11 erros comuns ao usar imagens em apresentações

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

fazendo-acontecer-na-vida-500
Não é fácil fazer boas apresentações. Exigem muita preparação, treinamento, ensaio e material de suporte (slides, vídeos, imagens) cuidadosamente montados. Um dos fatores críticos para sucesso de uma apresentação é o bom uso de imagens. Estas 11 dicas do Presentation Zen ajudam nesta etapa.

O Presentation Zen é um blog sobre design de apresentações profissionais. Ele é desenvolvido por Garr Reynolds, um antigo funcionário da Apple, especialista em design e marketing e atualmente professor de uma universidade particular no Japão.

Este é um campo — o das apresentações — que considero que ainda tenho muito a evoluir. Preciso melhorar tanto minha habilidade ao falar em público quanto a qualidade de minhas apresentações. Por isso tenho procurado estudar mais sobre o assunto e tenho acompanhado o Presentation Zen com este objetivo.

Garr publicou 11 maneiras ruins de se usar imagens em slides (11 ways to use images poorly slides). Como o conteúdo está em inglês, tomei a liberdade de reproduzi-lo em português aqui no FazendoAcontecer.net, assim como as imagens utilizadas como exemplo no artigo original.

Para demonstrar o mau uso de imagens em apresentações, Garr usa como tema central as baixas e decrescentes taxas de natalidade no Japão. Isto vem preocupando as escolas e universidades, já que seu público-alvo (jovens) vem caindo. Assim, o slide de exemplo usa esta baixa taxa de natalidade neste contexto.

Tema central do exemplo

Para começar, duas abordagens iniciais são tomadas. Uma: uma fotografia de duas estudantes tomando todo o espaço do slide (imagem à esquerda). Outra: Uma imagem pequena de um parque escolar com um gráfico mostrando a taxa de natalidade decrescente (imagem à direita).

taxa-natalidade-japao

Vamos agora aos onze erros comuns ao usar imagens em slides de apresentações. Utilizaremos o layout do exemplo à esquerda, variando posicionamento, tamanho, qualidade e a própria imagem.

1. Imagem muito pequena

imagem-muito-pequena

Nem sempre precisamos usar uma imagem que ocupe toda a área do slide. Porém, esta imagem especificamente não funciona bem pequena — ela simplesmente não agrega valor ao slide, já que é difícil distinguir os elementos na foto.

2. Imagem posicionada aleatoriamente no slide

imagem-mau-posicionada

A imagem pode ter um tamanho apropriado, porém seu posicionamento passa a impressão de que foi colocada lá acidentalmente. Muitas vezes o texto acaba se perdendo no slide quando este erro ocorre — porém, isto não acontece neste exemplo, já que o texto permanece legível.

3. A imagem ocupa quase todo o slide

imagem-ocupa-quase-todo-slide

Mais uma vez, o posicionamento da imagem parece acidental. Uma parte do fundo do slide aparece e se torna ruído, prejudicando o design. Parece um erro — ou falta de conhecimento do software — ao tentar ocupar todo o slide e não conseguir.

4. Imagem de baixa qualidade/resolução (pixelizada)

imagem-pixelizada

Muito comum quando são usadas imagens pequenas e de baixa resolução de websites e esticadas. O resultado é desastroso.

5. Imagem de baixa qualidade e com marca d’água

imagem-marca-dagua

Pior ainda é usar uma imagem demonstrativa de baixa resolução contendo a marca d’água do dono dos direitos autorais. Se não pode comprar os direitos de uso da imagem, melhor não usá-las.

6. Imagem esticada horizontalmente e distorcida

imagem-esticada-horizontalmente

Outro erro bastante comum. Acontece quando se tenta esticar a imagem para caber no slide. Minha recomendação é que use um pouco do seu tempo para aprender o básico sobre imagens digitais e como usar um software simples de edição de imagens.

7. Imagem esticada verticalmente e distorcida

imagem-esticada-verticalmente

Semelhante à anterior e com mesmo resultado — um péssimo slide. A solução é a mesma. Aprenda um pouco sobre imagens digitais e software de edição.

8. Imagem empilhada

imagem-empilhada

Não é porque o software tem este recurso que você deve usá-lo. Quase sempre seu resultado é ruim. Neste exemplo, o fundo sobressai excessivamente, deixando o texto difícil de enxergar.

9. Uso de clip art

slide-com-clipart

Apesar de prático — já que basta buscar na biblioteca do Powerpoint — usar imagens de clip art (que todos na audiência já viram várias vezes) também não funciona bem. Por outro lado, utilizar imagens originais que você mesmo criou pode ser uma boa alternativa.

10. Imagem fraca e sem relação com conteúdo

imagem-sem-relacao-conteudo

Mais um erro frequente. No exemplo, qual a relação entre dois caras apertando mãos e a taxa de natalidade no Japão? Mesmo que o tema do slide fosse “parceria internacional”, a imagem seria cliché.

11. Imagem de fundo sobressaindo

imagem-desbalanceada

Às vezes temos uma imagem boa, apropriada ao conteúdo e o layout. Porém, para ser usada como imagem de fundo, precisamos fazer alguns ajustes antes. O slide à esquerda não é ruim, porém está desbalanceado e o texto não se sobressai tanto quanto deveria. No exemplo à direita, a imagem de fundo foi cortada, dando mais espaço para o texto. Também foi acrescentado uma caixa transparente para realçar a informação escrita. O resultado é um ótimo slide.

Leitura recomendada

Para todos aqueles que pretendem aprimorar suas apresentações — tanto os slides e material utilizados quanto a habilidade, recomendo o Presentation Zen. Lá tem muita informação e exemplos de altíssima qualidade. Garr Reynolds também tem um livro sobre o assunto com tradução para o português (e várias outras línguas), chamado Apresentação Zen.

Outra boa leitura complementar é o artigo do FazendoAcontecer.net mostrando quando devemos usar gráficos de pizza e barras em relatórios e apresentações.

Quais suas dicas para fazer com que as imagens agreguem valor às apresentações?

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários3 Comentários

  1. Iúri

    Sem dúvida esse artigo é muito interessante.

    Textos assim deveriam ser divulgados nas empresas, pois nos deparamos com cada “artista”, com uma imaginação super fértil, e nenhum domínio de elaboração de apresentações.

    Abraços.

  2. Gustavo Periard

    Excelente tema!
    Parabéns pelo artigo, bem interessante mesmo.

    abraço

  3. João Ricardo

    Uma dica interessante para imagens de baixa resolução é borra-la, dá um efeito bem legal dependendo do slide. Poder no Gimp, Photoshop ou o proprio PowerPoint. =)

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / 11 erros comuns ao usar imagens em apresentações