estimulada externamente, mas apesar disso, esta se trata de um processo interno, no qual encontramos, dentro de nós mesmos, uma razão para o que somos e o que fazemos. Entretanto, nem sempre é fácil dar o primeiro passo e encontrar um ponto de partida. Ótimas dicas! Parabéns!

  25. André I.

    Boas as dicas, nossa vida é constituída de altos e baixos, sempre precisamos de uma motivação para qualquer atividade. Temos que ter um objetivo na vida, seja grande ou pequeno, mas algo para buscarmos. Já me encontrei em momentos que nada parecia valer a pena, mas hoje sei que isso é um sistema de auto-destruição em nossa mente,.. só se acalmar, mudar um pouquinho o foco e tudo se ajeita com o tempo. Não podemos é desistir, pois quem nunca leu um artigo, viu num programa na TV em que uma pessoa (geralmente deficiente) cheia de dificuldades supera tudo e dá a volta por cima?.. e nós depois paramos e pensamos: “Puxa, to reclamando do quê?” Li uma vez que nenhuma pessoa idosa chegou no final da vida e reclamou que não tinha um carro do ano, uma casa maior, roupas da moda.. e sim, que devia ter amado mais a família, dado atenção aos filhos, amigos etc.. Temos que analisar os valores, revisar nossos conceitos.. Aí sim, viveremos melhor, não existem regras exatas, cada um se alimenta de algo que lhe faz bem… mas algumas bases e pilares sempre funcionam. Quanto à você Mari, não desanima não, você tá aqui nesse mundo, aproveite ele da melhor forma, logo essa “nuvem negra” passa e vc curte o sol. Grande abraço.

  26. selma

    Estou passando por um momento dificio pois trabalho
    em um comercio onde as pessoas me dão trauma fico inrritada so de ver elas.

  27. Berg Melo

    Motivação é algo que se supera… e enquanto existir Motivação, nunca vai acabar a superação! ou seja, enquanto alguém tiver motivado, essa pessoa não tem limites! Mentalize um objetivo, um foco, e lute por ele… acorde de manhã e lembre que você tem um objetivo a ser realizado. E se ouvir alguém dizer pra você que não vai conseguir, guarde essas palavras pra se motivar, e lute, faça o máximo, tente o impossível para mostrar pra essa pessoa que ela estava enganada… Sou a prova viva, que o suor seca, o cansaço passa, a dor desaparece, mais há algo que nunca irá desaparecer: “A Satisfação de ter conseguido”

    “Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo , o primeiro passo de tudo começa com uma iniciativa sua, seja pioneiro, inove, aprenda, erre, admita, descubra. Não sei o que seria meu mundo sem os desafios, pois esses obstáculos que no inicio parecem impossíveis de serem superados que fazem minha vida ser cada vez mais vitoriosa, não me escondo quando tudo parece perdido a solução estar sempre dentro de nós, basta ter a sensibilidade de perceber. Meu mundo é só meu, eu faço as escolhas eu as ponho em atividade! E sempre agradeço a Deus por minhas vitorias, pois sem ele não sou nada.”

  28. Débora

    Muito bom mesmo, e os comentários tb ajudam bastante. Não é fácil sair da inércia, parece uma força que te envolve e não te deixa seguir em frente. É difícil encontrar motivação onde só há duvidas e fracassos colecionados, mas tenho para mim que quando a água chega ao pescoço começamos a nadar, pois ninguém deseja morrer afogado. Quero dizer que há um limite para tudo. Essas dicas foram muito boas e se bem aproveitadas podem ajudar muito. grande abraço.

  29. WELLINGTON

    Motivação, faz necessário ter um Motivo para ter uma ação. Reencontre o amor e os prazeres de conquista e seja o vencedor o campeão.

  30. Zulmira Porto Dadalt

    Gostei muito de suas dicas, continue assim que ira ajudar milhões de pessoas e você tambem sera feliz.

  31. marcio

    não é facil achar a motivação o importante é não desistir, mas o q eu acho mais dificil é conviver com pessoas egoistas que estão com seus problemas particulares e acham de desabafar justo pra mim, ~já mudei de serviço, já li um livro de auto ajuda,já arrumei um novo amor,oro todos dias,faço caminhada regularmente,medei de amigos ,fiz regime,troquei meu lazer de fim de semana,mas ainda percisto, espero que D E U S ilumine meu caminho ccom delicadeza pra que eu não encontre motivação pra viver pela dor de uma perda ou outro motivo qualquer que me faça dar valor a minha vida, uma vez q tenho emprego fixo,casa propria,carro,moto,saúde e meus pais vivos, o que deveria ser o motivo maior de minha motivação…..,pronto até esse desabafo achei que não daria conta e d e i,espero que seja ultil para alguém.

  32. Rosangela Diniz

    obrigado por todas as dicas ,estou cientes de todas as informações mais não estou conseguindo realiza-las .

  33. Luan Castellari

    tome um banho bem tomado e esfregado, se arrume, e arrume todo o seu quarto e gurda roupa, dobre todas as roupas arrume tudo a casa, pois para começarmos a fazer coisas e tudo na hora certa e bem organizada, devemos então começar a agir no nosso ponto de partida ( a nossa casa ) onde fomos instruídos por nossos guiadores (pai e mãe), obrigado!

  34. alisson

    gostei muito das dicas e com certeza vao me ajudar bastante

  35. aparecida c. f. oliveira

    parabéns pela matéria muito bom!!!O importante é dividir as experiências e ajudar o próximo e muitas vezes a nós mesmo!!!

  36. Gustavo Eto

    Primeiro, parabéns pelas dicas. Estou estudando o tema motivação e até agora só encontrei sites que lhe dizem “o que” é motivação, teorias e mais teorias. Difícil encontrar sites que lhe digam o “como” fazer, mesmo que sejam sugestões não “científicas”, mas que ao meu ver são muito valiosas.
    Respondendo à sua pergunta sobre como eu me auto-motivo, eu faço o seguinte:
    a) tento me conscientizar do momento presente (as coisas só acontecem agora, no momento presente; passado já foi e futuro a Deus pertence) refletindo sobre como eu me sinto neste exato momento e reflitindo sobre as coisas que tenho a realizar (minhas metas, meus desejos, etc); a idéia é não deixar que outros pensamentos lhe tomem a consciência (preguiça, falta de foco, fome/sede/etc);
    b) pra sair sa inércia, eu VISUALIZO (projeção mental) os benefícios da execução das atividades (comuns ou relacionadas às minhas metas pessoais);
    Abraços

  37. cris

    Achei excelente suas dicas, minha maneira de exercitar a automotivação é aumentar cada vez mais minhas metas profissionais e pessoais.

  38. DIVA

    Cada ponto de vista tem um ponto, temos o mesmo sol, mas ñ o mesmo horizonte, se vc é uma pessoa perfeita, já é motivo para ser felíz e motivado o tempo todo, pois pode ver qdo tantos são guiados, escuta qdo outros ñ, fala qdo outros só por gestos sente o sabor dos alimentos qdo outros engerem por sonda, caminha qdo outros ~vão na cadeira de rodas, pega oa objetos com suas mãos qdo outros esperam que lhe coloquem ao seu alcance, toma banho de chuveiro, tem coisas que os reis e rainha ñ tiveram, e motivo para motivar-se todo dia-e-noite. SEJA FELÍZ

  39. DIVA

    MTO BOM ADOREI

  40. ELCIO FERNANDES

    EXCELENTE ARTIGO, AS DICAS SÃO BOAS PARA A PESSOA SE MOTIVAR CADA VEZ MAIS

  41. Newton Jose

    Muito Interessante, ajuda bastante e sempre será util.

  42. Lindomar Oliveir Ramos

    Adorei o assunto.
    Amotivação as vezes nasce do desejos de novos projetos,de mudança de rotina e de exemplo de pessoas que estão em situação mas dificil que a nossa e mesmo assim estão de bem com a vida .
    Somos filhos de Deus a motivação é nossa obrigação pois a vida é curta pra quer perder tempo de nossa vida desmotivado voc é capaz de sair de qualquer problema, ame a deus e ha todoas as coisas felicidade dever ser seu lema.

  43. cristiane voltolini cordeiro

    otimo foi muito util

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / Motivação pessoal – 10 dicas para se automotivar