Como formatar uma monografia pelas normas ABNT do início ao fim [Parte 2]

FazendoAcontecer.net.

Produtividade pessoal com GTD? É no FazendoAcontecer.net.

Como mudar sua vida de forma inteligente? É no FazendoAcontecer.net.

Dicas e truques de internet e computação? É no FazendoAcontecer.net.

Lifehacking? É no FazendoAcontecer.net.
Assine nosso feed RSS.

Esta é a segunda parte da série Como formatar uma monografia pelas normas ABNT do início ao fim. Seguindo a estrutura planejada na parte 1, aqui continuaremos com a formatação dos elementos pré-textuais. Mostraremos como formatar a folha de aprovação, o resumo na língua vernácula e na língua estrangeira e como inserir e formatar o sumário. Também daremos início à formatação dos elementos textuais, com a formatação do corpo do texto.

Logotipo ABNT

Na primeira parte mostramos a estrutura de um trabalho acadêmico (TCC/TFG, monografia, dissertação, tese). Também detalhamos como formatar fonte, tamanho do papel, margem, parágrafo (recuo e espaçamento), como inserir quebra de página e, por fim, fizemos uma capa e uma folha de rosto de acordo com as normas da ABNT.

Relembrando a estrutura de um trabalho acadêmico seguindo as normas ABNT:

  1. Parte 1
    • Norma ABNT para trabalhos acadêmicos;
    • Estrutura de uma monografia;
    • Regras gerais de formatação;
      • Como formatar o tipo e o tamanho da fonte;
      • Como formatar o tamanho do papel;
      • Como formatar a margem;
      • Como formatar o parágrafo (recuos e espaçamento);
    • Formatação dos elementos pré-textuais;
      • Como formatar a capa;
      • Como formatar a folha de rosto;
  2. Parte 2 — este artigo!
    • Formatação dos elementos pré-textuais (cont.);
      • Como formatar a folha de aprovação;
      • Como formatar o resumo na língua vernácula;
      • Como formatar o resumo na língua estrangeira;
      • Como inserir e formatar o sumário;
  3. Parte 3
    • Formatação dos elementos textuais;
      • Como formatar o corpo do texto;
    • Formatação dos elementos pós-textuais;
      • Como formatar as referências bibliográficas;
      • Como formatar apêndices;
      • Como formatar anexos;
    • Como inserir e formatar cabeçalho e rodapé;
      • Como inserir e formatar números de páginas;
      • Como inserir e formatar notas de rodapé;

Na parte 1, terminamos com nosso modelo de monografia com a capa e folha de rosto iguais aos das figuras abaixo:

Modelo de capa ABNT
Modelo de folha de rosto ABNT

Para ver ou relembrar como chegamos até este ponto, veja Como formatar uma monografia pelas normas ABNT do início ao fim [Parte 1].

Agora, enfim, vamos à Parte 2.

Como formatar a folha de aprovação

A folha de aprovação é um elemento obrigatório para monografias, dissertações, teses e TCC/TFG. Ou seja, todos os trabalhos acadêmicos sujeitos à aprovação de uma banca ou algo do gênero.

A folha de rosto deve conter nome do autor, título e subtítulo, natureza, objetivo, nome da instituição à qual o trabalho será submetido, área de concentração, data de aprovação, nome e titulação dos membros da banca examinadora e suas respectivas assinaturas.

Sendo assim, a folha de aprovação terá aparência bem semelhante à da folha de rosto. A principal diferença é a lista de membros e assinaturas dos componentes da banca examinadora.

Nosso primeiro passo aqui será inserir uma quebra de página logo após o ano da folha de rosto (a última linha da folha de rosto). Caso tenha dúvidas para inserir uma quebra de página, leia a seção específica sobre este assunto na Parte 1.

A formatação destes elementos é feita de maneira semelhante aos da folha de rosto:

Geral – Alinhamento do texto centralizado; tipo e tamanho de fonte iguais ao do restante do texto; sem recuo algum, nem mesmo para a primeira linha do parágrafo.

Nome do autor – Deixar entre dois e quatro espaços de 1,5 entrelinha da margem superior. Na linha seguinte, escrever o nome do autor. Caso haja mais de um autor, colocar um por linha.

Título – Deixar entre dois e quatro espaços de 1,5 entrelinha após a última linha do nome do autor. Na linha seguinte, escrever o título do trabalho todo em maiúsculas. Caso haja subtítulo, deve ser escrito uma linha abaixo, porém apenas com a primeira letra em maiúscula.

Natureza e objetivo – Deixar três espaços de 1,5 entrelinha após a última linha do título. A norma exige que este elemento fique posicionado do meio da página para a direita. Para isso, vá novamente na janela de formatação de parágrafo (veja acima nas regras gerais). No campo Recuo – Esquerda digite 8,15 cm e clique em OK.

3-como-formatar-espacamento-entre-linhas

7-recuo-esquerda

Na linha seguinte, escrever a natureza (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição a que é submetido; área de concentração.

Data de aprovação – Deixar um espaço de 1,5 entrelinha após a natureza e objetivo e configure novamente o parágrafo para alinhamento justificado, com recuo de 1,25 cm na primeira linha (caso tenha dúvidas, veja novamente a Parte 1). Escreva “Aprovado em (dia de aprovação) de (mês de aprovação) de (ano de aprovação)”.

3-como-formatar-paragrafo

Assinaturas – Deixar dois espaços de 1,5 entrelinha após a data de aprovação. Na linha seguinte, novamente com texto centralizado e todo em maiúsculas, escrever “BANCA EXAMINADORA”. Deixar novamente dois espaços de 1,5 entrelinha e inserir uma linha para assinatura do primeiro membro da banca examinadora. Na linha abaixo, também centralizado, escrever o nome do primeiro membro e a instituição a que pertence. Deixar outro espaço de 1,5 entrelinha. Repetir estes passos para mais dois componentes de banca examinadora, totalizando três assinaturas.

No fim, a folha de aprovação ficará semelhante à figura abaixo.
Modelo de folha de aprovação ABNT

Como formatar o resumo na língua vernácula e na língua estrangeira

As regras para elaboração do resumo são descritas na norma ABNT NBR 6028. Ele é composto de um único parágrafo “de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 500 palavras”. Logo abaixo, deve-se incluir as palavras-chave do trabalho.

O primeiro passo, como sempre, é incluir uma nova quebra de página no fim da folha de aprovação. Isso nos trará uma nova folha em branco, que usaremos para o resumo. Mais uma vez, a ABNT não é rígida com todos os elementos do resumo, portanto há bastante variação na aparência geral encontrada nos trabalhos publicados. O exemplo a seguir é uma sugestão.

Deixe entre quatro e cinco espaços de 1,5 entrelinha no topo da página. A ideia é deixar o parágrafo de resumo logo acima do centro vertical da folha. Na linha abaixo, escreva a palavra “RESUMO“, toda em maiúsculas e em negrito.

Deixe mais um espaço de 1,5 entrelinha e, abaixo, digite o parágrafo de resumo, com até 500 palavras, com texto justificado e recuo de 1,25 cm na primeira linha. Algumas pessoas gostam de escrever o resumo com espaçamento simples. Eu prefiro manter o padrão de todo o restante do trabalho e usar espaçamento 1,5.

Na linha abaixo, logo após o fim do parágrafo de resumo, escreva “Palavras-chave: ” com recuo de 1,25 cm e em negrito. Em seguida, digite entre três e cinco palavras-chave com a primeira letra maiúscula e separadas por ponto final.

Seu resumo na língua portuguesa está pronto.
Modelo resumo ABNT português

O resumo na língua estrangeira segue o mesmo formato, mas deve ficar em uma folha à parte. Falta, então, inserir uma quebra de página e repetir toda a formatação acima para o resumo em língua estrangeira. No entanto, lembre-se de escrever as palavras “resumo” e “palavras-chave” na mesma língua do parágrafo de resumo. Por exemplo, para resumos em inglês, deve ser usado “ABSTRACT” e “Keywords: “.
Modelo resumo (abstract) ABNT inglês

Como inserir e formatar o sumário

As regras para elaboração do sumário estão descritas na norma ABNT NBR 6027. Acredito que o sumário é uma das seções de um trabalho acadêmico que as pessoas mais temem e sofrem para fazer com que fique do jeito certo. Usando os recursos mais básicos de formatação (fonte, recuo, parágrafo, alinhamento) é quase impossível ter sucesso. Feito desse jeito, o sumário (ou tabela de conteúdo) fica parecendo que foi feito “a facão”. Mas, como se diz, para (quase) tudo, há uma solução. E, na computação, assim como na natureza, nada se cria, tudo se copia.

O milagre para fazer sumários ficarem no seu devido lugar, do jeito que deve ser é um recurso do Word chamado de Estilo. Então, antes de falar do sumário, apresentarei este recurso.

Formatação usando a ferramenta Estilo no Microsoft Word

Na aba Página Inicial do Microsoft Word, a quarta seção da barra de ferramentas (ribbon), logo após Parágrafo, é chamada Estilo. É ela que usaremos para formatar nossos estilos.

Ferramenta de formatação de Estilo no Microsoft Word

Mas o que é um estilo? Estilo é uma formatação pré-configurada. É um conjunto de formatações de texto (tipo e tamanho de fonte, alinhamento do texto, espaçamento, parágrafo, recuo, numeração e tantas outras) determinadas e salvas com um nome qualquer. Assim, quando sabemos que usaremos uma mesma formatação de texto em várias seções ao longo do nosso documento, salvamos esta formatação em um estilo. Quando quisermos aplicá-la, basta selecionar este estilo no barra de estilos. Isto economiza muito tempo.

O Word já vem com vários estilos configurados de fábrica. Muitos deles não me agradam e também não seguem as normas ABNT. Vamos, então, criar nosso primeiro estilo.

Como no sumário aparecem os títulos das seções primárias e subseções do trabalho, faremos a formatação do estilo de um título. Para títulos, a ABNT exige que:

  • O indicativo numérico seja expresso em algarismo arábico e preceda seu título por um espaço de caractere;
  • Alinhado à esquerda;
  • Os títulos das seções primárias devem começar em página ímpar;
  • Após o título da seções primárias e antes e após os títulos das subseções deve haver um espaço entre as linhas de 1,5;
  • Títulos que ocupam mais de uma linha devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título.

Encontre a barra de formatação de estilos no Word. No canto inferior direito dela há um ícone com um traço horizontal e uma seta para baixo. Clique neste ícone. A barra de estilos será expandida e você poderá ver uma quantidade maior de estilo (cada estilo possui o seu próprio ícone quadrado).

Como eu disse antes, o Word já possui alguns estilos configurados. Entre eles, estão os estilos de título: Título 1, para as seções primárias; Título 2, Título 3, e assim por diante, para as subseções. Encontre o estilo Título 1.

Formatar estilo Título 1

Clique com o botão direito sobre o ícone de Título 1 e depois clique em Modificar.

Janela Modificar Estilo do Microsoft Word

Nessa janela podemos configurar o que quisermos no estilo. Para o nosso estilo Título 1 atender aos requisitos da ABNT temos que alterar o seguinte:

  • Na seção formatação, mude o tipo da fonte para Arial (ou Times New Roman, se seu documento foi escrito nessa fonte);
  • Na seção formatação, mude o tamanho da fonte para 12;
  • Na seção formatação, a opção de deixar o texto do título em negrito é opcional.

No canto inferior esquerdo da janela, clique no botão Formatar e, em seguida, em Numeração….

Janela formatar estilo numeracao

Na janela que se abre, clique no primeiro ícone da coluna do meio (à direita de “Nenhum”). Depois clique em Definir Novo Formato de Número….

Formatar estilo definir novo formato de numero

No campo Formato do número:, apague o ponto após o número um. Clique no botão OK das duas janelas de numeração.

Clique novamente no botão Formatar e, em seguida, em Parágrafo…. Configure esta janela para que fique idêntica à imagem abaixo.

Formatar estilo - Formatar Paragrafo

Nesta mesma janela, mude para a aba Quebra de linha e de página. Faça com que ela fique igual à imagem seguinte.

Formatar estilo - Quebra de linha e de página

Se quiser, altere o nome do estilo para que o encontre facilmente depois. Após estas modificações, a janela de modificação do estilo deve ficar assim:

Janela Modificar Estilo Final

Clique no botão OK. Você acaba de configurar o seu primeiro estilo. Porém, até agora fizemos isso apenas para os títulos das seções primárias (Título 1). Agora precisamos fazer o mesmo para os títulos das subseções (Título 2 em diante). Como o procedimento é bem parecido, não explicitarei neste guia.

Agora vamos usar o conhecido jeitinho brasileiro para corrigir um pequeno problema. Talvez vocês tenham notado que a numeração que escolhemos para nossos títulos não estão configuradas para vários níveis. Isto é, o nível dois, do estilo Título 2 não será exibido com uma numeração de subnível do Título 1. Isso aconteceu porque não havia a opção de selecionar uma lista numerada de vários níveis ao configurar a numeração do estilo.

Para consertar isso, faça o seguinte:

  1. Escreva um texto qualquer (depois ele será apagado) em linhas diferentes como no exemplo abaixo. O número de linhas tem que ser igual à quantidade de níveis que você precisará no seu documento, que é igual à quantidade de estilos de título que você configurou;
  2. Clique na primeira linha e aplique o estilo Título 1, depois na segunda linha e aplique o estilo Título 2 até terminar os estilos e linhas. Como se vê, a lista não tem vários níveis;
  3. Clique na linha do primeiro nível da lista. Na aba Página inicial do Word, clique no ícone de Lista de vários níveis no grupo Parágrafo, selecione na Biblioteca de Listas a opção marcada abaixo;
  4. Configurar lista de varios niveis

  5. A lista agora já conta com numeração de vários níveis. Agora vamos atualizar nossos estilos de títulos para que eles incorporem este tipo de numeração. Clique na primeira linha (que tem estilo Título 1), depois clique com o botão direito sobre o ícone de Título 1 e, por fim, clique na primeira opção Atualizar Título 1 para Corresponder à Seleção.
    Mude para a segunda linha e repita a operação usando o estilo Título 2. Repita para todos os níveis e estilos que você pretende usar.

Deu um pouco de trabalho, mas seus estilos de títulos estão todos configurados. Agora pode apagar estas linhas que usamos para configurar os títulos.

Agora sim, inserindo e formatando o sumário

Após ter configurado todos os estilos de título que você vai precisar, vá até cada um dos títulos do seu trabalho, clique na linha dele e depois clique no ícone do estilo apropriado para este título. Você verá que o Word configura automaticamente todos os parâmetros de formatação de acordo com o que você determinou na configuração do estilo. Se seu texto já está escrito, faça isso para todos os títulos. Caso ainda esteja por escrever, faça à medida que escreve.

Lembre que tivemos todo esse trabalho com os estilos para poder inserir o sumário. Acredite, é mais prático e seguro fazer dessa forma do que tentar configurar cada título separadamente. Além disso, o Word entende quais elementos devem entrar no sumário e o atualiza automaticamente caso você mude seu documento.

Após o fim das palavras-chave do resumo em língua estrangeira, insira uma nova quebra de página. Na nova página em branco, coloque em letras maiúsculas e com alinhamento centralizado a palavra “SUMÁRIO”. Deixe de dois a quatro espaços de 1,5 entrelinha em branco. Finalmente, para inserir o sumário, vá para a aba Referências da barra de ferramentas. Clique em Sumário e depois em Inserir sumário….

Inserir sumario

Na janela que se abre, podemos formatar a exibição do nosso sumário.

Configurar sumario

Escolha o preenchimento de tabulação que preferir (a norma não determina nenhum específico). Depois clique no botão Modificar… no canto inferior direito.

Formatar fonte do sumario

Nessa janela formatamos a fonte que aparecerá no nosso sumário. O correto é usar a mesma fonte do resto do documento (Arial ou Times New Roman) e alinhar todo o texto à esquerda. Nesta nova janela, clique novamente no botão Modificar…. Na janela que se abre, configure para ficar igual à imagem abaixo.

Formatar fonte do sumario 2

Em seguida, clique no botão Formatar no canto e selecione Parágrafo…. Deixe esta janela como esta a seguir.

Clique nos botões OK até voltar para a tela de seleção dos estilos de sumários. Mude para o estilo Sumário 2 e repita o procedimento anterior. Faça isso para todos os estilos de sumário que pretende usar. Clique em OK nas duas janelas. O formato do sumário está terminado. Seu sumário já deve aparecer no documento.

A grande vantagem de usar sumários é a atualização automática que o Word oferece. Por exemplo, caso você resolva acrescentar figuras ou texto no seu documento depois de incluir o sumário e os capítulos mudarem de página, basta clicar com o botão direito sobre o sumário e selecionar a opção Atualiza campo, selecionar a opção Atualizar o índice inteiro e clicar em OK. Pronto, seu sumário foi atualizado com todas as mudanças e deve estar semelhante a este abaixo.

Sumario Formatado

Chegamos ao fim desta parte do guia passo a passo para formatar um trabalho acadêmico do início ao fim. Você tem alguma dica para simplificar alguma das etapas que mostramos aqui?

Em breve teremos a parte 3. Fique ligado!

Share/Save

O que achou do artigo? Comente.


Feed dos comentários158 Comentários

  1. Julho D'Oliveira

    ta blz
    só falta a 3ª parte
    to na espera !!!
    as regras são mais complicadas q o assunto do trabalhao aki

  2. Priscilla

    É uma pena, ser sempre assim, quando é bom o serviço, ele vem incompleto!

  3. Nádia Viviane

    Agradeço pelas dicas. Realmente suas explicações têm um diferencial, pois explica tudo passo a passo de uma maneira bem simplificada. Exceleeente!!! Nota mil pra vcs…parabéns!!! Aguardo a 3ª parte!

  4. André

    Vou começar meu trabalho de TCC agora e esse artigo é ótimo.

  5. Nubia

    Excelente a sua explicação, é uma pena que o meu trabalho já está sendo formatado, e a 3ª parte não foi publicada.
    Parabéns pelo trabalho!

  6. Roziana

    Estou preparando trobalhos de TCC e na busca por informação, achei, tudo aqui. Obrigado

  7. re

    Quando será publicada a parte 3?!
    Estou no meio da minha monografia e estou super ansiosa!!!!
    Muito bom o tutorial.
    Vlw….

  8. Luzia Fonseca

    Muito bom..super competente…me ajudou muito para configurar minha monografia…grande bj.

  9. Daniel

    Mto útil, qdo vc terá a parte 3 disponivel?

  10. Marcos Antonio

    Útil, simples, linguagem compreensível.De grande auxílio em momentos que se torna difícil achar alguém disponível para nos orientar. Muito obrigado pela boa vontade em tornar esse material acessível.

  11. Fernanda

    Rafael, parabéns pelo seu site! Foi de extrema importância e relevância na formatação da minha monografia! Você tem a manha cara!!!

  12. viviane

    Show !!! perfeito!!! mto bom !!! excelente!!!! super didatico!!!!agora só falta a terceira parte! plisssss!!!!será q consigo receber a terceira parte da formatação até dia 20 de outubro de 2011 ??? pq tenho q entregar a mono semana q vem!!!! ai mel dels!!!

  13. Marcio

    muito bom mesmo, estou na espera da terceira etapa, valeu…

  14. Michele

    Parabéns pelo site e pela iniciativa.
    O passo a passo está ajudando bastante.
    Quando sai a terceira parte? Minha apresentação já é no fim de Novembro.
    Vlw e obrigada pela ajuda.

  15. Morayma

    Exelente, foi a melhor explicação que achei em todas as pesquisa. Muito obrigada, vc está me ajudando muito. Mas gostaria de saber quando será publicado a 3 parte?

  16. Adriana

    Excelente o tutorial!
    Parabéns!!!
    Aguardo a 3ª parte ansiosamente.

  17. maria jose alves cabral

    estou com o trabalho todo desenvolvido.
    E as dúvidas sobre a formatção continuavam.
    Seu trabalho é maravilhoso e são incontaveis o número de pessoas que serão abençoados com ele.
    Não estranhe, a palavra é benção mesmo somente quem fica na aflição para entregar trabalhos e não tem orientação adequada sabe como é dificil.
    E você de forma generosa socializou o seu conhecimento beneficiando a todos que lhe escreveram e incontaveis que não lhe escreverão.
    muito obrigado.
    maria josé.

  18. Mírian

    Muito bom o teu trabalho!!!!! Agora falta a 3° parte… Estou no aguardo para finalizar a minha formatação!!!

  19. Rosana

    Rafael,

    Suas dicas são valiosíssimas, estou formatando um trabalho e não domino todos os recursos do Word 2010, ao procurar na internet só encontrva os dados básicos, mas para formatar um TCC tem que ser minuncioso como você colocou passo-a-passo.
    Quando estiver pronta a parte 3 envie rapidamente pq estou precisando das dicas.

    Att

  20. Lucia Barros

    Ótimo! Parabéns!
    Me ajudou muito, obrigado!
    Por favor continue me ajudando e poste a 3ª parte! rsrsr

  21. FABIENE

    Realmente as regras são mais difíceis que o trabalho propriamente dito. Aguardo a parte 3. De preferência ainda neste ano.

  22. Marcos

    Excelente trabalho. Queremos a parte 3!!!

  23. Pablo HP

    Realmente o tópico é muito bom e importante, o único problema é que a primeira parte foi feito em 02/2010 e que a segunda parte foi feito quase dois anos depois, em 09/2011. Por isto não espero que a terceira parte saia rapido, o jeito é aprender com o que já foi passado e procurar pelo restante das informações na internet mesmo.

  24. auriadoria

    Você é realmente do BEM. O conhecimento só tem valor quando é compartilhado. Pouco importa o tempo em que aconteça. Mesmo que não seja pra mim, certamente outros terão oportunidade de usufruir da sua competência e solidariedade. Milhões de bjus e tudo de bom.

  25. FABIANE

    Muito bom! Pelo amor de Deus, a parte três. Essas normas estão me enlouquecendo.
    Abraços

  26. Giselly

    Socorro! por favor , publiquem a parte 3.
    Muito obrigada.

  27. Fátima

    Você realmente fez a diferença.
    Formatar ainda é a dúvida de muitos de nós.
    Indicarei o tutorial para todos os meus colegas de classe.
    Muito obrigada.

  28. Fábio

    O site está de parabéns, realmente não é a toda hora que se encontra um “pote de ouro” como esses… spo fiquei com uma dúvida… não entendi como prosseguir com a formatação do título 1 para o título 2…

    Abraços

  29. Como formatar uma monografia pelas normas ABNT do início ao fim [Parte 1] | FazendoAcontecer.net

    [...] Parte 1 termina aqui. Para continuar o desenvolvimento de seu trabalho acadêmico, siga para a parte 2. [...]

  30. Debby_SUD

    Nossa, amei o site…ajudou bastante!! Pena ainda n ter a perte 3…tava precisando pra hj =(

  31. Lucí

    O passo a passo para cada etapa é importantissimo, desde a pagina principal até o item pretendido. Não consegui fazer o recuo, pois não sei aonde selecionar para faze-lo. Os demais itens me ajudou.
    Obrida pela mediação das normas no seu passo a passo.

  32. jorge

    Muito boa as explicações. E a terceira parte quando estará disponível?

  33. MAYARA

    Nossa…salvou minha vidaaaaaa….otimo…mt bom mesmo…obrigado

  34. Maristela

    Muito bom! Me ajudaram muito na formatação do meu TCC. Obrigada.

  35. Eliana

    Excelente, é uma “mão na roda”. Parabéns pela competência no detalhamento.

  36. Cristiana

    Que Deus te abençoe! Tudo foi de muita valia.

  37. JOZIRAN

    MUITO BOM. ME AJUDOU BASTANTE. REALMENTE VOCÊ É UMA PESSOA ESPECIAL AJA VISTA SUA DISPONIBILIDADE PARA AJUDAR A OUTREM. OBRIGADO

  38. D.Ruffato

    Rafael,
    Essa foi uma verdadeira orientação. Tu já tá na sessão de agradecimentos da minha dissertação. Não tem, que eu conheça, essa superaula em graduação ou pós-graduação que eu tenha frequentado, seja de informática, seja de Letras. Teu tutorial presta um serviço à educação brasileira. O MEC devia saber disso.
    Obrigada, querido.

  39. Pollyana

    Bom demais!! Pena que não tem a parte 3. De qq forma obrigada!

  40. Sívio Orleans Cruz

    Cara, isso aqui está perfeito. Quando teremos a parte 3? Tenho menos de 2 meses para concluir a minha dissertação. Obrigado

  41. Célia Soares

    EXCELENTE, ESTOU EM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO MEU TCC DE PÓS-GRADUAÇÃO E ESTÁ ME AJUDANDO MUITO, JÁ ESTÁ EM MEUS FAVORITOS. ESTOU Á ESPERA DA 3ª PARTE.
    OBR.

  42. Rosemary

    Preciso da parte 3. Onde comprar?

  43. Patrícia

    Esse trabalho esta me ajudando muito! Obrigada!
    Gostaria de saber onde consigo a terceira parte.

  44. Cyntia

    olá. preciso muito da parte 3. como consigo? obrigada.

  45. carolina

    Obrigada pela ajuda até aqui!!!
    Quando será publicada a 3º parte?

  46. Aldenora

    Realmente consegui tirar muitas dúvidas.
    Esse referencial é excelente, e a preocupação com o PASSO A PASSO foi perfeita!!!
    obrigada.

  47. Madalena

    Bom de mais, parabéns!
    mas, pô, é como transar e não chegar ao clímax!

  48. Laila

    Poxa, e a 3??? que pena!

  49. CHICO DE PAULA

    Essas dicas, super valiosas, a minhas univiversidade nos fornece a grade, para trabalhos, mas, quando temos que substituir algo meu amigo, haja trabalheira, principalmente na quebra de paginas e na atualização do sumário.
    muitíiiiiiissssssimo grato.
    Chico de Paula.

  50. CHICO DE PAULA

    Só nos falta a terceira parte……Mesmo assim fico muito agradecido.

    Chico de Paula

  51. Silvia

    Agradeço por compartilhar o seu conhecimento com despreendimento, com certeza aproveitarei muito estas informãções valiosas, estou aguardando a 3ª parte.

  52. Rosi

    Nossa quanta eficiência e eficacia ao mesmo tempo.
    Eu a-d-o-r-e-i sem palavras para agradecer.
    Aguardo ansiosa a 3ª parte.

  53. Antonio

    Muito obrigado! Vc conseguiu resumir tudo d eforma muito simples!

  54. Cesar

    Obrigado! Realmente fizeste um serviço às pessoas que, como eu, estão preocupados com o conteúdo e nem sempre conhecem a forma.

  55. LUCIANO CHAGAS

    Você realmente está sendo fantástico! Não existe palavra para definir seu trabalho. Continue a compartilhar seus conhecimentos e terá retorno garantido em sua vida…
    Obrigado!

  56. Andressa Rodrigues

    Nossa! E completamente didático e de fácil entendimento. Obrigada! :)

    Mas…

    Cade a parte 3 galera?!?

  57. roseli

    gostei muito da forma que vc colocou, quando eu for fazer o meu tcc, já tenho onde me apegar. um abraço. mais uma vez meus parabéns continue assim.

  58. fabio

    a parte 3 será postada em Setembro de 2012!

  59. Márcia

    Adorei este artigo. Mas estou precisando urgentimente da parte 3!!!! Quando será postando? Obrigada.

  60. Whallace

    muito bom ? que nada, Ótimo parabéns pela iniciativa.. assim como os colegas estou ansioso pela 3ª parte.

  61. Adriana

    Perfeito…estou fazendo meu trabalho e está ótimo…
    Só falta o restante né…

  62. Marina

    Parabéns!! Ótimo e muito fácil de acompanhar! aguardo a parte 3

  63. COM

    excelente esta dica me ajudou muito
    valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  64. Rangel

    Cara. Muito legal seu tuto, mas….. veja o q vc escreveu (…) Agora precisamos fazer o mesmo para os títulos das subseções (Título 2 em diante). Como o procedimento é bem parecido, não explicitarei neste guia. (…) Com isso, devo supor que o titulo 2 tem EXATAMENTE AS MESMAS CARACTERÍSITCAS de titulo2? Sim? não? sei lá? Outra coisa: de tanto repetir os passos do seu tuto (para tentar estabelecer formações diferentes para títulos diferentes) os modelos do meu word 2007 bagunçaram de vez. tem algum comando para resetar as formatações para o o zero de novo?
    Grato por sua ajuda.

  65. Ezin

    Parabenizo pela forma que vocês explicam. Está bem claro.

  66. ceição

    muito bom essas formas de orientar bem explicado,espero conseguir fazer tudo correto. poste as outras partes.

  67. cassiane

    Gostei muito! Estou esperando a parte 3, só está demorando um pouquinho… rsrs

  68. Lucas

    MUITO BOOOOM! Nem tenho como agradecer, essa página foi de uma ajuda muita grande. Também aguardo a 3ª parte.

  69. Ruth

    Olá
    gostei muito deste trabalho….. mas preciso saber quando sai a parte 3….. fico no aguardo.

  70. Samira

    eu já quero a parte três, estou fazendo minha mono e adorei o site porque explica direitinho

  71. Vanessa

    Aguardo a 3° parte. O texto aqui é de fácil compreensão.

  72. Henrique

    Me ajudou muito! Obrigado! Aguardo pela terceira parte.

  73. Bruno

    Tópico muito bom! Ajudou muito mesmo, Parabéns pelo trabalho!

  74. Cyntia

    Por favor, a parte 3! Obrigada.

  75. EMILENE

    Por favor, estou precisando da 3ª parte poste ou envie para o meu e-mail.
    Desde já agradeço.

  76. Sotero

    Gente o site é muito bom, mas, estou precisando da parte 3 por favor. Estou precisando para concluir um trabalho.

  77. Ester Arruda

    Excelente o artigo, parabéns! Quando será públicado a parte 3? Estou ansiosa!!!!!!!!!!!

  78. Rebeca

    Muito bom mesmo! Estou aguardando a ‘Parte 3′

  79. Regis

    É gente acho q a parte 3 vai ficar pro próximo século!

  80. Cíntia

    Nossa, que bacana.. adorei a idéia da postagem… vai me ajudar muito em meus próximos trabalhos.. é dificil achar um site com passo a passo bem explicadinho e com imagens para orientar a formatação de Normas ABNT… está de Parabéns… Só faltou a terceira parte…

  81. Bruna

    Muito obrigada pelas dicas….imprescindíveis!

  82. Mary

    Olá amei as dicas que pena que so agora que descobri depois de meu TCC pronto.Parabéns é de fácil compreensão.

  83. Ana

    Oi!
    Estava em completo desespero, lendo normas da ABNT, procurando dicas em todos os sites…. Esse guia passo a passo é perfeito! Está me ajudando muito! Vi que faz mais de 6 meses que foi publicado. Não vão publicar a 3ª parte? Mas de qualquer forma, muito obrigado! Foi de grande ajuda! Meu Word já está todo (re)configurado! =)

  84. ADRIANA

    QUANDO VÃO DISPONIBILIZAR A PARTE 3???
    TENHO URGÊNCIA EM SABER.
    OBRIGADA.

  85. Clarissa

    Muito obrigada pela iniciativa Rafael! Configurei meu TCC inteiro com as suas dicas! Realmente, a ABNT fica muito a desejar porque diz as coisas muito “por alto” e todo o mundo arranca os cabelos. Ajudou demaaais! Obrigada!

  86. nakeida

    Obrigado pela ajuda. Facilitou muito à formatação da minha monografia.

  87. Brunna

    cade a parte 3 ??? tava fazendo tudo certinho e não tem a outra parte DDDDDDD:

  88. Edson

    Parabéns pelo excelente trabalho, Deus abençõe…

  89. Edson

    Excelente trabalho se puder mandar para o meu email a parte 3 da monografia… estou precisando finalizar um trabalho.

  90. Aurélio Silva

    Parabéns pelo bom trabalho, principalmente pela forma pedagógica que o assunto é abordado. FICA AQUI, NO ENTANTO, A MINHA SUGESTÃO: Que o traalho começado seja concluído e ele tenha seu fim social completo, tendo em vista que milhares de pessaos no Brasil, principalmente entre os menos favorecidos econômicamente, terá, com a conclusão desse trabalho, uma maravilhosa ferramenta que os auxiliem na superação de certas deficiências. Um forte abraço e nele o nosso apelo. OBRIGADO.

  91. Greci Santos

    Gostei da explicacao,me ajudou muito,gostaria de receber a 3 parte em meus Emails.Obrigado.

  92. Jéssica

    Muuuito obrigada =)

  93. REGINA

    Quando postaraá a parte 3?
    Adorei as anteriores.

  94. wilson Cleiton

    Muito bom, didático, simples e claro; Parabéns.

  95. Ricardo Cadaval

    Cara, tá mto bom esse tutorial, mas eu preciso da terceira parte. Se nao fores publicar avisa, ou manda por email.
    Obrigado

  96. Fred Branco

    CADE ESTA TERCEIRA PARTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  97. Naty Brito

    Muito Bom. Queria a terceira parte, sai ou não?

  98. DORIVAL

    muito bom, como faço para receber as outras partes

  99. Ranieri Costa

    Também to esperando a 3ª parte.

  100. Domingos

    excelente estou espernado a 3ª parte urgente

  101. ulisses

    Cara, ta mt mt mt mt bom!! Mas ja passou quase um ano desde a 2ª postagem rsrsrs kd a 3ª parte?? Parabéns pelo trabalho!!

  102. Carlos Knudsen

    Nota 10. Se fosse possível daria nota 11. Parabens. Ajuda valiosa. Muito obrigado. Assim que puder publica parte 3. Aguardamos.

  103. User TCC

    Simplesmente o melhor tutorial que já vi sobre configuração de normas no word, não conseguia entender nada até conhecer seu tutorial, meus parabéns, esperando a terceira parte.

  104. Danila

    Eu preciso da parte 3!
    Este artigo é ótimo!! Está me ajudando muito!
    Mas agora estou dependente

  105. Ivani

    maravilhoso, vc é um genio !! ja deixei nos favoritos

  106. MARCELO BARTOWISKI

    ÓTIMO TRABALHO,vc é um genio mesmo,vou deixar nós favoritos tb,esperando anciosamente a 3 parte filho.Brigadão : )

  107. Elaine

    Passou quase um ano desde a 2ª postagem, teremos a 3ª parte?
    Parabéns pelo trabalho!!

  108. BERNADETE

    Excelência de trabalho, só feito por quem tem didática e preocupação com o bem estar do outro. Parabéns! fico no aguardo da 3ª parte, vai demorar????

  109. Ana

    Me ajudou muito, o trabalho está excelente, mas a pergunta que não quer calar é cadê a parte 3?

  110. KEVIN WILBER

    GOSTEI MUITO, A PESAR DE TER ME PERDIDO NA PARTE QUE COMEÇA O SUMÁRIO. E, É VERDADE AS NORMAS SÃO MAIS DIFÍCEIS QUE O ASSUNTO. VALEU, TÔ ESPERANDO A 3ª PARTE.

  111. Tatiana

    Demais … estou a dias procurando um site q explicasse assim perfeitamente, nossa adorei …. pena que parou por aki . Obrigada.

  112. Telma Correia

    A metodologia apresentada para explicar o passo a passo da formatação, foi uma das mais eficazes que já encontrei. Além disso ainda informa a extrutura dos trabalhos acadêmicos com imagens claras e bem definidas que ajudam na consolidação do aprendizado.
    Adorei !!!!
    Grata pelo excelente serviço prestado.
    Atenciosamente,

    Telma Correia

  113. Luciano Santos

    Mesmo depois de tanto tempo, tem gente que procura. Atualizem aí pra virar hit nas redes sociais de orientandos. Obrigado pelos tópicos. São muito bons

  114. André

    Ótimos tutoriais, mas quando será feito a 3ª parte? To começando minha monografia agora e estou seguindo suas dicas.

  115. fernando

    pessoal do inicio dos comentários até ja deve ter formado e nada da parte 3 estar pronta rsrsrs

  116. Cyntia

    Não vai ter mais a parte 3? Estou esperando a muuuuito tempo.

  117. Luana

    Muito, muito obrigado, não sabe o quanto me ajudou! Quero a terceira parte, abraços!!!

  118. eury h

    1 ano esperando e nada, serah q morreu???? tristeeeeeeeeeee :’(

  119. Andreia

    Muito bom mesmo!!
    Obrigada!!

    Estou aguardando a terceira parte
    Andreia

  120. vanessa

    Céus!!!!!!!! Vou apresentar o trabalho e a terçeira parte nao é ublicada… Deus me ajude kkkkkkk Num sei porque eles complicam tanto.. Agora ja sei porque o povo paga pros outros fazerem.. Realmente é um saco.. humf.. Mas valeu pela dica.. Quebrou um galhão..

  121. Thiago Diniz Santos

    Nõa sou de deixar comentarios em páginas que visito, porêm a sua, sobre esse assunto aparentemente tão intrincado, reuniu informações e visualizações muito didáticas. Sou professor de Metodologia Científica, e desconheço na web um material melhor do que esse. Parabêns!

  122. TATIANA

    Informações importantíssima e muito enriquecedoras, mas o pessoal tá aguardando a parte 3.
    Em nenhum outro site encontrei o que encontrei aqui, estou fazendo minha mono e vai me ajudar muito.

  123. CAROLINE

    CADÊ A TERCEIRA PARTE? O POST NÃO ESTÁ COMPLETO.

  124. Patricia

    Brilhante! Extremamente util, muito obrigada.

    Era tudo o que eu precisava!
    E quanto a parte 3 !!

  125. Edson

    Foi de grande ajuda amigo, obrigado.

  126. juliana

    Valeu mesmo pela ajuda, ótima postagem, me foi mt útil.

  127. lalyne

    gostaria de saber se tem como me enviarem a 3º parte por email ???

  128. Robson Osni

    Muito obrigado pela ajuda, aprendi muita coisa do word e formatei meu TCC todo com sua ajuda. PARABÉNS!!! pela qualidade da informação

  129. Monica Miranda

    Adorei o material só fiquei com uma duvida: os capitulos e subtopicos do trabalho devem ser centralizados e a conclusão e a introdução devem ser numeradas obdecendo o restante do trabalho?

  130. CAROL

    Sensacional, me ajudou muito! Estou a espera da parte 3, preciso saber como é a formatação dos pós-textuais. Parabéns!

  131. Iara

    Colega, vc auxiliou demais pois as vz escapa detalhes na orentação. Esse foi ponto onde vc entrou. D+
    O conhecimento só para si não faz nascer uma floresta, masé preciso diversas sementes para mudar o “ar” da educação. Parabéns.

  132. Fátima

    Muito bom! Espero pelo artigo 3.

  133. Debora

    Realmente muito bom!
    Preciso da parte 3. É possível publicá-la ou enviá-la ao meu email ainda este mês? Obrigada!

  134. VANDERCLIF

    Cadê a 3ª parte ? Agradeço pelas preciosíssimas informações, porém fiquei chateado por estar incompleto seu tutorial. Abraços e no aguardo da parte final ou terceira parte.

  135. Hingrid

    Suas explicações passo a passo são otimas, a 3 parte sai quando, estou necessitando, rsrsrsrrs.
    No Aguardo da 3 PARTE.

  136. Anna Luiza

    Eita! se, pressão… queria a parte 3. ^^

  137. Anna Luiza

    Eita! sem, pressão… queria a parte 3. ^^

  138. Vera Lucia

    Valeu muito conclui o bacharelado e reprovei no TCC, tendo a segunda chance agora dia 23 de JANEIRO fiz tudo conforme sua explicação, EXCELENTE!
    Mas pelo amor de Deus posta a parte 3 por favor…
    QUE NOSSA SENHORA DO TCC me dê calmaaaaaaaaaaa.
    Abs.

  139. MARCOS AF BRAZIL

    Olá, professores!

    Uma dissertação versus uma banca examinadora que “detêm todo o conhecimento universal”.

    Bem, somente uma pequena dúvida, por hora: segundo as regrinhas da tal ABNT, no sumário pode haver títulos ou subtítulos com “quebra”? Ora, quando são muito grandes, é obviamente natural que os mesmos continuem na linha abaixo, certo? E, se não há nenhuma proibição quanto à quantidade de caracteres usada em um título, para efeito de organização visual, podemos “quebrar” o referido texto para boa leitura. Por exemplo, o subtítulo “3.3 Desinstitucionalização e a proposta de cuidado segundo a Reforma Psiquiátrica Brasileira” tem, natural e automaticamente, a palavra “Brasileira” já na segunda linha, abaixo, por não caber na mesma linha, acima, além dos “pontinhos” e do número da página correspondente. Se falarmos sobre Gestalt ou mesmo design editorial, veremos isso como um erro absurdamente amador! Bem, a solução: se não há regras que definem o número máximo de caracteres usados em uma mesma frase, se não há regras que proíbam tal quebra, logo, poderemos quebrar tal frase de modo inteligível? Por exemplo:

    3.3. Desinstitucionalização e a proposta de cuidado (quebra)
    segundo a Reforma Psiquiátrica Brasileira …………………………………… 999

    E, se sim, a banca teria maior poder que as Regras Gramaticais ou mesmo a tal ABNT? A instituição de ensino teria poder legal para impor suas próprias regras? O que estamos aprendendo, enfim?

    Aguardo uma boa luz.

    Grato.

  140. Laine Cristina Forati de Alencar

    Parabéns pela iniciativa de vocês. o guia é muito bom e esclarece muito.

  141. Camilly

    Cadê a parte 3???

  142. Lucio Luiz Nogueira

    Parabens.Muito legal

  143. Suzi Baccaro

    Referente ao material disponível Parte I e II, de grande valia. Parabéns!
    O que deixa a desejar é que não conseguirei finalizar a formatação do trabalho, pois falta a Parte III. Meu professor não vai aceitar como argumento, o atraso da entrega devido a não postagem da Parte III. Mas mesmo assim, obrigada pelo inicio da ajuda.
    Agora é pesquisar em outras páginas o término das Normas ABNT.
    Quando estiver disponível a Parte III, por favor, me avisa?
    Forte abraço e Parabéns pela iniciativa.
    Atenciosamente, Suzi Baccaro

  144. DIRCILENE CARDOZO

    maravilhoso, vcs estão de parabéns, aguardo ansiosa a parte 03

    obrigada

    dircilene

  145. Luana Dailla

    Por favor, onde está a 3ª parte??!!!

  146. Chaouki Haddad

    Muito bom! Mas como obter a 3ª parte?

  147. Nathalia

    Otimo o artigo, mas o principal, a parte 3…nao tem…
    Obrigada

  148. Adeildo

    Gostei muito, estava mesmo precisando destas informações para formatar meu tcc, agora só está faltando a parte 3

    Abraço.

  149. Francisco Nunes

    Excelente!! onde encontro a parte 3 (a pergunta que não quer calar…)

  150. taaatah

    ?Será q o autor faleceu? =’(

  151. Letícia Lima

    Consegui falar com o autor desse guia há uns tempos atrás e ele disse que possivelmente iria escrever a parte 3 em março. Mas março já passou, então seria legal se mais gente lembrasse ele de escrever a última parte. Essa é a conta do YouTube dele, pessoal: http://www.youtube.com/user/rafaelperrone. Mandem mensagem pedindo e talvez conseguiremos a parte 3 (:

  152. Ricardo

    Parabéns, excelente, e obrigado! Aguardando a parte 3.

  153. Carlos

    A terceira parte, pelo amor de Deus !

  154. Marcos

    Muito obrigado pela ajuda! Aguardo a parte 3 o quanto antes, até mais!

  155. Camila

    Excelente!! Meus parabéns, tanto pela parte 1 quanto pela parte 2! Aguardo ansiosa a parte 3. Se possível, até mesmo encaminhar por e-mail.
    Att.
    Camila

  156. Sarah Anne

    Cadê a parte 3?? Esse material está tão bom que merecia estar completo. Eu até pagaria, se assim precisasse.

    Abraços

  157. Aline

    Por favor postem a parte 3, super curti esse artigo!

    Obrigada pela ajuda.

  158. Magali

    Olá, fantástico trabalho! Como obter as partes finais?

O que você achou deste artigo? Comente.

http://fazendoacontecer.net / Como formatar uma monografia pelas normas ABNT do início ao fim [Parte 2]