Navegue na internet mesmo sem Internet Explorer

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

Algumas empresas levam muito a sério a limitação — ou proibição — do acesso à internet pelos seus funcionários. Apesar deste estudo mostrar que navegar em sites sociais e usar mensageiros instantâneos no trabalho pode elevar a produtividade, algumas empresas são radicais a ponto de remover até o Internet Explorer — que vem pré-instalado em todo Windows — dos seus computadores.

controle-de-acesso-mouse-cadeado

Já mostramos aqui no FazendoAcontecer.net como usar a rede Tor para acessar sites bloqueados no trabalho e também como acessar o Twitter no escritório sem que seu chefe perceba. No entanto, se você não tiver pelo menos um navegador — como o Internet Explorer — instalado no computador do escritório e não puder instalar um — ou usar uma versão portátil no pen drive — as coisas podem ficar mais complicadas.

Mesmo assim, já dizia minha mãe, “tudo na vida tem solução”. Não seria diferente nesse caso. Uma das vantagens do Windows é sua grande integração entre programas. Justamente por causa disso, podemos tirar proveito de uma de uma capacidade relativamente escondida nos seu programa de ajuda.

Se o sistema operacional instalado nos computadores da sua empresa é o Windows XP — e esse é o SO mais comum nas empresas do mundo inteiro — você pode navegar na internet mesmo sem qualquer navegador instalado. Para isso, abra qualquer aplicativo nativo do Windows (Calculadora, Paint, …) e clique no menu Ajuda e depois em Tópicos da ajuda.

ajuda-calculadora

Agora clique com o botão direito sobre a barra de título da Calculadora (a barra azul onde fica o nome do programa) e, por fim, clique em Ir para URL…

calculadora-ir-para-url

Agora é só digitar o endereço da página que deseja visitar na janela que será aberta — não deixe de incluir http:// — e teclar Enter. A página aparecerá à direita, dentro da janela de ajuda.

navegar-internet-usando-calculadora

Por fim, seja muito cuidadoso. Se a empresa chegou ao ponto de remover o Internet Explorer é porque tem uma tolerância bem baixa em relação ao uso da internet por seus funcionários. Se seu chefe o vir navegando, as consequências podem ser desastrosas.

Hidden Browser in Microsoft Windows XP [via Download Squad]

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários5 Comentários

  1. arcanjotx

    Saudações ao staff do Fazendo acontecer.net!

    E se o SO for windows vista?
    Existe uma maneira de fazer a mesma manobra?
    Gde abraço!

  2. Fernanda

    olá, nossa deu certo, no meu caso ja tenho acesso da net,mas pedi que uma amiga fizesse e ficou blz..
    Parabéns…
    e obrigado por compartilhar conosco..!!!
    Fernanda

  3. Joseane

    é muito interessante

  4. Navegue na internet mesmo sem Internet Explorer

    […] Fonte original […]

  5. Rui

    No serviço bloquearam os links do jogo Desert Operations, atravez de proxy eu entro mas nao tenho acesso a maior parte dos passos, so consigo entrar e ver mais uma pagina ou outra!
    Será que nao me pode!
    Com os melhores cumprimentos

    Rui Raposo

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / Navegue na internet mesmo sem Internet Explorer