Ano novo, vida nova, mini calendário novo

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

Ano novo, vida nova. Aí está uma frase velha, mas verdadeira. Ao menos no sentimento. Com a chegada do novo ano, nossas energias — a vontade de fazer acontecer — se renova. E o calendário compacto — ou mini calendário — é uma excelente ferramenta neste caso.

mini-calendario

Com o FazendoAcontecer.net não seria diferente. Depois de muito tempo parado — o último artigo publicado no blog foi em 11 de setembro de 2009, estamos de volta à ativa.

Algumas mudanças são necessárias, principalmente em relação à frequência de publicação de artigos. É inviável continuar publicando diariamente como fiz no ano passado. Também pretendo ser mais flexível em relação aos temas, sem datas definidas para cada assunto. No entanto, minha intenção continua sendo focar em coisas que facilitem nosso dia-a-dia, mas sem deixar de lado alguns tópicos interessantes — e até anti-produtivos.

Sendo assim, para colocar a casa em dia, agendar novos compromissos e não perder os já marcados, tenho uma sugestão bem interessante — o calendário compacto. Como o nome sugere, o calendário compacto é pequeno, minimalista, diminuto. Chega a caber, em alguns casos, dentro de sua carteira.

Separei dois exemplos bem interessantes que encontrei na internet. Um bem pequeno, ideal para ser guardado na carteira. Outro maior, mas que permite uma melhor visualização dos dias e meses.

Calendário compacto para carteira

smallphoto

Criado por um designer italiano e disponibilizado no seu blog Grafish Design, este calendário mostra um ano inteiro em um pedaço de papel de 5,5cm de largura por 8,5cm de comprimento.

smallcalendarengPara verificar que dia da semana cairá uma determinada data, faça uma linha vertical com o dedo entre a data desejada (19, no exemplo) e siga para cima ou para baixo até a linha do mês em questão (março, no exemplo). O dia da semana será o indicado (Fr, Friday, sexta-feira, no exemplo).

O calendário foi traduzido para mais de 30 línguas (inclusive português brasileiro) e todas estão disponíveis gratuitamente no site.

Calendário compacto, mas nem tanto

calendario-compactoEsta opção é para aqueles que querem um calendário que mostre visualmente a disposição das datas e dias da semana. Mesmo assim, mantém um design bem compacto, em formato de tira vertical.

Foi desenvolvido em formato Excel por David Seah e disponibilizado no seu blog para download gratuito. Também há versões em PDF para semana com início no domingo e na segunda-feira.

O site de Seah oferece alguns outros recursos bem interessantes também. Um deles é uma versão online para criação do calendário customizado, feita por Yoshiomi Kurisu. Algumas funções — como marcação dos feriados — são feitas automaticamente a partir do Google Calendar.

O site tem links para várias versões traduzidas do calendário — apesar de ser bem fácil traduzir e customizar a versão em Excel. Umas das línguas disponíveis é o português brasileiro.

Por fim, ele dá algumas dicas de como utilizar o calendário, como modificá-lo e algumas ideias para fluxo de trabalho com ele.

Vale a pena conferir o site de Seah. Além da sessão de calendário — onde ele fala até sobre design de calendários — ele tem um blog sobre design e uma série de formulários para CEOs (The Printable CEO Series).

Alternativas

calendario-cartao-pessoal

Além deste, encontrei duas boas alternativas. A primeira delas é um calendário compacto em formato de cartão pessoal — o Thumb Calendar. Cabe com folga em qualquer carteira. Talvez seja uma boa opção para quem quer ser lembrado constantemente pelos clientes!

calendarios-monitor

Já a segunda, em formato de tira, porém com várias variações: colorido, preto e branco, vertical, horizontal. São ideais para serem fixados ao lado dos monitores. Bem interessante.

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / Ano novo, vida nova, mini calendário novo