FAQ

Usar computador e internet é tão fácil. Por quê um blog sobre computação, internet e produtividade?

Verdade. A computação simplificou muitas tarefas que antes podiam demorar dias, semanas ou até meses e davam um trabalho imenso. Trouxe, também, vários outros recursos e comodidades inimagináveis na época de nossos pais ou avós. Quando queremos saber as últimas notícias do dia, o resultado de um evento importante ou consultar nossa conta bancária, muitas vezes recorremos ao computador. Poucos usam o correio para se comunicar com amigos e parentes, mas todos têm contas no MSN, Skype, emails no GMail, Yahoo, Hotmail, BOL, e tantos outros. Ou uma conta no Orkut ou Facebook para manter os relacionamentos em dia, mesmo com aquele amigo de infância que já não vemos há 20, 30 anos.

Mas, ao mesmo tempo que temos estas novas funcionalidades da vida ao nosso dispor,  somos forçados a conhecer e saber como usar toda a sopa de letrinhas de abreviações e palavras inglesas que vem anexo: pc, mac, win, software, hardware, web, hd, ip, tcp, excel, word, powerpoint, office, online, offline, download, upload, email, webmail, webapp, bookmarklet, rss, atom, feed, ide, ata, sata, ram, paralelo, serial, placa mãe, memória, ibm, intel, microsoft, apple, iphone, ipod, bill gates, steve jobs, xxx, gtd, firewall, web2.0, ajax, html, php, … a lista simplesmente não termina.

Além disso, precisamos navegar neste mar de siglas e palavras estrangeiras, temos que trabalhar, cuidar da casa, dos filhos, praticar esporte, ir na academia, ao médico, visitar amigos e parentes, ir ao cinema, shows, festas de aniversário, eventos de tortura importantes (enterro, casamento e batizado) e, quando sobra tempo, dormir. Por isso é tão importante saber exatamente quais recursos usar e a melhor forma de usá-los.

E o que o FazendoAcontecer.net tem com isso?

É justamente aí que o FazendoAcontecer.net >> truques e dicas para uma vida mais fácil com o seu computador entra em cena. Com conteúdo voltado especificamente para o público brasileiro interessado em computação, internet e produtividade e a única finalidade de tornar a SUA vida mais fácil com uso mais efetivo do computador, ajudando a alcançar seus objetivos. Em inglês, foi cunhado o termo lifehacking – ou hackeando a vida – que resume muito bem esta idéia.

“Mas como? Como o FazendoAcontecer.net poderá fazer tanto por mim?”

Fácil! Após a leitura diária e filtragem de mais de 100 feeds de sites e blogs, nacionais e importados, com artigos de análise e comentários de especialistas,  mesclados com testes e idéias deste modesto autor, o resultado é:

  • conteúdo direcionado para o Brasil e seu povo – de tudo que é lançado, comentado e utilizado no mundo da iNFOtecOMPUTAÇÃO – internet, INFORMÁTICA, tecnologia e COMPUTAÇÃO :D – o que é, pode ou será aproveitado por aqui?
  • tutoriais e “como fazer” detalhados de programas e aplicações online com fotos e vídeos explicativos
  • dicas de como simplificar e gerenciar tarefas, aumentando sua produtividade
  • análises comparativas claras e objetivas de programas e webapps
  • truques para resolver aquele problema chato com o seu computador (que não inicializa, não pára de mostrar janelas pop-ups, insiste em não abrir seu webmail, …)
  • um pouquinho de humor

“Hum, tá cheirando a promessa de político…”

Tem razão, parece…

… mas não é! Venha nos visitar outras vezes ou adicione um de nossos feeds no seu agregador preferido e verás.

“E por quê você diz que vai melhorar a qualidade de vida dos seus leitores?”

Porque quem acompanhar este blog terá mais tempo para as coisas boas da vida. :)

“Hum, isso tá parecendo papo de livro de auto-ajuda…”

Tem razão, parece…

… mas não é! Venha nos visitar outras vezes ou adicione um de nossos feeds no seu agregador preferido e verás. :D

“E o que o nome fazendo acontecer tem a ver com tudo isso? De onde veio?”

Em 2001, David Allen lançou o livro Getting Things Done tratando de uma metodologia para gerenciamento de ações que, ao contrária das teorias anteriores que priorizavam o gerenciamento do tempo, propunha o gerenciamento de tarefas baseado em suas prioridades. Esta metodologia acabou virando moda, principalmente entre os amantes da computação e tecnologia da informação.

Como o objetivo deste blog é mostrar como simplificar a vida e tarefas do dia-a-dia usando ótimos programas e recursos da internet, achei que usar de alguma forma o título do livro de Allen cairia bem. Pensei numa forma que melhor traduzisse o termo Getting Things Done para o português e, após passar por alternativas esdrúxulas, como “alcançando as coisas prontas” ou “obtendo as coisas feitas” acabei percebendo que a tradução pelo sentido caberia muito melhor neste caso.

Get things done significa que suas metas e tarefas serão realizadas e alcançadas e que a procrastinação será deixada de lado e superada. Resumindo, get things done significa botar pra quebrar, cuja forma polida e educada fazer acontecer se encaixa perfeitamente. Como o termo original de GTD é no gerúndio, chegamos, finalmente, ao nome deste blog, FazendoAcontecer.net.

Depois disso, vi numa livraria online que a versão traduzida do livro de David Allen trazia o título “A Arte de Fazer Acontecer”. Não tive dúvida e escolhi fazendoacontecer.net para abrigar este blog.

“Legal!  E como posso acompanhar o fazendoacontecer.net?”

De 3 formas:

  1. Visitando o site – basta digitar fazendoacontecer.net no seu navegador preferido
  2. Assinando nossos feeds RSS – temos um feed com todos os artigos completos postados e um para os comentários que podem ser adicionar no seu agregador predileto
  3. Participando do blog – com seus comentários, idéias, sugestões e críticas, desde que construtivas. Você sabe de uma forma melhor para fazer algo? Compartilhe conosco.

http://fazendoacontecer.net / FAQ